- Health Times
- Posts
- Excesso de açúcar pode estar ligado à perda de audição?
Excesso de açúcar pode estar ligado à perda de audição?
Excesso de açúcar pode estar ligado à perda de audição?
RESEARCH
(Imagem: Koli D3 | Reprodução)
Notícia ruim para os chocólatras. Aparentemente, hábitos alimentares ruins podem provocar perdas auditivas em seres humanos.
Pelo menos é o que relata um novo estudo desenvolvido pela médica Sharon Curhan e outros pesquisadores da Universidade de Harvard.
🩺 De acordo com os dados publicados no Journal of Nutrition, os pesquisadores analisaram a dieta e capacidade de quase 80 mil mulheres por mais de duas décadas.
Nesse período, o estudo concluiu que pessoas com uma “alimentação saudável” (sem consumo excessivo de açúcar) possuem 30% menos chances de sofrer prejuízos na audição com o passar dos anos.
Segundo o especialista Fernando Ganança, ex-presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvio-Facial, a correlação é maior do que a maioria das pessoas imagina:
O açúcar tem glicose. Essa glicose em excesso causa aumento da insulina, que tem uma função importante na regulação de íons presentes no ouvido interno. Se o indivíduo come grande quantidade de doces, chocolate, sorvete, bala, refrigerante, isso pode prejudicar sua saúde auditiva.
Além disso, uma dieta desbalanceada e com excessos aumenta a probabilidade de se desenvolver o diabetes. A doença por si só já configura um fator de risco para inúmeras complicações no organismo, dentre elas o comprometimento auditivo.
Um estudo produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata, no Japão, analisou a audição de 7 mil diabéticos e 12 mil não diabéticos. A conclusão foi a seguinte:
🩺 Quem sofre de diabetes possui 2,15 vezes mais chances de perder parcialmente a audição com o passar dos anos.
Mais um motivo para tocar em um ponto que sempre destacamos aqui: Hábitos saudáveis são fundamentais, e saúde é prevenção.