17/06/2024

bom dia. podem discordar, mas aqui vai: trabalhar com saúde sem gostar de gente é impossível. polêmica lançada. risos.

gostar de gente

bom dia. podem discordar, mas aqui vai: trabalhar com saúde sem gostar de gente é impossível. polêmica lançada. risos.

Brasil lidera casos de dengue ao redor do mundo
BIG STORY

(Imagem: Medicina SA | Reprodução)

Se você achava que a situação da dengue no Brasil já tinha melhorado… achou errado. Ainda há muito trabalho pela frente.

A Organização Mundial da Saúde publicou recentemente um relatório preocupante sobre a situação epidemiológica da doença.

No ano de 2024, 82% dos casos suspeitos de dengue e 77% das mortes totais ocorreram em território brasileiro.

O que é a dengue e por que ela preocupa?

🩺 A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti — que causa febre alta, dores intensas e erupções cutâneas.

É preocupante devido à sua rápida disseminação e evolução para formas graves, como a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.

Outro ponto importante de se mencionar é: não existe um tratamento específico para a dengue, e sim medidas da patogenia.

Esse cenário preocupa as autoridades dos estados do país, sendo que 10 deles já declararam estado de emergência. Aqui vai a lista:

  • São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul;

  • Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Minas Gerais;

  • Acre, Goiás, Paraná.

Mas uma vacina não estava sendo distribuída?

Se você nos acompanha há algum tempo, vai lembrar das vacinas que estavam sendo desenvolvidas e agora já estão disponíveis ao público.

No entanto, “apenas” 5,2 milhões de unidades serão distribuídas até o final de 2024, o que garante a imunização de apenas 3,2 milhões de indivíduos.

Quais são os riscos e benefícios do botox?
STAY HEALTHY

(Imagem: The Independent | Reprodução)

Está dando o que falar. Após os últimos acontecimentos, a área de saúde estética tem causado muito polêmica nas redes sociais.

Por esse motivo, decidimos trazer informações seguras e confiáveis acerca de um dos procedimentos estéticos mais comuns: o botox.

🩺 A toxina botulínica (Botox) é injetada no indivíduo e bloqueia sinais nervosos aos músculos — impedindo contrações que causam as famosas “rugas”.

Durante o procedimento, pequenas quantidades são injetadas em áreas específicas do corpo com uma agulha fina.

O tratamento é rápido, minimamente invasivo e sem necessidade de tempo de recuperação —resultando em uma pele mais suave e aparência rejuvenescida.

De fato, existem riscos de “efeitos adversos”. Porém, quando feito com equipamento de qualidade e equipes treinadas, as chances são mínimas.

O outro lado da moeda 🪙

Apesar dos efeitos colaterais serem considerados raros na literatura, vale lembrar que muitas das intercorrências não são nem registradas.

Afinal, várias das injeções são realizadas em clínicas clandestinas, sem qualquer tipo de supervisão ou equipe devidamente preparada.

Em outras palavras: complicações acontecem mais do que você imagina. Por esse motivo, encontrar profissionais qualificados é essencial.

Disclaimer: mais do que saber realizar um procedimento, é essencial saber lidar com as diferentes possibilidades de complicação. Isso diferencia o profissional.

O que você deveria ficar por dentro

🤪 Ser engraçado te faz um médico melhor? Novo estudo lança luz sobre os efeitos do humor nas práticas médicas

AI pode revolucionar a vida de indivíduos com sequelas de AVEs
HEALTH TECH

(Imagem: Axios | Reprodução)

Até o momento, apenas o inglês e o espanhol são reconhecidos pela máquina, mas a intenção é expandir a lógica para outros idiomas também.

Como funciona:

🩺 Os pesquisadores treinaram o implante — que possui uma IA embutida — a decodificar palavras com base na atividade cerebral produzida pelo paciente.

Após a tentativa do paciente de articular as expressões, as frases são exibidas em uma tela.

A ideia é fruto de anos de trabalho de engenheiros da Universidade da Califórnia, que buscavam decodificar a atividade cerebral de humanos.

Apesar de mais pesquisas serem necessárias, os envolvidos no estudo afirmam “ter todas as razões para acreditar que a abordagem funcionará em outros pacientes”.

Até o momento, a estratégia foi testada em apenas uma pessoa — que já consegue se comunicar em ambas as línguas.

Agora, o que nos resta é esperar as cenas dos próximos capítulos, que têm tudo para serem emocionantes.

PS: Se você é daqueles que conseguem ler um artigo científico do início ao fim, aqui vai o estudo completo.

Droga revolucionária regenera dentes em humanos
DENTAL HEALTH

(Imagem: AI Generated | Reprodução)

Essa é em homenagem aos nossos leitores apaixonados por odonto: Pesquisadores do Hospital Universitário de Kyoto, no Japão, estão à frente de uma revolução no campo da odontologia.

Testes clínicos estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia de um medicamento inovador que promete regenerar dentes.

A ideia é oferecer uma alternativa eficaz aos implantes dentários, que são realizados por milhões por pessoas todos os anos.

🙃 Fun fact: o estagiário realizou um implante dentário — despencar da arquibancada do Maracanã. risos.

Voltando ao que importa…

🩺 A droga atua desativando a proteína gene-1 — associada à supressão do crescimento dentário na vida adulta do indivíduo.

Além disso, estimula a sinalização da proteína morfogenética óssea (BMP), essencial para a formação de novos ossos e dentes.

O medicamento será introduzido por via intravenosa, ou seja, tem tudo para ser um procedimento de baixo risco e complexidade.

Até o momento, a teoria se mostrou eficiente em animais. O próximo passo será observar o comportamento em humanos.

Menina engole bateria e médicos sugerem tratamento “inesperado”
HISTÓRIAS DE PLANTÃO

(Imagem: Daily Mail UK | Reprodução)

Engoliu uma bateria? Médicos podem recomendar que você coma como o Ursinho Pooh. Sim, é isso mesmo que você leu. risos.

Foi o caso de Isabella Telford — que recebeu um pote inteiro de mel como “tratamento” — após engolir a bateria de um brinquedo.

Entenda a gravidade da situação

🩺 Baterias engolidas são uma emergência médica grave, pois seus componentes químicos podem perfurar a parede do estômago, gerando complicações severas.

Estima-se que dezenas de crianças morram todos os anos por intercorrências decorrentes do ato de se “engolir baterias”.

Whaaaat? É isso mesmo. Explicando melhor, a substância pode reduzir drasticamente o risco da situação, pois atua como uma “barreira viscosa” contra as propriedades corrosivas da bateria.

E teve um final feliz 🍯

Após ingerir 10 ml de mel a cada 10 minutos até que o médico a mandasse parar, Isabella conseguiu expelir a bateriasem incidentes no dia seguinte.

Bem, esse tipo de conhecimento não se aprende em nenhuma faculdade de Medicina por aí. Pelo menos o editor-chefe nunca ouviu falar. risos.

Portanto, fica a dica aos plantonistas (ou papais e mamães de primeira viagem): um pote de mel pode fazer mais do que você imagina!

Apenas para inspirar 💡

JUST TO INSPIRE

(Imagem: Freepik | Reprodução)

Sendo bem sinceros: Resolvemos criar um novo tópico aqui nas edições. Apenas para inspirar. Simples assim. risos.

A ideia é compartilhar atitudes que nos mostram que — sim, existem pessoas boas e que querem fazer a diferença. Esperamos que aproveitem.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by