• Health Times
  • Posts
  • Um método inovador no diagnóstico de câncer

Um método inovador no diagnóstico de câncer

Um método inovador no diagnóstico de câncer
HEALTH TECH

(Imagem: IFLScience | Reprodução)

Imagine o seguinte cenário: Em um futuro não tão distante, poderemos identificar e diferenciar tipos de câncer através de uma mera amostra de saliva. Inovador demais?

É exatamente isso que os pesquisadores da Universidade de Gothenburg tem tentado fazer — com algum sucesso.

Mas como isso aconteceria? A resposta curta é: através da análise de moléculas de açúcar no nosso corpo. No entanto, a resposta longa é mais interessante nesse caso.

  • O que chamamos de glicano é um tipo de molécula de açúcar ligada a proteínas em nossas células.

  • A estrutura desses glicanos pode ditar a função dessas proteínas em questão.

  • Então, mudanças significativas nas estruturas desses glicanos podem indicar inflamação ou doenças no organismo, como o câncer, por exemplo.

Ok… Mas por que esse estudo é tão inovador? Pelo uso de AI para se identificar os padrões nessas subestruturas. Uma vez interpretados, eles podem ser biomarcadores para diferentes tipos de neoplasia.

Ao todo, o estudo avaliou 220 pacientes com 11 tipos diferentes de câncer. Segundo Daniel Bojar's, docente de bioinformática da instituição:

“Ao permitir que nosso método recém-desenvolvido, aprimorado por IA, funcionasse através de grandes quantidades de dados, fomos capazes de encontrar essas conexões. Podemos confiar em nossos resultados; eles são estatisticamente significativos. Agora, pegaremos esses biomarcadores e desenvolveremos métodos de teste".

Pois é… Aparentemente, o Chat GPT é apenas a ponta do iceberg da inteligência artificial, que já começa a ser ferramenta registrada nas pesquisas mundo afora.