- Health Times
- Posts
- gente que soma
gente que soma
bom dia. ao longo da formação todo mundo tem mentores. busque estar do lado de pessoas que te inspiram. pessoas melhores do que você.
gente que soma
bom dia. ao longo da formação todo mundo tem mentores. busque estar do lado de pessoas que te inspiram. pessoas melhores do que você.
Afasia: A condição que afeta o ator Bruce Willis
BIG STORY
(Imagem: Adobe Stock | Reprodução)
O estagiário pede desculpas. Na semana passada fizemos uma matéria sobre afantasia, uma condição neurológica um pouco… peculiar.
O único problema foi que, por motivos de falta de sono e provas de anatomia, o estagiário chamou afantasia de “afasia”. E bem… uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Agora finalmente vamos trazer uma matéria sobre… afasia. É a chance do estagiário se redimir. risos.
🩺 A afasia é um distúrbio que afeta a capacidade de processar e produzir a linguagem. Em linhas gerais, ela é causada por danos ou lesões ao cérebro, especialmente nas regiões associadas à fala e compreensão.
A extensão e a natureza das dificuldades linguísticas variam, dependendo da área específica do sistema nervoso central que é afetada.
Aqui vão algumas possíveis causas para a afasia:
Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Traumatismo Cranioencefálico
Tumor Cerebral
Doenças Degenerativas
Além disso, existem diferentes tipos de afasia, incluindo afasia de Broca, afasia de Wernicke e afasia global. Cada uma delas associada ao acometimento de uma região anatômica diferente.
E o que está acontecendo com o Bruce Willis?
Embora não tenham entrado em muitos detalhes, a família do ator afirmou que a afasia está afetando as habilidades cognitivas do famoso.
Alguns dos sintomas que podem ter feito os médicos diagnosticarem a condição no famoso:
Falar frases curtas, incompletas ou sem sentido
Substituir uma palavra ou som por outro
Não entender as conversas de outras pessoas
Isso justificaria a distância dos palcos. Afinal, para um ator, as habilidades de interpretação, processamento e comunicação são essenciais. A causa específica foi mantida em sigilo.
🩺 Quanto ao tratamento: o paciente passa por terapia fonoaudiológica para trabalhar a linguagem, junto com fisioterapia, caso algum lado do corpo tenha sido prejudicado.
Ainda que lento, o trabalho de reabilitação costuma ter o poder de diminuir a velocidade de progressão do distúrbio. Quanto mais precoce o tratamento, melhor o desfecho.
Maior Operadora de Planos de Saúde do Brasil perde R$ 7,5 bi de valor de mercado
MEDBIZNESS
(waffle studios)
Deve ter CEO tenso por aí. A Hapvida, líder no setor de planos de saúde no Brasil, enfrentou uma desvalorização de aproximadamente R$ 7,5 bilhões em seu valor de mercado no ano de 2024.
O descontentamento cresceu com revisões de estimativas por parte do Goldman Sachs e Itaú BBA, que diminuíram os preços-alvo das ações.
Traduzindo: O “preço alvo” é o valor que os bancos consideram “justo” de se pagar por uma ação de uma empresa listada na bolsa de valores.
Assim, quando grandes bancos sinalizam “preços alvo” baixos, a tendência é que aquela empresa perca valor de mercado.
Agora vamos aos motivos para esse pessimismo todo:
🩺 Um aumento expressivo nas taxas de sinistralidade. A sinistralidade é o seguinte: de todo o dinheiro que o seguro arrecadou, qual porcentagem dele foi usada para pagar tratamentos de seus contribuintes?
Então, quanto maior essa taxa, pior para o lucro das operadoras de saúde. É simples assim.
Embora alguns especialistas vejam as turbulências como já precificadas, outros acreditam que o mercado pode estar exagerando no pessimismo.
E não para por aí:
🩺 A Hapvida enfrentou investigações do Ministério Público de São Paulo (MPSP) por descumprimento de decisões judiciais sobre fornecimento de medicamentos.
A gigante do setor, com 16 milhões de beneficiários, 87 hospitais e 331 clínicas médicas, busca estabilidade após um período desafiador.
O que está rolando por aí
TRENDING TOPICS
🦠 Virose pós-Carnaval! Entenda o estado de saúde de Ivete Sangalo, internada semana passada com pneumonia.
🌿 Alemanha legaliza a maconha. O Parlamento alemão aprovou uma nova lei que permite o uso recreativo da cannabis por maiores de 18 anos de idade.
😳 O que é Zyn? Médicos compartilham preocupações de saúde relacionadas ao popular e controverso “shot” de nicotina.
👽 Vida em marte?! Conheça a bactéria que deixa humanos doentes, mas consegue sobreviver em na atmosfera de Marte.
