30/05/2025

na noite anterior

bom dia. uma noite bem dormida faz mais pela sua saúde do que mil suplementos ou energéticos. se você gosta de saúde, saiba que o seu dia começa na noite anterior.

Na edição de hoje:

🆕 Trump e Milei anunciam plano para nova organização de saúde.
👊🏻 Postura: o detalhe que muda tudo (inclusive sua saúde).
🦠 Cientistas revelam abordagem inédita no combate à malária.
🔥 Outras notícias que estão em alta no mundo da saúde.
👀 Corte de verbas gera protestos entre cientistas de Harvard.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.

Sexta-feira, 30/05/2025

Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

BREAKING NEWS
Trump e Milei querem criar “OMS alternativa”

(Imagem: Uol)

E agora? Estados Unidos e Argentina anunciaram a criação de um novo sistema internacional de saúde, alternativo à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A decisão foi tomada após a retirada formal de ambos os países da entidade, acompanhada de críticas ao papel da OMS durante a pandemia de COVID-19. Aprofunde aqui.

BIG STORY
A sua postura importa — muito mais do que você imagina

(Imagem: Reddit)

Desde criança, ouvimos que “postura é tudo”. Por mais rudes que fossem alguns métodos, a preocupação faz todo sentido — de fato, é bem provável que você tenha se ajeitado após começar a ler este texto. risos.

Brincadeiras à parte, do ponto de vista científico, qual é a importância de manter uma boa postura?

Em primeiro lugar, manter uma postura ereta permite que o diafragma se mova livremente, ampliando a capacidade dos pulmões e a entrada de oxigênio no organismo.

🩺 Esse aumento na oxigenação beneficia o funcionamento do cérebro, melhorando a atenção e reduzindo a sensação de fadiga.

Uma boa postura também ajuda na prevenção de dores e lesões. Ao distribuir o peso do corpo de forma equilibrada, diminui a sobrecarga em regiões como a lombar, o pescoço e os ombros — áreas frequentemente afetadas por dores crônicas.

  • Com menos tensão acumulada, o corpo se movimenta com mais liberdade e menor risco de lesões.

Outros aspectos afetados positivamente são o humor e a saúde mental. Uma série de estudos já mostrou que a postura corporal influencia diretamente a atividade de neurotransmissores ligados ao bem-estar, como a serotonina.

Na prática, uma postura ereta ativa redes cerebrais associadas à autoconfiança, diminuindo sintomas de ansiedade e melhorando o humor.

(Imagem: Waffle Studios)

🧱 O “teste da parede”

Se quiser sair daqui com um dever de casa, recomendamos o “teste da parede”. Parece fácil, mas muitos sequer conseguem.

  1. Fique com a cabeça, ombros e glúteos encostados na parede.

  2. Em seguida, imagine um fio puxando sua cabeça para cima.

Se conseguiu realizá-lo com facilidade, isso pode ser um bom sinal. Se não conseguiu, repetir esse exercício diariamente ajuda a realinhar o corpo.

📝 Importante: se você possui qualquer tipo de problema físico que impossibilite a realização deste exercício, não o considere uma regra rígida.

De modo geral, ter uma boa postura é um ato simples — que pode transformar sua saúde em vários aspectos, do físico ao emocional.

RESEARCH
Pesquisadores propõem nova maneira de combater a malária

(Imagem: Nature)

E se, ao invés de matar os mosquitos, simplesmente tratássemos a malária que eles carregam? A ideia pode parecer estranha, mas tem potencial para revolucionar o controle da doença.

Pesquisadores da Universidade de Harvard propõem uma abordagem inédita: dar medicamentos aos mosquitos para eliminar o parasita da malária de dentro deles.

Como funciona?

O foco é atingir o parasita enquanto ele ainda está dentro do corpo do mosquito, algo que nunca havia sido feito em larga escala.

Os cientistas testaram milhares de compostos e chegaram a dois medicamentos capazes de eliminar 100% dos parasitas quando absorvidos pelas pernas dos mosquitos.

Na prática, a estratégia consiste em adicionar esses compostos às redes de cama (também conhecidas como mosquiteiros), usadas para proteger as pessoas contra as picadas de inseto.

🩺 Assim, mesmo que o mosquito sobreviva ao contato com a rede, ele não conseguirá mais transmitir a malária, pois os parasitas morrem dentro dele.

Os testes em laboratório foram promissores, e o próximo passo será a realização de estudos de campo na Etiópia. A expectativa é que, em seis anos, haja dados suficientes para avaliar a eficácia real do método.

PS: Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui está o artigo científico completo, publicado na Revista Nature.

APRESENTADO POR ENSINO EINSTEIN
O emocional está em pauta — e não vai sair tão cedo

No Brasil, cerca de 30% dos trabalhadores sofrem com a Síndrome de Burnout, reflexo de ambientes corporativos cada vez mais estressantes.

O que está sendo feito?

Profissionais da área médica buscam capacitação para lidar com esse cenário, e os cursos relacionados à saúde mental estão entre os mais procurados no Ensino Einstein.

Investir em bem-estar emocional não é só uma questão ética, mas também uma forma de oferecer ambientes mais saudáveis e produtivos. 🧠

À frente do mercado, o Ensino Einstein traz especializações sempre atualizadas que capacitam profissionais para enfrentar esses desafios, não só no ambiente corporativo.

Aqui você encontra os caminhos para essa área com uma das instituições médicas mais renomadas da América Latina.

TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
APRESENTADO POR GILLETTE VENUS
Banho relaxante ou sessão de tortura? 🛁 

Às vezes, o que separa os dois é a lâmina certa. Se o seu momento de depilação termina em bolinhas vermelhas, coceira ou “ai, ai, ai”, sua pele precisa de mais cuidado.

A Gillette Venus Pele Sensível foi feita pra quem quer leveza no banho: tem aloe vera, lâminas antiatrito e cabeça flexível. Porque, sim, dá pra sair do chuveiro com a pele lisinha e ainda dizendo: “em uma passada, tô passada”. Clique aqui e conheça, para banhos relaxaaaaantes. 😌 #Publicidade

BELIEVE IT OR NOT
Cientistas de Harvard protestam após cortes em orçamento para pesquisa

(Imagem: Axios)

Pesquisadores da Universidade de Harvard perderam quase 1.000 bolsas de pesquisa, totalizando mais de US$ 2,4 bilhões em cortes promovidos pelo governo de Donald Trump.

Segundo os relatos, o impacto se estende a diversas áreas científicas e ameaça a continuidade de projetos estratégicos, bolsas de pós-graduação e o funcionamento de laboratórios inteiros.

O que está por trás disso?

Em abril, o governo enviou à universidade uma lista de exigências para manter os repasses, incluindo interferência direta em admissões e contratações.

  • Na época, Harvard recusou-se. Pouco tempo depois, os financiamentos foram congelados.

    Além dos cortes, o governo também suspendeu temporariamente a autorização da universidade para matricular estudantes internacionais.

E agora? Segundo Trump, a Harvard se tornou símbolo do que ele chama de “ideologia woke nas universidades”.

A expectativa é de que milhares de pesquisas científicas, principalmente em saúde e estudos clínicos, sejam interrompidas. Além disso, muitos cientistas estrangeiros podem ser obrigados a retornar aos seus países de origem.

AROUND THE WEB

RODAPÉ

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by