• Health Times
  • Posts
  • Médico atingido por raio “se transforma” em pianista

Médico atingido por raio “se transforma” em pianista

Médico atingido por raio “se transforma” em pianista
BELIEVE IT OR NOT

Quando pequeno, o estagiário queria ser o homem-aranha. Como não deu certo, decidiu fazer Medicina mesmo. No entanto, vamos te mostrar com essa história que, qualquer que seja o seu sonho, ainda existe esperança.

A notícia ruim: a esperança envolve ser uma experiência de quase morte. Vamos lá?

Bem, essa trata-se da aventura de Tony Cicoria, um ortopedista americano de 42 anos que, após ser atingido por um raio, virou uma espécie de… Mozart por acidente.

Tony era um médico comum, que trabalhava cerca de 12 a 14 horas por dia, sete dias na semana. Em um de seus poucos dias de descanso, fez um piquenique no lago Sleepy Hollow. Quando foi usar o telefone público do local, um raio o atingiu e ele desmaiou, mas uma enfermeira que estava na fila realizou os procedimentos de ressuscitação.

Antes de acordar confuso e sentindo uma dor extrema, o ortopedista relata ter visto o próprio corpo no chão. Sem ferimentos graves, ele recusou atendimento médico e se recuperou em casa.

Foi aí que começou a sentir uma enorme vontade de ouvir música de piano. Isso o fez comprar um CD com músicas de Chopin e ouvi-lo sem parar. E a situação piorou quando Cicoria sonhou que subia ao palco e tocava uma música desconhecida.

Isso fez o homem ficar completamente obcecado com aquela melodia, resultando na dedicação da maior parte do seu tempo ao piano. Até que, anos depois, lançou a música: “Lightning Sonata”. Inclusive disponível no youtube.

Agora, o que ninguém entende: a explicação científica por trás disso.

🩺 Oliver Sacks, um neurologista, teorizou que Cicoria teria “habilidades latentes” que foram ativadas quando ele recebeu a descarga elétrica. A partir do evento, o cérebro do médico reorganizou estas informações, levando-o a adquirir novos conhecimentos até então adormecidos em sua mente. Mesmo assim, nunca foi possível comprovar essa suposição.

A verdade é: existe muita coisa na ciência que ainda está além da nossa compreensão. Só sabemos que nada sabemos.

Portanto, é verdadeiramente mágico poder tentar decifrar esses mistérios aqui com vocês toda semana. E você? Tem alguma teoria sobre o que pode ter acontecido?