- Health Times
- Posts
- 30/12/2024
30/12/2024
bom dia. a chegada de 2025 representa “mais 1 ano” ou “menos 1 ano”? sua resposta diz muito sobre como você tem vivido. um excelente 2025!
mais ou menos?
bom dia. a chegada de 2025 representa “mais 1 ano” ou “menos 1 ano”? sua resposta diz muito sobre como você tem vivido. um excelente 2025!
Corpos estão sendo vendidos nos Estados Unidos
BIG STORY
(Imagem: NBC News)
Quando o estagiário começou a estudar anatomia na faculdade de Medicina, um de seus primeiros questionamentos foi: de onde vêm todos esses cadáveres?
Bem, no Brasil, há uma legislação extremamente rigorosa para que um cadáver possa ser utilizado em prol da ciência. Existem duas possibilidades:
Pessoas podem doar o próprio corpo voluntariamente, formalizando o pedido antes de vir a óbito;
Cadáveres sem identificação ou não reclamados por familiares dentro de um prazo podem ser destinados às instituições de ensino.
No entanto, repare que em momento algum falamos sobre quantias financeiras. E é exatamente isso que está acontecendo nos Estados Unidos.
O Caso de Aurimar
Aurimar Iturriago Villegas, uma jovem venezuelana de 21 anos, atravessou uma perigosa jornada para alcançar o que pensava ser o “sonho americano”.
No entanto, dois meses após ter chegado ao Texas, foi morta em um incidente de violência no trânsito.
Dois anos após o óbito, sua mãe descobriu que o corpo da filha foi usado para pesquisa científica sem qualquer tipo de autorização.
Um verdadeiro pesadelo
Após investigações, descobriu-se que as autoridades haviam transferido o corpo da menina para uma faculdade de medicina.
Ao chegar à instituição, partes intactas do cadáver foram dissecadas e valores financeiros foram atribuídos a elas — 900 dólares pelo torso e 700 dólares pelos membros inferiores.
Agora, e se te disséssemos que a história de Aurimar não é um caso isolado? Aos que quiserem entender melhor sobre o assunto, essa é apenas 1 de 17 histórias contadas pela NBC News. Você vai se surpreender.
Novo tratamento usa som e água para combater câncer
RESEARCH
(GIF: Gifer)
Simplesmente espetacular. Um tratamento inovador, chamado histotripsia, está revolucionando o combate ao câncer.
Utilizando ondas sonoras de ultrassom e água, ele destrói tumores de maneira não invasiva, com menor impacto nos tecidos saudáveis e menos efeitos colaterais.
Como funciona
Na prática, a histotripsia usa ondas ultrassônicas para criar bolhas em tecidos acometidos pelo câncer.
🩺Quando estas bolhas estouram, o tumor é destruído sem afetar órgãos próximos, o que permite à equipe médica realizar tratamentos repetidamente no mesmo local.
De acordo com estudos mais recentes, a taxa de sucesso do procedimento gira em torno de 80% — o que tem animado muitos especialistas.
Perspectivas futuras
Até o momento, o tratamento tem sido utilizado apenas para o tratamento de neoplasias em locais específicos, como no fígado e nos olhos.
Ainda assim, pesquisadores querem cada vez mais explorar a técnica em outras partes do corpo, como a mama e a tireoide.
Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai um artigo da Johns Hopkins School of Medicine sobre o tema.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🤰 Fertilidade em risco? Microplásticos no ar podem estar colocando sua fertilidade em risco
👀 Manicômios judiciários. Por que ainda existem pessoas em manicômios judiciários?
🍀 Pais e cannabis. As percepções sobre o uso de cannabis pelos pais moldam as atitudes dos adolescentes, aponta estudo
❤️ Menos doenças cardíacas. Dormir bem nos fins de semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas
❓Adeus ao amálgama. Por que Europa baniu material usado por dentistas?
Califórnia declara estado de emergência por gripe aviária
WORLD HEALTH
(Imagem: Merca20)
A Califórnia se encontra em estado de alerta após o governador Gavin Newsom declarar emergência de saúde pública.
