Nova droga para tratar câncer

Nova droga para tratar câncer
RESEARCH

(Imagem: BBC News | Reprodução)

Um pouquinho de sol em meio Ă  escuridĂŁo. Uma nova droga para o tratamento de câncer está sendo testada nos EUA e no Reino Unido.

Arthur, de 11 anos, é um dos primeiros a experimentar esse tratamento no Hospital Great Ormond Street, em Londres, para tratar seu câncer sanguíneo. Além de estar mostrando ser eficaz, o medicamento oferece uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Assim, pode em determinados casos, ser uma alternativa à quimioterapia.

O tratamento, chamado de blinatumomab ou blina, é uma imunoterapia que procura as células cancerígenas para que o próprio sistema imunológico do corpo possa reconhecê-las e destruí-las.

🩺 Ao contrário da quimioterapia, que afeta células saudáveis, o blina é mais direcionado, deixando elas intactas. O tratamento é feito por uma bolsa de líquido, administrada por um tubo plástico em uma veia do braço do paciente. Uma bomba a pilhas controla a velocidade com que o medicamento entra no sangue, e a bolsa pode durar vários dias.

O blina foi uma opção para Arthur depois que sua quimioterapia não conseguiu eliminar todo o câncer e o deixou muito fraco. Ele teve menos efeitos colaterais e pôde passar mais tempo em casa com a família.

🩺 Ao final, o tratamento foi bem-sucedido, e o câncer de Arthur desapareceu. Os médicos acreditam que o método possa substituir grandes partes da quimioterapia, oferecendo uma opção mais suave e eficaz para algumas crianças com câncer.

É sempre bom lembrar: Em saúde, nunca se cuida de doenças. Cuida-se de pessoas que possuem doenças. Existe uma grande diferença aí.