Imagina poder controlar tudo por telepatia

Imagina poder controlar tudo por telepatia
BIG STORY

(Imagem: the news | Reprodução)

Estamos em um episódio de Black Mirror? Para quem não sabe, Black Mirror é uma série que ilustra os riscos que o desenvolvimento tecnológico desenfreado pode gerar em um futuro próximo.

No dia 28 de janeiro, a Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, implantou pela primeira vez um chip no cérebro de um ser humano.

Eles foram batizados de Telepathy (Telepatia) e têm o objetivo de ajudar pessoas com algum tipo de paralisia.

🩺 O dispositivo é instalado por um robô em uma região do cérebro que controla o movimento, permitindo controlar eletrônicos, membros robóticos, cadeiras de rodas e mais usando apenas o pensamento.

A verdade é que os resultados do experimento ainda não são tão evidentes, o que gera muita desconfiança no meio científico. Esse dilema divide muitos estudiosos. Enquanto uns estão muito empolgados com o tratamento revolucionário, outros são mais céticos quanto às reais intenções da companhia.

Isso porque, além de um folheto recrutando voluntários, a empresa de Elon Musk não divulgou onde os implantes estão sendo feitos e quais resultados as avaliações vão monitorar.

Aqui vão alguns motivos para a preocupação dos estudiosos:

  • Musk apenas disse no X (Twitter), que o paciente está se recuperando bem e que os resultados iniciais “mostram uma detecção promissora de picos de neurônio”.

  • Questionam se a qualidade dos sinais captados e enviados pelo dispositivo fica degradada ao longo do tempo.

  • Segurança do aparelho no cérebro. Proteção contra possíveis sangramentos ou danos à vasculatura do órgão.

De acordo com especialistas, mesmo que o “Musk Chip” se prove seguro, as agências reguladoras ainda demorariam décadas para liberar o produto para uso comercial.

PS: Se você for doido o suficiente, aqui está o link para implantar o tal chip. Boa sorte!