• Health Times
  • Posts
  • Nanorrobôs reduzem câncer de bexiga em 90%

Nanorrobôs reduzem câncer de bexiga em 90%

Nanorrobôs reduzem câncer de bexiga em 90%
HEALTHTECH

(Imagem: Health Tech World | Reprodução)

Batalha contra o câncer. Pesquisadores do Instituto de Investigação em Biomedicina (IRB) de Barcelona, em parceria com o Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC) e alguns outros institutos, conseguiram reduzir o câncer de bexiga em 90% em testes iniciais.

😂 Aparentemente o vídeo desse coach da internet tem um fundo de verdade. Por favor, não levem ele a sério. risos. 

  • Não, médicos definitivamente não serão substituídos por nanorrobôs ou inteligência artificial.

No entanto, em uma coisa acreditamos com muita força: médicos que não sabem utilizar a inteligência artificial ao seu favor serão substituídos por aqueles que sabem. Isso, sim, é fato.

Voltando ao assunto

Nanorrobôs, movidos a ureia, uma substância encontrada na urina, foram desenvolvidos por um grupo de cientistas para injetar tratamento radioativo em tumores na bexiga.

Mas como o pequeno robô se locomove no interior do organismo?

🩺 São impulsionados pela urina, mais especificamente pela ureia presente nela, por dentro da bexiga.

Então, o objetivo seria que esses pequenos dispositivos chegassem à região do tumor e liberassem iodo-131 diretamente no local, um radioisótopo usado no tratamento de neoplasias.

Os testes foram realizados em camundongos, e alcançaram uma taxa de remissão de 90% nos pequenos animais. Os métodos de tratamentos atuais têm taxas de recorrência que variam de 30% a 70% em cinco anos.

A maioria dos pacientes precisa ser monitorada e, por vezes, realizar procedimentos adicionais.

Os próximos passos do estudo serão verificar se os tumores reaparecerão após a injeção do iodo-131. E então, quem sabe não testam em humanos futuramente. Estamos ansiosos para ver no que vai dar.