• Health Times
  • Posts
  • Neurotransmissor do “bem-estar” explica por que exercício é tão bom para o cérebro

Neurotransmissor do “bem-estar” explica por que exercício é tão bom para o cérebro

Neurotransmissor do “bem-estar” explica por que exercício é tão bom para o cérebro
STAY HEALTHY

(Imagem: Shutterstock | Reprodução)

Te dá mais do que um corpo sarado para o verão. Estudos da Universidade de Portsmouth vêm ligando a dopamina estimulada durante exercícios físicos a uma melhora nas habilidades cognitivas do indivíduo.

Antes de tudo: O que é dopamina?

A dopamina é um neurotransmissor no cérebro e no sistema nervoso central. Desempenha um papel crucial na regulação do humor, motivação, recompensa e movimento.

É responsável por transmitir sinais entre as células nervosas, influenciando o controle motor, a função cognitiva e os estados emocionais.

🩺 Distúrbios na regulação da dopamina estão associados a condições como a doença de Parkinson e transtornos psiquiátricos, incluindo esquizofrenia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Bem, os pesquisadores usaram um dispositivo sofisticado de escaneamento chamado PET (Positron Emission Tomography) para medir a liberação de dopamina no cérebro dos participantes. O scanner consegue captar as atividades metabólicas e bioquímicas das células no corpo.

Os resultados revelaram que quando um participante pedalava na máquina, o cérebro dele aumentava a liberação de dopamina, e esse processo estava relacionado a uma melhora em seus tempos de reação às situações.

Resumindo: Cada vez mais se chega à conclusão de que os exercícios físicos são essenciais para a liberação da dopamina, que por sua vez, tem se mostrado uma excelente neuromoduladora para uma melhor performance cognitiva.