foco no que você controla

bom dia. a maioria dos nossos problemas estão em nossa mente. foque no que você controla. pode acreditar: a vida melhora muito.

foco no que você controla

bom dia. a maioria dos nossos problemas estão em nossa mente. foque no que você controla. pode acreditar: a vida melhora muito.

Inclusão de alunos com autismo: Por que Brasil está tão atrás?
BIG STORY

(Imagem: ABC | Reprodução)

Precisamos falar sobre autismo. Com o mês “abril azul” acabando, não poderíamos deixar um tema tão importante de lado.

Mas, para início de conversa, o que é autismo?

🩺 O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamentos. 

Caracteriza-se por padrões repetitivos de interesse e atividades. Abrange uma ampla gama de sintomas e níveis de intensidade dependendo do indivíduo.

Os dados do Censo de Educação Básica revelam um aumento de 50%, elevando o número de 405.056 para 607.144 estudantes. Ao observar as estatísticas, a maioria das pessoas se empolgam.

As estatísticas escondem muita coisa…

(Imagem: Axios HQ | Reprodução)

Embora o aumento possa ser interpretado como um passo em direção à inclusão, a realidade vivenciada em sala de aula revela uma série de obstáculos.

A ausência de adaptação de atividades para crianças com a condição faz com que elas não usufruam do seu tempo na escola.

Em outras palavras: a matrícula é apenas a “ponta do iceberg”. A implementação de um método eficaz e personalizado é o verdadeiro desafio.

Além disso, aqui vão outros fatores que contribuem para a situação:

  • Formação inadequada de docentes e funcionários

  • Prática de Bullying

  • Cobrança de “taxas extras” para estudantes com TEA (acredite se quiser…)

Atualmente, estima-se que existam 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil.

Pensando nisso, o tema tem sido motivo de preocupação para gestores públicos — que tentam garantir não apenas o acesso, mas também a qualidade da educação.

Moral da história: Apesar dos avanços significativos, ainda existe um longo caminho a ser trilhado.

4 benefícios de se andar na chuva — sim, andar na chuva
STAY HEALTHY

(Imagem: Britannica | Reprodução)

Quando a chuva começa a bater na janela, já dá aquela vontade de pegar o cobertor, abrir aquele pote de sorvete e maratonar aquela série viciante.

No caso do estagiário, não há produtividade que resista a um dia chuvoso.

Dito isso: Não seja como o estagiário. risos.

A matéria de hoje é sobre os benefícios de se… caminhar na chuva. Aqui vão 3 deles:

1) Melhor qualidade do ar: A chuva limpa e refresca o ar, especialmente em grandes cidades superpovoadas e poluídas. Isso acontece a partir da absorção de partículas suspensas no ar, como poeira e poluentes.

2) Queima de Calorias Adicional: Menores temperaturas estão associadas a um maior gasto energético. Assim, nosso organismo tende a naturalmente “trabalhar mais” e queimar mais calorias.

3) Melhora o seu humor: O som e o “cheiro da chuva” podem ter um efeito calmante na mente, promovendo relaxamento e reduzindo os níveis de estresse.

Enfim, se isso vai te convencer a andar na chuva a partir de agora, não sabemos. Mas, se for, só não esquece de se agasalhar! risos.

(Até o estagiário está pensando em dar uma chance ao hábito…)

O que você deveria ficar por dentro…

👨‍⚖️ “Tenho 90 anos e meu plano foi cancelado”. O que diz a lei sobre rescisão de planos de saúde para idosos.

Realidade aumentada na cirurgia: Uma Revolução na Medicina
HEALTHCARE

Jobs ficaria feliz em saber disso. O cirugião Bruno Gobbato, aqui no Brasil, usou com sucesso um Vision Pro, o óculos de realidade mista da Apple, para fazer um procedimento cirúrgico.

Basicamente, ele usou o dispositivo para acessar uma gama de dados, incluindo uma transmissão ao vivo do monitor.