A medida vem em resposta à propagação da gripe aviária (H5N1) entre o gado leiteiro do estado, o que chamou a atenção das autoridades sanitárias.
Sobre a doença
A gripe aviária é uma infecção viral causada por cepas do vírus influenza tipo A, que afeta principalmente aves.
🩺 Algumas variantes, como o H5N1, podem infectar mamíferos, incluindo humanos, geralmente após contato direto com animais infectados.
Embora rara em humanos, pode causar doenças graves e há preocupação com mutações que aumentam sua transmissão entre as pessoas.
Casos crescentes
Apesar da “raridade”, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmou 61 casos humanos nos EUA, sendo 32 destes na Califórnia.
A maioria das infecções está ligada ao contato direto com gado infectado, mas algumas permanecem sem origem conhecida.
No momento, o intuito das autoridades é “controlar a situação”, para que o problema não se escale. Afinal, o aumento da infecção em diversas espécies amplia o potencial de adaptação do vírus — o que pode virar um grande problema.
Newcastle lança camisa para torcedores com deficiência auditiva
SPORTS HEALTH
(Imagem: The Guardian)
Um verdadeiro golaço! O Newcastle United apresentou uma inovação emocionante para incluir ainda mais seus torcedores com deficiência auditiva no clima dos jogos.
Aparentemente, a equipe lançou a camisa especial da campanha "Unsilence the Crowd", que transforma os sons do estádio em vibrações táteis.
Uma experiência única
A tecnologia por trás da camisa converte os sons da torcida em dados digitais, que são enviados sem fio para o dispositivo embutido no uniforme.
Então, este "cérebro eletrônico" ativa módulos que vibram em sincronia com o ambiente do estádio, criando uma imersão sensorial inédita para torcedores com deficiência auditiva.
Um verdadeiro impacto
Durante a partida, o patrocinador Sela cedeu espaço em sua marca para o logotipo do Real Instituto Nacional para Pessoas Surdas (RNID), reforçando a mensagem de inclusão.
Além disso, crianças convidadas pelos jogadores do time participaram do lançamento e puderam testar a inovação. Ao final, uma delas afirmou: “é o melhor dia da minha vida!”.
👀 PS: Aos apaixonados por esportes, aqui vai uma newsletter que vocês vão gostar.
Obsessão por celebridades é associada a menor capacidade cognitiva
DAQUI PRA FRENTE É SÓ PRA TRÁS
(Imagem: BBC)
Um estudo húngaro publicado na BMC Psychology sugere que a adoração excessiva por famosos pode estar associada a uma redução na capacidade cognitiva de um indivíduo.
A pesquisa analisou 1.763 adultos e encontrou uma ligação entre fanatismo por celebridades e desempenho cognitivo inferior em testes padronizados.
Método da pesquisa
Os participantes foram submetidos a testes que avaliaram habilidades de raciocínio e resolução de problemas
Logo após, foram submetidos ao Celebrity Attitude Scale (CAS), um questionário que mede o nível de obsessão por figuras públicas.
E os resultados foram inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior sua pontuação no CAS, menor era sua tendência de pontuação no exame cognitivo e vice-versa.
O que explica o resultado?
Os autores sugerem que pessoas com habilidades cognitivas mais avançadas podem ser mais capazes de reconhecer estratégias de marketing e evitar o comportamento de “idolatria”.
No entanto, os resultados abrem espaço para reflexões sobre como o foco em celebridades pode impactar aspectos mais amplos da vida cotidiana de cada um.
Ainda assim, há quem diga que não é possível comprovar uma relação causal sólida entre uma coisa e a outra.
Portanto, gostaríamos de saber a opinião dos nossos leitores a respeito do assunto:
Você acredita que pessoas que “idolatram” famosos tendem a ter um menor desempenho cognitivo? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Cristovão Colombo levou a sífilis para a Europa?
EXTRA
(Imagem: National Geographic)
A origem da sífilis é cercada de mistérios. No entanto, a teoria mais aceita é de que Cristovão Colombo trouxe a doença das Américas para a Europa.
Mas será que essa teoria está certa mesmo? Alguns achados científicos sugerem que não. Aos que quiserem entender melhor, fizemos um post no Instagram sobre o assunto.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by