- Health Times
- Posts
- É possível mesmo um bebê nascer com 4 rins?
É possível mesmo um bebê nascer com 4 rins?
É possível mesmo um bebê nascer com 4 rins?
BIG STORY
(Imagem: Globo | Reprodução)
2 é o suficiente, 3 é muito e 4 é demais. Apesar do ditado ser usado para falar sobre número de filhos, ele também funciona para o número de rins — a pequena Isis veio para provar isso.
Segundo o urologista pediátrico que cuida do caso da menina, existem apenas 100 casos desse registrados na literatura mundial.
Segundo a embriologia, o rim é um órgão que se desenvolve a partir de um broto, que surge do lado da bexiga. Esse broto estimula um tecido adjacente e se transforma em rim. Pode ser duplicado e originar um rim com dois tubos, que vão drenar esse rim ou dois rins.
A história não para por aí… Após alguns exames, a equipe médica chegou à conclusão de que um dos 4 rins tinha muita urina acumulada.
Já não funcionava mais, ou seja, não filtrava mais o sangue. Então a pequena guerreira teve que resistir a uma cirurgia de retirada do órgão.
O que especialistas afirmam é que ter os “rins supranumerários” não apresenta anormalidades para o organismo… Bom, pelo menos até a pagina 2.
Afinal, é necessário um acompanhamento clínico por um longo espaço de tempo, para se certificar de que a criança não terá complicações.
Para quem quiser se aprofundar, aqui está um artigo sobre o assunto. É uma leitura densa, mas que vale a pena para quem curte.