Autismo em pauta

Autismo em pauta
BIG STORY

Imagem: Getty Images | Reprodução)

Assunto que merece atenção. Um projeto da USP tem chamado a atenção por incluir pessoas do espectro autista no mercado de trabalho.

Até agora, ele impactou diretamente quase 100 indivíduos e, até 2030, a meta é qualificar 10 mil pessoas com autismo para o mercado.

Mas… Para início de conversa, você sabe o que é autismo?

O espectro autista refere-se a uma condição neurodesenvolvimental que abrange uma ampla gama de características e desafios relacionados à comunicação, interação social e comportamento.

No entanto, é fundamental não generalizar, afinal é uma condição que apresenta uma diversa gama de níveis e possibilidades.

🩺 Essa condição é denominada "espectro" devido à sua diversidade, variando desde formas mais leves até formas mais graves. Indivíduos no espectro autista podem exibir interesses intensos e padrões de comportamento repetitivos, enquanto as habilidades e desafios variam consideravelmente de pessoa para pessoa.

Acredita-se que o autismo seja extremamente sub notificado no país. No entanto, como mostram os números, as pessoas vêm se conscientizando cada vez mais a respeito.

  • Nos últimos 18 anos, o número de diagnósticos cresceu cerca de 400% no Brasil.

  • estima-se que atualmente existam 5,6 milhões de indivíduos que convivem com o transtorno.

Voltando ao projeto da Universidade

Feito pela Escola Politécnica da Universidade, o programa possui várias edições, e busca oferecer uma formação específica para o participante.

A edição atual, por exemplo, é focada em programação em Javascript. Depois do curso, os profissionais estão capacitados para trabalhar tanto por trás dos softwares quanto na parte visual.

Caso seja aprovado pela comissão, o indivíduo passa a atuar profissionalmente e é supervisionado por mais seis meses, com o objetivo de flexibilizar as normas das empresas e criar ambientes de trabalho mais adaptados para pessoas com autismo.

Para entender melhor o projeto, aqui está uma descrição mais detalhada.

Se interessou pelo assunto? Então olhe esse embate que está rolando entre os planos de saúde e a legislação.