- Health Times
- Posts
- 29/11/2024
29/11/2024
é muito mais
bom dia. a vida é muito mais do que estudar, trabalhar, chegar em casa e rolar o feed do instagram. o que te faz sentir vivo? nessa resposta está a sua felicidade.
O lúpus e o seu impacto sobre mulheres afrodescendentes
BIG STORY
(Imagem: Black Health Matters)
No mês da Consciência Negra, ganha destaque uma questão de saúde que atinge desproporcionalmente mulheres negras: o lúpus.
Com o intuito de chamar a atenção para a causa, médicos reumatologistas decidiram criar a campanha do “Novembro Negro”.
Sobre a condição
O lúpus é uma doença autoimune crônica na qual o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis, causando inflamação e danos em múltiplos órgãos do indivíduo.
🩺 Pode acontecer com qualquer indivíduo. No entanto, estima-se que a condição seja 4 vezes mais prevalente entre mulheres afrodescendentes.
Dentre os principais órgãos acometidos estão a pele, articulações, rins e o coração. Mas você deve estar se perguntando: por que a doença atinge um grupo tão específico?
A genética responde
Um dos principais genes relacionados à resposta imune, o HLA, frequentemente sofre mutações entre populações negras.
Assim, o organismo tende a reproduzir uma resposta imune exacerbada contra seus próprios órgãos. Em outras palavras, em vez de atacar patógenos nocivos ao organismo, o sistema imune acaba “se confundindo”.
O diagnóstico precoce
Nos últimos anos, uma série de medicamentos inovadores têm revolucionado o tratamento do lúpus. Ainda assim, para evitar complicações mais graves, identificar a doença em um estágio precoce é fundamental.
Aos que quiserem ler mais sobre o assunto, aqui vão as diretrizes do Ministério da Saúde a respeito da condição.
Substância revolucionária captura CO2 com eficiência recorde
RESEARCH
(Imagem: Scientific American)
Simplesmente espetacular. Um novo composto cristalino desenvolvido por químicos da Universidade da Califórnia promete transformar a captura de dióxido de carbono.
+ sustentável e + barato
Com o aumento das emissões globais de poluentes, a “captura direta de carbono” tornou-se essencial para cumprir metas climáticas. No entanto, essa tecnologia é bem cara, consumindo até R$ 1.000 por tonelada métrica de CO2 capturado.
O COF-999, então, veio para mudar esse cenário. A partir de uma estrutura composta por “ligações superfortes”, o composto maximiza a própria capacidade de capturar moléculas de CO2.
A nível de comparação, um simples grama do pó tem potencial para capturar tanto CO2 quanto uma árvore média ao longo de um ano.
👀 Looking Forward: Embora promissor, o composto ainda precisa ser testado em diferentes contextos, locais e condições atmosféricas. Caso se prove eficiente, veremos grandes avanços pra sustentabilidade e saúde.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🚫 Transição de gênero. Rússia proíbe adoção de crianças de países que permitem transição de gênero
🐶 Animais + Cannabis. Anvisa autoriza uso de Cannabis para fins medicinais em animais
🇮🇳 Menstruação aos 6? Por que meninas de 6 anos na Índia estão com corpo de adolescente e menstruando?
👀 Miopia em alta. Miopia deve aumentar em 54% no Brasil até 2030, indica relatório
Cientistas criam vacina para a Malária aplicada por mosquitos
HEALTHTECH
(Imagem: Axios)
E se um mosquito, em vez de transmitir doenças, trouxesse imunidade? É exatamente isso que alguns cientistas holandeses estão tentando fazer.
Através da picada de mosquitos geneticamente modificados, a ideia é aplicar vacinas contra a malária em populações vulneráveis.
Como funciona?
Já dizia o ditado: “se não pode vencê-los, junte-se à eles”. Por incrível que pareça, funciona na ciência. risos.
🩺 A malária, causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida por fêmeas do mosquito Anopheles, afeta milhões de pessoas todos os anos.
Então, a nova abordagem visa infectar tais mosquitos com versões geneticamente modificadas destes protozoários, com o intuito de impedir o avanço à “fase sintomática” da doença.
Em palavras mais simples: apesar dos mosquitos infectarem quem for picado, a infecção será muito mais branda, e produzirá uma resposta imune contra o parasita.
Resultados Promissores
Os experimentos tiveram uma eficácia de aproximadamente 90%. Além disso, não foram registrados efeitos colaterais graves, exceto relatos de “coceira nas áreas picadas”. Aqui vai o artigo completo.
Tênis pode manter idosos tão ágeis quanto jovens
SPORTS HEALTH
(Imagem: The Telegraph)
Aproveitando o hype de Challengers, uma pesquisa constatou que idosos que jogam tênis regularmente podem reagir a estímulos tão rápido quanto jovens sedentários.
Explicando… 🏓
O estudo comparou jovens sedentários, com idade média de 23 anos, a idosos acima de 65 anos que praticavam tênis há mais de dois anos, com frequência mínima de três vezes por semana.
Durante os testes, os voluntários eram submetidos a pequenos desequilíbrios, enquanto sensores registravam o tempo de reação de seus músculos.
Como resultado, foi observado que os idosos praticantes do esporte apresentaram “tempos de resposta” idênticos aos dos jovens sedentários.
Tênis e longevidade
Quem é profissional de saúde e trabalha com idosos sabe: um dos principais riscos à saúde de um idoso é a queda acidental.
Como o tênis exige movimentos dinâmicos, deslocamentos laterais e mudanças de direção, esses fatores mantêm o sistema de resposta postural ativo.
🩺 Assim, a atividade fortalece os músculos de sustentação e melhora o equilíbrio do indivíduo, reduzindo significativamente o risco de quedas.
Portanto, se você é idoso (ou convive com algum), o tênis pode ser uma ótima opção de exercício saudável e divertido.
PS: O estagiário já esteve entre os melhores juvenis de tênis do Brasil. Mas como Roger Federer ainda não estava preparado para tanto talento, optou pelo vestibular de Medicina. risos.
Existe um “sorvete de paracetamol” na Holanda?
FATO OU FAKE
(Imagem: X)
Fato ou fake? Recentemente, circularam na internet uma série de boatos de que uma sorveteria holandesa teria criado um “sorvete de paracetamol” — e muita gente foi procurar o tal do sorvete.
A origem do boato
O rumor sobre o sorvete medicinal surgiu de uma imagem que circulou na internet, vinculada a uma confeitaria chamada Maddy, na Holanda.
Embora a ideia tenha chamado à atenção, o produto nunca foi produzido em larga escala ou vendido ao público.
Na verdade, ele foi apenas uma peça de exibição e sequer chegou a ser licenciado para consumo devido a preocupações das autoridades de saúde.
Um “sorvete teórico”
Embora seja teoricamente possível incorporar paracetamol em uma base de sorvete, não seria uma prática comum ou recomendada.
🩺 O paracetamol é um medicamento com propriedades analgésicas e antitérmicas, mas deve ser administrado de maneira controlada.
Como sorvete é algo muito bom, acrescentar Paracetamol em sua composição pode ser algo muito, muito perigoso. risos.
Você já ouviu falar em rinoplastia turca?
EXTRA
(Imagem: Estética Turca)
Recentemente um procedimento estético chamado “rinoplastia turca” entrou na moda. À primeira vista, os resultados podem até ser animadores, mas a realidade é um pouco diferente. 🫠
Pensando nisso, trouxemos uma cirurgiã plástica (que muitos de vocês seguem 👀) para comentar sobre o assunto. Aqui vai o post que fizemos no Instagram.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by