- Health Times
- Posts
- o que é saúde pra você?
o que é saúde pra você?
bom dia. para alguns, ter saúde é ser triatleta. para outros, é fazer uma caminhada, ouvir uma boa música ou conversar com uma pessoa especial. isso é fascinante.
o que é saúde pra você?
bom dia. para alguns, ter saúde é ser triatleta. para outros, é fazer uma caminhada, ouvir uma boa música ou conversar com uma pessoa especial. isso é fascinante.
Brasileiros e indianos desenvolvem tratamento inédito para tumores
BIG STORY
(Imagem: Canal Tech | Reprodução)
🇧🇷🤝🇮🇳Espetacular. Uma colaboração científica entre Brasil e Índia resultou no desenvolvimento de uma alternativa promissora para o tratamento de tumores sólidos.
O estudo detalha como nanopartículas contendo determinadas substâncias podem atuar no microambiente tumoral, facilitando a ação do sistema imunológico.
Mas por que ainda não acharam “A Cura do Câncer”?
Quando o estagiário era menor, não conseguia aceitar que com tantos avanços tecnológicos ainda não se havia encontrado “a cura do câncer”.
Bem, a verdade é que esse pensamento foi por água abaixo em suas primeiras aulas de imunologia e bioquímica da faculdade.
🩺 Isso porque ele aprendeu que existem inúmeros tipos de câncer, com diferentes mecanismos de atuação, patogenia e supressão do sistema imunológico.
O Desafio dos Tumores Sólidos
Os tumores sólidos são um dos tipos de câncer mais complicados de se tratar devido à dificuldade de penetração encontrada pelos fármacos.
🩺 O microambiente gerado pelo tumor contém diferentes células e substâncias que impedem a atuação das “células de defesa” do organismo.
Em outras palavra: é como se o tumor desenvolvesse uma estratégia para “escapar da vigilância” do sistema imunológico.
Quanto ao tratamento desenvolvido…
A equipe de pesquisadores desenvolveu nanomicelas – partículas extremamente pequenas compostas por fosfolipídios, agentes anti inflamatórios e quimioterápicos.
Esses componentes foram escolhidos para atacar o tumor e reduzir o processo inflamatório simultaneamente.
Embora os experimentos tenham sido realizados em animais, os resultados são muito promissores e abrem possibilidades para estudos em humanos.
A notícia boa é: as partículas são formadas por compostos já aprovados para uso humano. Esse tipo de característica facilita (e muito) a “transição” para testes clínicos.
Os piores dos piores
STAY HEALTHY
(Imagem: Atlas Biomed | Reprodução)
Enfim, a hipocrisia. Enquanto o editor-chefe manda o estagiário escrever esse texto, ele come uma casquinha mista de baunilha com chocolate e cobertura de doce de leite.
É o famoso “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Quem nunca? risos.
Todos sabemos — inclusive o editor-chefe — que alimentos ultraprocessados não são a escolha mais saudável. No entanto, um novo estudo revela que alguns tipos específicos podem ser mais prejudiciais do que outros.
Aqui vai a definição do que é um “ultraprocessado”
🩺 São produtos que passam por múltiplos processos de fabricação e contêm ingredientes incomuns na culinária caseira. Aditivos químicos, corantes e conservantes são exemplos.
Apesar de serem altamente convenientes para quem tem um cotidiano acelerado, eles possuem baixo valor nutricional e fazem muito mal pro organismo.
O consumo regular desse tipo de alimento já foi linkado a uma série de doenças na literatura médica.
Risco aumentado de câncer, doenças cardiovasculares e impactos negativos à saúde mental são apenas algumas das consequências.
Quanto aos “menos saudáveis entre os menos saudáveis”, estão:
Carnes, aves e frutos do mar “prontos para comer” (como aqueles que você encontra no fast food);
Bebidas adoçadas artificialmente;
Ultraprocessados para café da manhã;
Sobremesas à base de laticínios.
Bem, agora queremos saber dos HealthTimers… Pra quem é do time da salada ou do fast-food, é só responder essa enquete seguindo o exemplo do nosso editor-chefe: sem mentiras. risos.
Qual a frequência que você consome ultraprocessados? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
O que mais você deveria ficar por dentro?
TRENDING TOPICS
🏳️🌈 Está dando o que falar… Transexualidade é classificada como “doença mental” no Peru.
🧠 Que situação, hein Musk… O chip desenvolvido pela Neuralink sofreu um revés inesperado no primeiro implante cerebral em humanos.
👶 Tem pouca gente nascendo… Papa faz apelo à natalidade: "Sem crianças e jovens, um país perde o seu desejo pelo futuro"
🦴 “Presa no meu corpo”. Conheça a brasileira com doença genética rara que transforma músculos em ossos.
💉 Legalização da eutanásia? Projeto de lei francês permite a doentes terminais tomarem medicamentos letais.
💦 Muito mais do que um enxaguante bucal… Enxaguante oral pode identificar bactérias ligadas ao câncer de estômago.
🏥 Assassinato aconteceu dentro do hospital. Homem de 75 anos confessa ter matado a esposa no hospital porque não tinha dinheiro para cuidar dela.
É possível usar a AI pra produzir medicamentos?
HEALTHCARE
(Imagem: Morning Brew | Reprodução)
Se um dia conseguirmos medicamentos que curem câncer, diabetes ou doenças cardiovasculares, talvez o agradecimento não seja feito a um humano.
