- Health Times
- Posts
- Droga Zumbi: A substância que tem preocupado autoridades BRs
Droga Zumbi: A substância que tem preocupado autoridades BRs
Droga Zumbi: A substância que tem preocupado autoridades BRs
BIG STORY
🚨 Autoridades policiais e de saúde em alerta. Análises da UNICAMP e recentes operações policiais chamaram a atenção para a disseminação da K9, um potente entorpecente que está “na moda”.
A substância é um canabinoide sintético fabricado em laboratório, que busca replicar os efeitos da maconha, mas com uma potência assustadora — sendo 100 vezes mais forte do que a erva natural.
Dentre as principais consequências do uso da substância estão:
Danos neurológicos irreversíveis
Problemas psicomotores no geral
Entorpecimento e alucinações
Podem resultar até mesmo na morte do usuário
🩺 Segundo especialistas, a K9 surgiu como uma tentativa de sintetizar resultados análogos ao canabidiol em laboratório, mas acabou sendo descoberta por traficantes, que a comercializam como maconha sintética.
☠️ E qual o motivo do apelido “Droga Zumbi”?
O termo foi aplicado pelos sintomas de confusão mental e da percepção da realidade alterada — que fazem com que os usuários não percebam estímulos externos.
O que se sabe é que os canabinoides sintéticos atuam nos mesmos receptores das células cerebrais que o THC, o princípio ativo da “maconha”.
No entanto, até agora, existem poucos estudos científicos sobre os efeitos das substânticas sintéticas no cérebro humano.
A substância ganhou popularidade devido à sua facilidade de consumo, apresentando-se em forma líquida para ser utilizada em cigarros eletrônicos, bebidas, alimentos e até mesmo em incensos.
Resumindo: As autoridades estão alertas para combater a propagação dessa substância perigosa, que representa uma ameaça crescente à saúde pública.