- Health Times
- Posts
- “Sleepy Joe”? Neurologistas analisam deslizes de memória de Biden
“Sleepy Joe”? Neurologistas analisam deslizes de memória de Biden
“Sleepy Joe”? Neurologistas analisam deslizes de memória de Biden
MENTAL HEALTH
(Imagem: ABC | Reprodução)
Está dando o que falar. O promotor especial americano Robert Hur afirmou categoricamente que o atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, possui sérios problemas de memória.
A fala é vista pelo meio científico como uma acusação muito séria. Afinal, a descrição de “homem idoso com uma memória fraca” veio sem qualquer diagnóstico de um médico especialista.
O relatório do promotor destaca lapsos de memória em relação ao período em que Biden serviu como vice-presidente de Barack Obama. Além disso, o chefe de estado já cometeu algumas gafes públicas.
Agora, o que médicos neurologistas falam sobre:
🩺 Os especialistas defendem que confundir nomes e ter dificuldades em lembrar eventos passados são aspectos normais do envelhecimento.
Problemas de memória tornam-se preocupantes quando afetam experiências recentes, como eventos do dia anterior, pois a demência geralmente atinge primeiro a memória de curto prazo.
Esses acontecimentos estão longe de configurar o necessário para se diagnosticar um quadro de Alzheimer ou qualquer outra doença neurológica mais grave.
Alguns aspectos que podem causar esse quadro:
Estresse
Falta de Sono
Hábitos cotidianos ruins no geral
Portanto, esse tipo de esquecimento não é indicativo de distúrbio de memória, como foi afirmado por Hur.
Embora a capacidade bruta de memória possa declinar com a idade, habilidades cognitivas, como tomada de decisão e julgamento, podem melhorar.
Takeaway: A discussão sobre as mudanças cognitivas deve ser embasada em uma compreensão mais ampla do envelhecimento, desviando-se de interpretações simplistas e potencialmente equivocadas.