Mas, sim, à… Inteligência Artificial
Dados do meio acadêmico estimam que a descoberta de novos medicamentos tenha uma taxa de falha de 90%.
Afinal, cada tentativa requer inúmeras burocracias, vastas quantidades de dados, dinheiro e experimentos.
Pensando em melhorar esse processo, empresas de biotecnologia estão apostando pesado em modelos de aprendizado de máquina para desenvolver novas drogas.
🩺 A ideia é conseguir “cruzar os dados” do potencial medicamento com as características biológicas e bioquímicas dos possíveis pacientes.
E o que o Google tem a ver com isso?
Recentemente, o laboratório de pesquisa em AI da Google — em parceria com an Isomorphic Labs — elevou as apostas ao lançar o AlphaFold 3.
Trata-se de um modelo de AI cujo objetivo é: “prever a estrutura e as interações existentes entre todas as moléculas biológicas existentes”
Esse tipo de avanço abre portas para grandes inovações no futuro, afinal a “capacidade de análise” das máquinas é inestimavelmente maior do que a de humanos.
Em números… 🔢
Toda a indústria de “Big Pharma” possui uma lista de ingredientes com, no máximo, 10 milhões de moléculas para desenvolver medicamentos.
No entanto, o número de moléculas que existem é pensado ser um decilhão.
“Um decilhão” é um número tão grande, que nosso cérebro não consegue sequer compreender a ordem de grandeza. risos.
Dito isso, se a AI previr como um medicamento afetará o corpo, ela também poderá encontrar candidatos promissores mais rapidamente — e vice-versa.
A ideia é que os pesquisadores testem mais hipóteses antes de se comprometerem com os lentos e caros protocolos de teste da “vida real”. O resultado disso será a “produção de ciência” em uma velocidade jamais vista.
Já pensou se o seu cachorro mudasse de cor?
PET FRIENDLY
(GIF: Gifer | Reprodução)
Imagine o seguinte cenário: Você adotou um cachorro chamado “Scooby”. Ele é lindo, alegre e seu pelo é bem preto, bem escuro.
No entanto, o tempo foi passando e você percebeu que o Scooby começou a ficar mais claro gradualmente…
Até que certo dia você para para reparar… e o cachorro mudou completamente de cor. Bem, isso realmente aconteceu, e o nome do cachorro era “Buster”. O motivo? Uma condição médica rara.
Trata-se do Vitiligo
🩺 Vitiligo é uma condição caracterizada pela perda de pigmentação, resultando no aparecimento de manchas brancas irregulares.
É causada pela destruição de melanócitos, células específicas responsáveis pela coloração da pele. Também pode ocorrer em “não humanos”, como cães.
Os HealthTimers mais antigos já sabem que esse tema já havia aparecido por aqui em uma matéria especial, escrita a pedido de uma de nossas queridas leitoras.
No entanto, o editor-chefe (e muito menos o estagiário) sabiam que cães também poderiam expressar esse tipo de característica. Fascinante.
Embora a condição possa afetar pessoas de diferentes tipos de pele, é mais perceptível em indivíduos com pele preta ou marrom.
🩺 O vitiligo pode estar relacionado a fatores genéticos, imunológicos ou a eventos desencadeados específicos.
A boa notícia é:
Em animais de estimação, o vitiligo não causa dor. Por esse motivo, Buster parece não experimentar qualquer desconforto ou sofrimento associado.
25 anos do caso: “Enfermeiro da Morte”
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: O Globo | Reprodução)
História assustadora. Há 25 anos, um caso de assassinato em série abalou o Rio de Janeiro e revelou um esquema macabro envolvendo funcionários de hospitais e funerárias.
O enfermeiro Edson Izidoro Guimarães, apelidado de "enfermeiro da morte", foi preso por matar pacientes no Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro.
Aparentemente, a direção do Hospital começou a desconfiar após um aumento significativo no número de mortes durante certos plantões na Unidade de Pacientes Traumáticos (UPT).
Após minuciosas investigações…
Uma faxineira relatou ao supervisor ter visto um paciente morrer logo após receber uma injeção administrada pelo tal enfermeiro. E aí os gerentes do hospital decidiram monitorar mais de perto as atividades…
Durante três dias sem sua presença, não houve óbitos na UPT.
No quarto dia, quando Guimarães estava de plantão, cinco pacientes morreram.
Os métodos utilizados iam desde desligar máquinas de oxigênio até injetar cloreto de potássio na circulação do paciente.
🩺 Injeções de altas doses de Cloreto de Potássio causam distúrbios eletrolíticos no organismo, que culminam em uma parada cardíaca.
O que estava por trás disso tudo
A investigação mostrou que funcionários da unidade de saúde indicavam empresas funerárias às famílias dos pacientes falecidos em troca de comissões.
As propinas chegavam a 30% do valor pago pelos enterros.
Após o julgamento, Edson foi condenado a 76 anos de prisão pela morte de quatro pacientes. Pena essa, que foi reduzida para 31 anos em 2001.
Jornalista presa por denunciar COVID deve ser solta após 4 anos
EXTRA
(Imagem: The Telegraph | Reprodução)
Uma coisa é certa: Ainda existem muitas informações que não sabemos a respeito da origem, causa e sobre como se deu a disseminação inicial da COVID-19.
A verdade é que não temos as respostas exatas, mas algumas notícias chamam a atenção.
Após 4 anos presa por denunciar o surgimento do coronavírus em Wuhan uma jornalista chinesa foi finalmente solta. Será? Aos interessados: aqui está a história completa.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
sponsored by: