Brasil pode ter epidemia de dengue em 2024

Brasil pode ter epidemia de dengue em 2024
BIG STORY

(Imagem: DIO/ES | Reprodução)

Quem viu nossa primeira edição sabe o tamanho do problema. E pra quem não viu, seja bem-vindo! Todo dia é a primeira edição de alguém.

Os casos de dengue vêm aumentando consideravelmente no último ano. O número de acometidos pela doença aumentou 100,6% e o número de mortes 58%. Mais especificamente, o Espírito Santo vive uma verdadeira epidemia, na qual os casos foram de 11.088 para 137.792. As mortes por sua vez, subiram de 7 para 93.

E o motivo, por incrível que pareça, não pertence ao campo de estudo da Biologia e nem da Medicina. E sim da… geografia.

Tivemos um inverno atípico e quente, pelo efeito do El Niño. Elevadas temperaturas e a umidade favorecem a proliferação da dengue, então foi como uma “tempestade perfeita” para a doença, já que possui um pico de casos no verão.

O El Niño se trata de um fenômeno natural no qual ocorre um aquecimento anormal das águas do pacífico. Isso altera temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta, principalmente na zona tropical. Se quiser entender melhor, assista esse vídeo de um professor de geografia explicando.

Quanto a doença em si, é considerada endêmica em países como o Brasil. No entanto, quando passa a extrapolar um limite considerado esperado, se transforma em uma epidemia. É normal se confundir com os conceitos. risos.

  • endemia: um certo número de casos já é esperado

  • surto: aumento repentino de casos em uma região específica

  • epidemia: casos em várias regiões em frequência acima do esperado

  • pandemia: epidemia que se espelha pelos continentes do planeta

Resumindo: Os dados apontam que não será um ano fácil. Ainda assim, eventualmente a situação vai melhorar.