Abre aspas ao doutor: “Com esse aparelho, consegui ver a imagem no tamanho de uma tela de cinema em alta resolução, além de ver os exames e modelos 3D do paciente em tempo real”.

Especialistas em saúde esperam que o dispositivo seja amplamente utilizado na prática médica brasileira e mundial — em não muito tempo.

  • A expectativa é que isso se torne cada vez mais comum. Essa foi a primeira vez no mundo, pelo menos registrada, que algum processo hospitalar foi feito com o aparelho da Apple.

Ainda assim, recentemente, o Dr. Alberto Rodriguez, cirurgião chileno, realizou uma operação usando um óculos parecido — a primeira cirurgia abdominal usando realidade aumentada.

(Imagem: Fox News | Reprodução)

Rodriguez, que também é CEO da Levita Magnetics, fabricante de equipamentos médicos inovadores, desenvolveu um sistema que utiliza a tecnologia para realizar procedimentos menos invasivos.

Através do headset Quest 3 XR da Meta e do sistema MARS da Levita, Rodriguez realizou com sucesso uma colecistectomia, também conhecida como remoção da vesícula biliar.

O impacto dessas novidades: Ao realizar procedimentos menos invasivos, o risco da cirurgia diminui e os “danos” ao organismo do paciente são controlados mais facilmente.

A máquina permite que o médico controle as ferramentas, para que o médico tenha um melhor controle do campo visual.

  • É quase um “videogame” cirúrgico — mais complexo, claro. risos.

Apesar do sucesso da cirurgia, a realidade virtual ainda precisa ser testada com mais frequência em ensaios clínicos, para comprovar sua eficácia e segurança. Mas, cada vez mais, isso parece só questão de tempo…

O conteúdo dessa seção virou um vídeo
ENTREVISTA

TEm vez de estar em texto, convidamos uma doutora especialista para falar sobre o assunto. Clique acima para ver.

Acredite se quiser… Síndrome da Autocervejaria
BELIEVE IT OR NOT

Imagina o seguinte cenário: você está no carro voltando para casa depois de tomar uma cerveja com os amigo(a)s.

De repente, com o que você se depara? Lei seca. O policial para o carro, você sopra o bafômetro e pronto: acabou de se meter em um baita problema.

Bem, pelo menos é isso que acontece com… meros mortais. Mas e se houvesse uma espécie de superpoder para driblar essa regra?

Ele existe: A “Síndrome da Autocervejaria”

🩺 Trata-se de uma condição rara na qual o organismo produz álcool internamente através da fermentação de carboidratos pelo trato gastrointestinal.

Isso pode resultar em sinais de embriaguez constantes, mesmo sem consumo direto de álcool.

Apesar de diabetes e obesidade serem considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença, ainda não se sabe a causa exata da condição.

Agora, olha essa história…

Um homem belga — cuja identidade foi preservada — foi absolvido pelas autoridades de acusações legais por dirigir alcoolizado.

O motivo? Ele era portador da “Síndrome da Autocervejaria”. Para comprovar o diagnóstico, três médicos independentes o confirmaram.

Se é vantagem ou desvantagem, depende do ponto de vista de cada um… risos.

Van Gogh sofria de transtorno bipolar?
EXTRA

Toda arte, esporte ou área do conhecimento tem seus gênios que marcaram gerações.

⚽️ No futebol: Pelé, Marta, Messi…

🧫 Na Ciência: Marie Curie, Einstein, Newton…

📽️ No Cinema: Marylin Monroe, Brad Pitt…

🎨 Na arte: Da Vinci, Picasso e por último — e nem um pouco menos importante — Vincent Van Gogh.

O pintor sempre foi conhecido por sua turbulenta vida pessoal. Disso todo mundo sabe. No entanto, um estudo recente analisou cartas do artista, correlacionado-as a um possível transtorno de bipolaridade.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!