• Health Times
  • Posts
  • Exames de Urina vão poder diagnosticar câncer de Pulmão

Exames de Urina vão poder diagnosticar câncer de Pulmão

Exames de Urina vão poder diagnosticar câncer de Pulmão
RESEARCH

(Imagem: Colorado | Reprodução)

🤖 Nanossensores revolucionários. O câncer de pulmão, líder em mortalidade por câncer globalmente, muitas vezes é diagnosticado em estágios avançados, contribuindo para suas taxas alarmantes de letalidade.

Para se ter uma ideia: Nos Estados Unidos, apenas cerca de 6% das pessoas elegíveis a fazerem o exame diagnóstico realizam o rastreamento devido.

Agora, vem o pulo do gato: E se a detecção do câncer pudesse ser feita apenas com… Exames de urina e um nebulizador?

🩺 Uma possível solução revolucionária pode vir do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde pesquisadores desenvolveram nanossensores inovadores destinados às proteínas específicas do câncer de pulmão.

Se esses sensores detectarem proteínas tumorais no nebulizador, eles geram um sinal na urina, posteriormente identificado por uma simples tira reagente de papel.

Os pesquisadores do MIT chegaram a comparar o exame a uma “versão mais complexa de um teste de gravidez, mas muito simples de usar”.

A abordagem dos nanossensores oferece uma alternativa de detecção precoce, especialmente benéfica em regiões com infraestrutura limitada.

Isso geraria um benefício imensurável para pessoas ou instituições que lidem com uma escassez de recursos.

  • Quanto aos resultados: O método alcançou uma sensibilidade de 84,6% nos camundongos com câncer em estágio I ou II.

Bom… Para que se torne algo viável do ponto de vista prático, ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Ainda assim, a pesquisa do MIT representa um avanço significativo, abrindo caminho para métodos mais acessíveis e eficazes de diagnóstico e tratamento da condição.