- Health Times
- Posts
- 31/01/2025
31/01/2025

preste atenção
bom dia. muitas vezes, a solução dos nossos problemas não está nas palavras que não falamos, e sim nas que não escutamos. saber ouvir é uma arte que vale a pena cultivar.

Casos de demência dobrarão até 2060
BIG STORY

(Imagem: Axios)
🚨 Um alerta preocupante. Um novo estudo publicado na Revista Nature estima que os casos de demência devem dobrar até 2060 nos Estados Unidos.
No entanto, a causa desse aumento não é algo exclusivo à terra do Tio Sam, mas faz parte de um fenômeno mundial: O envelhecimento da população.
Acontece que a demência é um conjunto de condições que afetam o cérebro, comprometendo a memória, o raciocínio e a capacidade de realizar tarefas cotidianas.
Logo, embora não faça parte do “envelhecimento normal”, sua prevalência aumenta significativamente com a idade avançada, uma vez que condições como Alzheimer e doenças vasculares tornam-se mais comuns com o passar dos anos.
No momento, esse cenário exige muita atenção por parte dos sistemas de saúde, já que a população mundial possui uma expectativa de vida cada vez maior.
A pesquisa
Para comprovar essa tese, os pesquisadores analisaram dados de mais de 15 mil adultos entre 1987 e 2020. Quanto aos resultados…
Após os 75 anos de idade, o risco de se enfrentar algum grau de declínio cognitivo é de mais de 50%.
O raciocínio é simples: Como mais pessoas estão chegando a essa idade, é natural que a prevalência da condição aumente.
Contudo, isso não é necessariamente uma notícia ruim. Apenas mostra que, com a evolução da Ciência, o ser humano consegue ter uma longevidade cada vez maior.
Ainda assim, vale a pena lembrar que, mais importante do que viver mais tempo, é viver mais tempo com saúde e disposição.
Portanto, pratique exercícios, tenha uma alimentação balanceada e cultive bons relacionamentos. Você não vai se arrepender de nada disso.
“Sêmen tóxico” pode controlar a proliferação de mosquitos
STAY HEALTHY

(Imagem: Science Alert)
Quando achávamos que a Ciência não tinha mais cartas na manga para nos surpreender… Surge a ideia do “sêmen tóxico”. risos.
Proposta por cientistas australianos, a nova técnica promete revolucionar o combate a mosquitos transmissores de doenças tropicais.
Também chamado de “técnica do macho tóxico”, o método consiste em modificar geneticamente mosquitos machos para expressarem proteínas venenosas no próprio sêmen.
Assim, as fêmeas acabam morrendo após o acasalamento, e como elas são as responsáveis pela transmissão das doenças aos humanos… A doença deixa de ser transmitida.
Na prática, a nova técnica busca uma maneira simples e inteligente de se resolver um problema complexo.
Avanços promissores
Até agora, testes foram realizados apenas em espécies “cobaias”. No entanto, com o sucesso da alternativa, a expectativa é de que os experimentos avancem em breve.
Looking forward: Esse tipo de inovação seria espetacular para países como o Brasil, que ainda lidam anualmente com milhares de mortes causadas pela dengue. Para se aprofundar no assunto, este é o artigo científico que inspirou a ideia original.
O que você deveria ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
🥤Gigante de bebidas em risco? Coca-Cola emite recall de refrigerantes na Europa devido a preocupações com clorato químico
🦠 Maior que o acumulado em 2024. Estado de SP registra 7 casos e 3 mortes por febre amarela em 2025
🧬 “Nutriente esquecido”. Melhore a saúde intestinal e aumente a energia comendo mais de um nutriente "esquecido"
👀 Alergia grave. FDA alerta sobre reações alérgicas graves com alguns medicamentos para esclerose múltipla
☀️ Errados o tempo inteiro? Cientistas descobrem que estávamos equivocados sobre as causas das queimaduras solares
📲 O que social media tem a ver com alimentação? Entenda como as redes sociais podem influenciar hábitos alimentares
Cães e AI podem detectar câncer precocemente
HEALTHCARE

