Nem sonho e nem pesadelo: Afantasia

Nem sonho e nem pesadelo: Afantasia
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: The Scientist | Reprodução)

Quem nunca teve aquele sonho que não queria que acabasse? Ou o contrário… Um pesadelo que você só queria que terminasse.

Coisas boas ou ruins, é fato que o nosso subconsciente se comunica conosco durante o sono, a partir de experiências vivenciadas no dia anterior e na nossa vida.

Mas e se nós te disséssemos que, aproximadamente, 4% da população mundial sofre de um distúrbio que torna os sonhos (ou pesadelos) impossíveis?

🩺 Se trata da “afantasia”, condição na qual a pessoa não possui a capacidade de formar imagens em sua mente.

Imagine que alguém te fale: Pense um “campo de futebol” ou a “mesa da sua sala de estar”. Alguém com afantasia não consegue sequer formar essa imagem em sua cabeça.

Tentando simplificar um pouco a situação: é como se o cérebro dessa pessoa fosse um computador que só consegue armazenar arquivos de texto, e não suporta os arquivos .jpg ou .png, de imagem.

Essa condição é mais comum do que imaginamos, e (ao contrário do que muitos pensariam) não é uma barreira para o sucesso em atividades criativas.

Aqui vai uma lista de nomes notáveis com afantasia:

  • Ed Catmull, co-fundador da Pixar e ex-presidente da Walt Disney Animation Studios;

  • Craig Venter, o biólogo que sequenciou pela primeira vez o genoma humano;

  • Glen Keane, animador da Disney e criador de “A Pequena Sereia”

Mas do que se trata a condição? É uma doença? Um distúrbio mental Bom, é preferível chamá-la de variação intrigante da experiência humana.

A maioria dos indivíduos que possuem a condição nasceram com ela, mas existem relatos de casos desenvolvidos após lesões cerebrais e ataques cardíacos.

Fato é: Ainda existe muito para aprendermos sobre o assunto. Se, por um lado, a mente humana é cheia de mistérios, por outro, desvendá-los é algo fantástico.