- Health Times
- Posts
- Brasil quer que vício em cocaína vire algo do passado
Brasil quer que vício em cocaína vire algo do passado
Brasil quer que vício em cocaína vire algo do passado
RESEARCH
(Imagem: Olhar Digital | Reprodução)
Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor. Cientistas brasileiros anunciaram o desenvolvimento de uma vacina inovadora para tratar a dependência da cocaína e do seu poderoso derivado, o crack.
Na UFMG, um grupo de pesquisadores vem desenvolvendo a “Calixcoca”, droga que ajudaria os dependentes químicos a largarem esse vício, que prejudica a saúde e qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Inclusive, a iniciativa ganhou 500 mil euros no prêmio Euro, competição científica para a apresentação de fármacos e tratamentos inovadores.
O mecanismo de ação do tratamento
🩺 A vacina foi concebida para ajudar a produzir anticorpos “anti-cocaína” no organismo de uma pessoa quimicamente dependente da substância.
Ativa o sistema imunitário dos pacientes para que produza anticorpos que se ligam às moléculas de cocaína no sangue, tornando-as “grandes demais” para passarem para o sistema mesolímbico do cérebro, ou "centro de recompensa".
Até o momento, o medicamento se provou eficaz para o uso em animais, produzindo poucos efeitos colaterais.
Agora, a “Calixcoca” já está pronta para entrar na fase final dos ensaios clínicos: testes em seres humanos. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos:
Um em cada quatro consumidores regulares de cocaína torna-se dependente.
E ainda assim, apenas um em cada quatro dependentes consegue deixar de fumar após cinco anos de tratamento.
Quebrar esse ciclo é realmente desafiador. Portanto, tem tudo para ser algo revolucionário.