• Health Times
  • Posts
  • Por que cada vez mais homens têm o pênis amputado no Brasil?

Por que cada vez mais homens têm o pênis amputado no Brasil?

Por que cada vez mais homens têm o pênis amputado no Brasil?
BIG STORY

Sim, é isso mesmo que você leu. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (LBU), o número de casos de amputação do pênis no Brasil cresce mais a cada dia que se passa.

Entre 2013 e 2022, cerca de 5,6 mil homens tiveram que ter o órgão removido em processo cirúrgico. Atualmente, as estatísticas do Ministério da Saúde apontam para uma média de 10 amputações por semana.

Agora, a pergunta que não quer calar: Qual o motivo desse número tão alto de casos?

E a resposta é uma: O câncer de pênis.

 🩺 O Câncer de Pênis é responsável pela imensa maioria das amputações no Brasil e no mundo. Alguns sinais no órgão como verrugas, secreções e tumorações podem ser sinais da condição.

Infelizmente, por vergonha ou falta de acesso aos serviços de saúde, é muito comum o homem recorrer a tratamentos indicados por conhecidos ou aquelas 'pomadinhas' do balconista da farmácia.

E o pior de tudo: todo esse estigma ou vergonha associado ao próprio órgão genital é extremamente ruim, afinal as pessoas demoram a procurar ajuda médica quando notam algo diferente na região pubiana.

E é aí que mora o perigo:

demora no diagnóstico aumenta as chances de ser necessário amputar o pênis, porque o passar do tempo sem o tratamento adequado aumenta a gravidade do quadro.

Isso também eleva as chances de morte pela doença.

  • o Brasil é o terceiro país onde mais pessoas morrem por esse tipo de câncer.

  • Fica apenas atrás de Índia e China, com 4760 e 1565 mortes,, respectivamente.

Enfim, a melhor maneira de se combater essa questão de saúde pública é através do diagnóstico precoce. Como já falamos por aqui algumas vezes: saúde é prevenção.