Mais que uma dieta: um estilo de vida

Mais que uma dieta: um estilo de vida
STAY HEALTHY

(Imagem: EatingWell | Reprodução)

Imagina uma Copa do Mundo das dietas. Conseguiu? Provavelmente não, afinal futebol é um pouco mais emocionante do que… nossa maneira de comer. Para uma parte das pessoas pelo menos.

Ainda assim, foi o que a US News & World Report tentou fazer, ao pegar 30 dietas diferentes e classificá-las em um ranking, baseado no parecer de especialistas no assunto, como nutricionistas e médicos.

E a queridinha dos experts foi a Dieta Mediterrânea que além de ganhar o prêmio pelo sétimo ano consecutivo, também ficou com o primeiro lugar nas seguintes categorias:

  • mais fácil de se seguir

  • melhor dieta para diabéticos

  • melhor para a saúde cardiovascular e dos ossos.

Mas do que se trata exatamente?

A dieta apresenta uma culinária simples, com a maior parte de cada refeição focada em frutas e vegetais, grãos, feijões e sementes, com algumas nozes e grande ênfase no azeite extra-virgem. Outras gorduras além do azeite, são raramente consumidas, e o açúcar e os alimentos refinados são reservados para ocasiões especiais.

Agora, todos sabemos que boa parte da dificuldade de se seguir uma dieta está no lado psicológico do processo. Portanto, mais do que um método, a dieta mediterrânea configura um estilo de vida.

As interações sociais durante as refeições e os exercícios são pilares do estilo mediterrâneo de alimentação. Incluem comer com amigos e familiares, comer conscientemente os alimentos favoritos e praticar exercícios conscientes.

Além disso, estudos conectaram o estilo de vida a uma maior longevidade, menor risco de diabetes, hipercolesterolemia, perda de memória, depressão e até câncer de mama.

Apesar de todas essas informações, a verdade é: não existe um melhor plano alimentar absoluto, e sim um melhor para você. Então, antes de seguir algo sem saber o que é, recomendamos que consulte um profissional de saúde especialista.