Sim, estão imprimindo um cérebro 🧠

Sim, estão imprimindo um cérebro 🧠
MEDBIZNESS

É isso mesmo que você leu. Uma equipe de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison alcançou um marco significativo no campo da neurociência, desenvolvendo o primeiro tecido cerebral impresso em 3D.

O melhor de tudo: É capaz de crescer e funcionar de maneira semelhante ao tecido cerebral típico.

Ao contrário das tentativas anteriores, que enfrentaram limitações devido aos métodos tradicionais de empilhamento vertical do tecido, os pesquisadores adotaram uma abordagem inovadora.

🩺 Utilizando um gel de "bio-tinta" mais suave, eles conseguiram imprimir células cerebrais em uma disposição semelhante a um “lápis sobre uma mesa”, permitindo que os neurônios crescessem e se comunicassem eficientemente.

Os resultados impressionantes foram detalhados no jornal Cell Stem Cell, destacando a capacidade das células impressas em formar redes semelhantes às encontradas nos cérebros humanos.

🦾 A ideia não é criar um Robocop

A conquista abre portas para avanços essenciais no estudo do sistema nervoso e no desenvolvimento de tratamentos para uma ampla gama de distúrbios neurológicos, como:

  • Alzheimer

  • Parkinson

  • Doenças neurodegenerativas no geral.

O intuito não é gerar um clone ou algum tipo de cérebro pensante, e sim compreender melhor o funcionamento integrado do cérebro humano.

Assim, os pesquisadores poderão impactar positivamente na descoberta de novos tratamento de distúrbios neurológicos.

Nota de rodapé: O estagiário está estudando neuroanatomia e neurofisiologia na faculdade. Valorizem quem trabalha com isso. É beeem complexo. risos.