- Health Times
- Posts
- Primeiro coração biorrobótico ajuda cientistas a estudarem a função cardíaca
Primeiro coração biorrobótico ajuda cientistas a estudarem a função cardíaca
Primeiro coração biorrobótico ajuda cientistas a estudarem a função cardíaca
HEALTHTECH
(Imagem: Scientific American | Reprodução)
Um coração batendo em uma prateleira de um laboratório. É exatamente isso que engenheiros do MIT têm tornado possível.
Mas calma… Ele ainda não foi feito para ser colocado em outros humanos. Pelo menos não por enquanto.
O simulador bombeia um fluido claro em vez de sangue e está conectado a instrumentos que medem o fluxo sanguíneo, a pressão arterial e outros parâmetros.
É personalizável para alterar a frequência cardíaca, a pressão arterial e observar em tempo real como essas mudanças afetam a função cardíaca por meio de uma câmera interna.
O órgão artificial é composto por tecido do coração de porcos e músculos robóticos. Por incrível que pareça, o miocárdio do porco é o que mais se assemelha ao do ser humano do ponto de vista anatômico.
🐖 Se interessou pelo assunto? Então olha esse transplante feito de um porco para um humano. É o segundo da história. Revolucionário. O estagiário também é um amante de cardio. risos.
Resumindo: O dispositivo poderá simular diferentes situações, desde um infarto até doenças valvares. Isso vai permitir que os cirurgiões testem diferentes e novos tipos de intervenção no órgão.
Segundo os engenheiros, o sonho seria modelar um coração artificial individual, para cada paciente. Apesar de ainda não ser viável, o que já temos já representa grandes notícias para cardiologistas e cirurgiões cardíacos.