👵🏼 Vovó x dengue = polícia! Idosa se recusa a descartar água parada durante ação de combate à dengue e polícia é chamada em Cornélio Procópio.
Alabama suspende fertilizações in vitro e preocupa “futuros pais”
CONSULTA (Q&A)
(Imagem: National Register | Reprodução)
Situação complicada. As clínicas de fertilização in vitro do Alabama tiveram que pausar temporariamente os tratamentos de fertilização in vitro.
O motivo?
Uma decisão da Suprema Corte do Alabama afirmou que embriões congelados seriam considerados crianças. Em outras palavras, as clínicas seriam responsabilizadas criminalmente por qualquer adversidade ocorrida com o embrião.
🩺 A consequência disso tudo foi a suspensão do tratamento de Fertilização in Vitro por parte de muitas clínicas do estado. Isso tudo por receio de que pudessem ser submetidas a processos criminais.
Essa situação toda não é fácil de ser equacionada e envolve alguns dilemas relacionados à bioética.
Por um lado: O tiro pode “sair pela culatra” e ter consequências negativas para o acesso ao tratamento de fertilidade no Alabama.
Por outro lado: Grupos conservadores saudaram a decisão, argumentando que mesmo o mais minúsculo dos embriões merece proteção legal.
O que pesa mais? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Jovem africano tem ereção de 18 horas no hospital após diagnóstico de dengue
CASO RARO
(Imagem: X | Reprodução)
A escrita da edição de hoje estava correndo bem, mas agora é dever do editor te avisar: daqui para frente é só para trás (ou para cima). Risos.
No momento, uma verdadeira epidemia de dengue está afetando o Brasil. E não é só por aqui que estamos com esse problema. O número de infectados cresce cada vez mais ao redor do mudo.
No entanto, em Burkina Faso, um homem diagnosticado com dengue apresentou uma manifestação clínica um pouco… diferente.
🩺 Por cerca de 18 horas, o jovem de 17 anos apresentou ereção suave, indolor e persistente. Não houve qualquer tipo de trauma físico que acometesse o pênis.
Segundo o estudo publicado na revista científica Urology Reports, a situação foi 100% espontânea, sem que ocorresse estímulo sexual.
Os médicos concluíram que se tratava de um caso de priapismo arterial.
É uma condição que decorre do rompimento de pequenos vasos sanguíneos. Isso facilita o fluxo sanguíneo na região peniana e causa ereções vigorosas e duradouras.
Embora nunca tenha sido observado antes, o sintoma pode ter relação com a dengue no organismo do indivíduo.
Segundo estudiosos, casos raros de dengue acarretam em uma alteração nas plaquetas sanguíneas. Esse quadro diminui excessivamente a viscosidade do líquido, podendo levar ao quadro descrito.
O menino foi tratado com bolsas de gelo no pênis para minimizar o fluxo sanguíneo e o órgão voltou totalmente ao estado de repouso dois dias depois.
Agora é engraçado contar a história, mas imagina o abençoado ou abençoada que pegou esse plantão. Complicado!
“Esse plantão eu não desejava nem para o meu pior inimigo”
HISTÓRIAS DE PLANTÃO
(Imagem: Metrópoles | Reprodução)
O título é autoexplicativo. Quem estava de plantão nesse dia, ainda como interno, era o Doutor Gabriel, natural do estado do Paraná, mas que fez faculdade no Rio de Janeiro.
Vamos direto para a descrição do caso:
🩺 Criança de 9 anos deu entrada no posto de saúde se queixando de dor de garganta, algo relativamente comum em crianças.
O menino estava tossindo frequentemente, então os médicos decidiram tirar um raio-x. O corpo clínico do hospital desconfiou que aquilo pudesse ser um verme.
Depois de uma investigação um pouco mais intensa, descobriu-se o que ninguém poderia imaginar:
a criança tinha simplesmente um prego no brônquio direito
Segundo a mãe do garoto, ele estava brincando com o objeto quando sua avó pediu para que tirasse da boca. No susto, acabou engolindo-o.
O problema foi que o “corpo estranho” não seguiu o trato digestório, e sim o respiratório. Então, escorregou pela traqueia e acabou alojando-se no brônquio direito.
Agora a solução
Para resolver o caso, o garoto passou por uma cirurgia para a remoção do prego no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
🩺 Os médicos acreditam que o objeto estivesse no pulmão do pequeno Roger há mais de três meses. No final, o quadro de saúde evoluiu muito bem.
De coração, não desejamos esse plantão para ninguém. Foi um baita de um susto.
Apesar do final feliz, fica aí o alerta para os pais de primeira viagem: cuidado com os pequenos objetos ao alcance dos mais novos. Fica a dica!
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.