não tá fácil pra ninguém…

bom dia. gravidez, câncer, soroterapia e tratamentos psiquiátricos. tudo isso em uma edição só. o editor-chefe está feliz, já o estagiário… cansado. risos.

não tá fácil pra ninguém…

bom dia. gravidez, câncer, soroterapia e tratamentos psiquiátricos. tudo isso em uma edição só. o editor-chefe está feliz, já o estagiário… cansado. risos.

Os benefícios da Ayahuasca em tratamentos psiquiátricos
BIG STORY

(Imagem: Revista Galileu | Reprodução)

Essa é para os que gostam de desvendar os mistérios da mente humana. Basicamente, um estudo da Cambridge University destacou propriedades antidepressivas da Ayahuasca.

🩺 Ayahuasca é um composto psicoativo preparado a partir de plantas amazônicas. É tradicionalmente usada em rituais religiosos e terapêuticos por povos indígenas da América do Sul.

Suas substâncias, que frequentemente induzem experiências visionárias e introspectivas, são muitas vezes associadas à espiritualidade desses povos.

A Universidade inglesa realizou o experimento com 29 pacientes resistentes ao tratamento convencional para depressão.

  • Uma parte recebeu a substância em si, e a outra parte ingeriu um placebo. Bem… Os resultados foram surpreendentes.

O grupo que recebeu a Ayahuasca apresentou melhoras significativamente maiores em seu quadro depressivo, em comparação aos que receberam o placebo.

Disclaimer do editor-chefe

O estudo é um dos primeiros ensaios clínicos sobre o uso de psicodélicos para tratamento da depressão resistente ao tratamento.

Dito isso, apesar dos resultados positivos, os seus resultados ainda não podem ser tidos como verdades absolutas.

Como a gravidez muda o organismo feminino?
RESEARCH

(Imagem: Herzindagi | Reprodução)

“Na volta a gente compra”, “Pegou um casaco?”, “Bota um chinelo nesse pé, menino!”, “Quer me matar do coração?!”.

Todas essas são frases o estagiário ouviu muito em sua infância — e você provavelmente também. Uma coisa não tem como negar… Mãe é tudo de bom.

Hoje, trouxemos uma pesquisa que decifra o seguinte mistério: por que toda mãe apresenta alguns comportamentos semelhantes?

Mais de 100 novas mães foram seguidas de perto neste estudo, desde o final da gestação até cerca de três semanas após o nascimento de seus bebês.

Foram descobertas alterações neuronais duradouras em uma parte do Sistema Nervoso Central associada à autorreflexão e à empatia com o próximo.

O estudo da neurociência materna ainda é relativamente jovem, com trabalhos datando de apenas uma década.

Essas mudanças são observadas em áreas nervosas cruciais para a construção dos mais diversos tipos de interações sociais.

  • 🧠 O cérebro das mães passa por mudanças comparáveis às dos adolescentes, nas quais ocorre uma redução na matéria cinzenta.

Moral da história: A jornada para a maternidade não é apenas uma experiência emocionante, mas também uma transformação profunda e duradoura na mente das mães.

PS: Beijo para todas as mamães que estão nos lendo!

O que você deveria ficar por dentro…

❄️ Banho de gelo faz bem para a saúde?! Veja os resultados dessa prática, que já virou moda entre atletas.

US$ 600 milhões anunciados para combater o Câncer de Colo de Útero
MEDBIZNESS

(Imagem: Catraca Livre | Reprodução)

Na cidade colombiana de Cartagena das Índias, teve início o primeiro Fórum Global de Eliminação do Câncer Cervical.

No evento, foi anunciado um investimento massivo de US$ 600 milhões para combater a doença, que acomete centenas de milhares de mulheres.

Aqui vão alguns dados do ano de 2020

  • 604 mil mulheres diagnosticadas com a condição

  • 342 mil mortes pelo câncer cervical

Para se ter uma noção, as Nações Unidas estimam que o câncer de colo de útero seja a 2⁠ª causa mais comum de morte por neoplasia em mulheres em idade reprodutiva.

Os compromissos financeiros anunciados durante o evento representam um esforço conjunto para impulsionar estratégias de combate à doença.

O planejamento vai desde a expansão da cobertura vacinal até o reforço dos programas de rastreamento e tratamento. A meta é eliminar a doença até o ano de 2030.

O horizonte para a eliminação do câncer cervical torna-se mais promissor do que nunca, oferecendo esperança a milhões de mulheres ao redor do mundo.

O melhor amigo da sua concentração e bem-estar
PET FRIENDLY

(Imagem: Vecteezy | Reprodução)

Um estudo publicado recentemente desvendou o mistério por trás da conexão entre humanos e cães.

Quem nunca…

  • chorou assistindo “Marley e Eu”?

  • pediu um cachorro para os pais quando criança?

  • se apaixonou por um cachorro aleatório no meio da rua?

Enquanto muitas pesquisas antigas destacam os benefícios emocionais do pet, poucas identificaram as mudanças neurobiológicas que ocorrem a partir dessa relação.

Então, pesquisadores da Universidade Konkuk, realizaram um experimento com 30 adultos, utilizando dispositivos de eletrodos presos às suas cabeças.

O intuito era medir as mudanças nas ondas cerebrais enquanto interagiam com um poodle chamado Aro.

Quanto ao resultado…

Atividades simples como passear, escovar ou brincar com o cachorro demonstraram efeitos positivos específicos no eletroencefalograma dos pacientes.

Os resultados revelaram que as ondas cerebrais alfa dos participantes, que indicam estabilidade e relaxamento, se intensificaram durante as sessões de brincadeiras.

Além disso, os participantes relataram sentir menos estresse, fadiga e melhora na concentração após todas as oito atividades. Enfim, é impossível não amar esses seres incríveis.

Sociedade Brasileira de Dermatologia x Soroterapia
DAQUI PRA FRENTE É SÓ PRA TRÁS

(Imagem: Getty Images | Reprodução)

Infelizmente — ou felizmente — é dever do estagiário te avisar… Daqui pra frente é só pra trás. E a bola da vez tem nome.

🩺 Usada por muitos médicos pelo Brasil, a Soroterapia é um tipo de tratamento que promete aos pacientes uma melhora na imunidade, no desempenho esportivo e é usada, até mesmo, para fins estéticos.

No entanto, a tal “terapia” divide opiniões, afinal a prática ainda carece de evidências clínicas relevantes.

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia decidiu emitir uma nota criticando severamente a prática.

Aqui vai um CTRL C + CTRL V do que foi dito…

“Nos últimos anos, observamos uma crescente divulgação (…) de novos métodos terapêuticos (…) É importante dizer que esses métodos não possuem evidências clínico-científicas consistentes que comprovem a sua segurança e eficácia.”

Além disso, o emprego de doses em excesso pode ser tóxico ao organismo do paciente, causando uma série de efeitos adversos indesejáveis. Agora, a “polêmica científica” está dando o que falar no meio médico…

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

📲 Se você chegou até aqui, comente ☝️ no nosso último post e marque um amigo que vai gostar de nos conhecer. É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!