(Imagem: Axios)
Se você achava que Derek Shepherd e Meredith Grey, da série Grey’s Anatomy, eram a dupla da Medicina… Achou errado. Na verdade, o duo dinâmico é composto por cães e inteligência artificial. risos.
Brincadeiras à parte, um método inovador que combina cães farejadores com AI está revolucionando a detecção precoce de câncer.
Desenvolvido pela SpotitEarly, o teste detecta 4 tipos de câncer ao identificar odores presentes na respiração de pacientes. São eles:
Colorretal;
Mama;
Pulmão;
Próstata;
De acordo com um estudo publicado pelos cientistas da equipe, a taxa de acerto do método alcançou impressionantes 94%.
Como funciona essa parceria?
Quatro cães foram treinados para diferenciar odores característicos na respiração de indivíduos com câncer.
🩺 Isso só é possível porque alguns compostos químicos com odores específicos são produzidos durante o processo de formação da neoplasia. Ao senti-los, os cachorros sentavam para sinalizar a detecção de algum tipo de câncer.
Além disso, uma plataforma de AI foi utilizada para analisar o comportamento dos animais a partir de uma série de vídeos e imagens.
Dessa maneira, era possível diferenciar a reação dos cães em diferentes contextos, e até mesmo eliminar a possibilidade de resultados “falsos positivos”.
Próximos passos: A pesquisa foi conduzida com quase 1.400 participantes em Israel, sendo 261 diagnosticados com algum dos quatro tipos de câncer.
Agora, o objetivo é realizar um ensaio clínico maior em 2026 nos Estados Unidos, onde os pesquisadores pretendem validar o método.
Já fez o seu check-up de rotina esse ano?
PESQUISA DE BASE

Acreditamos que todos aqui sabem da importância de realizar os exames periódicos pra garantir um melhor cuidado com sua saúde, principalmente através da prevenção. 🩺👩⚕️
Com esse mesmo pensamento, queremos pedir pra vocês nos ajudarem com nosso check-up: respondendo rapidinho (é so clicar no botão abaixo) e nos possibilitando de oferecer sempre o melhor conteúdo para os nossos leitores. ❤️
Ótima oportunidade para também concorrer a uma surpresinha do nosso time, rs.
Empresa compartilha lucros com quem disponibiliza o próprio código genético
WORLD HEALTH

(Imagem: Axios)
Você venderia o seu código genético? Se sim, por quanto? Essa é certamente uma pergunta que ouvirão muitas pessoas nas próximas décadas.
No entanto, a Variant Bio, empresa americana de biotecnologia, já está bolando uma resposta (disruptiva) para estas perguntas. E isso já gerou bastante polêmica.
A ideia é reunir o máximo de sequências de códigos genéticos possíveis visando criar tratamentos para obesidade e diabetes.
🩺 Afinal, do ponto de vista genético, cada indivíduo é único. Portanto, estudar como cada tipo de droga funciona no organismo de cada um é fundamental.
Na prática, é como se você tivesse um amigo que come de tudo, mas continua magro, e outro que faz tudo da maneira certa, mas não consegue perder peso.
Muitas vezes, a diferença entre um e outro está no componente genético, que ainda precisa ser amplamente explorado pela Ciência.
Uma “troca justa”?
Trabalhando com populações indígenas de 9 países, a Variant Bio procura compartilhar aproximadamente 4% dos próprios lucros com comunidades que disponibilizem as próprias informações.
Por um lado, há quem diga que se trata de uma relação “ganha-ganha”. Por outro lado, há quem critique o aspecto ético da abordagem. Logo, gostaríamos de saber a sua opinião a respeito do assunto.
Você venderia o seu código genético para uma companhia? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Homem foi sepultado vivo durante a pandemia
EXTRA

(Imagem: Axios)
Esse é o tipo de história que não aconteceria nem nos piores filmes de terror. Durante a pandemia do Covid-19, Juan Pablo Vaquero foi sepultado vivo… Mas reapareceu três dias depois afirmando ter acordado em uma pilha de cadáveres.
Aos que quiserem entender melhor a história, escrevemos uma matéria no nosso Instagram.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by