- Health Times
- Posts
- A escassez de profissionais da saúde na Europa
A escassez de profissionais da saúde na Europa
A escassez de profissionais da saúde na Europa
WORLD HEALTH
(Imagem: Open Access Government)
Um problema multifatorial. A escassez alarmante de profissionais de saúde vem se tornando um problema de saúde pública na Europa e medidas vêm sendo tomadas para resolver a situação.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022 revelou que a região poderia enfrentar uma escassez de quase 1,8 milhão de profissionais de saúde, com a situação piorando.
O diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, destaca a falta de especialistas médicos e enfermeiros. Aqui vão algumas explicações para a baixa adesão ao setor de HealthCare em determinadas regiões:
Efeito “Brain drain” de talentos para países com salários mais atraentes.
Envelhecimento da força da mão de obra
condições estressantes de trabalho
Segundo esse artigo, a crise de saúde mental entre os profissionais se apresenta como um dos principais fatores. Aproximadamente 70% relatam algum problema nesse sentido.
Soluções para a crise:
🩺 A migração de profissionais de saúde estrangeiros é uma solução rápida, mas não seria o suficiente e nem o ideal para resolver a situação à longo prazo.
Argumenta-se também que até 80% dos pacientes que atualmente sobrecarregam as unidades de terapia intensiva poderiam ser atendidos de forma eficaz na atenção primária. Ou seja, foco na atenção primária.
Resumindo: A necessidade de uma análise global do mercado de trabalho em saúde, a promoção da saúde mental dos profissionais de saúde e a criação de uma força de trabalho mais sustentável internamente são destacadas como soluções potenciais para a crise.