• Health Times
  • Posts
  • Farmacêuticas planejam desenvolver alternativas mais acessíveis ao Ozempic

Farmacêuticas planejam desenvolver alternativas mais acessíveis ao Ozempic

Farmacêuticas planejam desenvolver alternativas mais acessíveis ao Ozempic
MEDBIZNESS

(Imagem: ELLE | Reprodução)

Combate à obesidade mais barato. Algumas farmacêuticas nacionais já estão desenvolvendo medicamentos genéricos ao Ozempic, usado para tratar diabetes e atualmente a obesidade.

Hoje, a patente da semaglutida (princípio ativo do Ozempic) pertence à empresa dinamarquesa Novo Nordisk. A partir do momento que o prazo expirar em 2026, outras empresas são autorizadas a vender medicamentos com o mesmo princípio ativo.

Apesar de toda essa fama, muita gente ainda não entende como funciona a droga.

A semaglutida pertence a um grupo de medicamentos denominados "análogos de GLP-1". Assim, ela "imita" a ação da GLP-1, um hormônio fundamental para a produção de insulina, que regula os altos níveis de glicose na corrente sanguínea.

🩺 Esse hormônio possui receptores no sistema nervoso, incluindo áreas de controle do apetite. Ativando esses receptores, a sensação de fome diminui e a de saciedade aumenta. Então, as reações bioquímicas necessárias para o ganho de peso ficam inibidas, e a quantidade de calorias ingeridas diminui. Afinal, a pessoa se satisfaz com menos.

Enquanto fármacos antigos proporcionavam uma perda de 6% a 8% do peso, os estudos mais recentes com a semaglutida mostraram uma redução de 17,4%, após 68 semanas.

Bem, trata-se de uma excelente notícia. O fato de existirem mais empresas produzindo o remédio leva a uma queda nos preços, e consequentemente maior democratização do produto.