- Health Times
- Posts
- 27/12/2024
27/12/2024
bom dia. nesse final de ano, vale lembrar: ninguém nunca se arrependeu de ajudar quem precisa. ajude do seu jeito, no seu tempo e com seus recursos — mas não deixe de ajudar.
nunca é demais
bom dia. nesse final de ano, vale lembrar: ninguém nunca se arrependeu de ajudar quem precisa. ajude do seu jeito, no seu tempo e com seus recursos — mas não deixe de ajudar.
Brasil desenvolve primeira vacina para a dengue em dose única
BIG STORY
(Imagem: Axios)
🇧🇷 É DO BRASIL! O Instituto Butantan solicitou à Anvisa o registro da primeira vacina de dose única contra a dengue.
Desenvolvido ao longo de uma década, o imunizante se destaca por oferecer proteção contra os quatro sorotipos do vírus em apenas uma aplicação.
O que há de tão inovador?
Nesse momento, o que você deve estar pensando é: mas já não existia uma vacina para a dengue? Sim, existia. Mas… Digamos que a brasileira seja uma “super vacina”. risos.
🩺A dengue nem sempre se apresenta da mesma maneira, visto que a doença pode apresentar 4 sorotipos distintos.
Na prática, tanto a vacina antiga quanto a nova protegem das 4 modalidades da doença, mas a eficácia da vacina brasileira se mostrou muito superior. Além disso:
A nova vacina requer apenas uma aplicação, enquanto a antiga requer 3 doses ao longo de 12 meses;
A vacina antiga é recomendada apenas para pessoas que já tiveram dengue.
Para garantir a eficácia, os estudos do Butantan se estenderam por cinco anos, acompanhando voluntários e analisando possíveis infecções ou quadros graves. Como resultado, após anos de aplicação, a proteção se manteve sólida.
👀 Looking Forward: A droga ainda precisa ser aprovada pela Anvisa, mas, caso aprovada, será um verdadeiro divisor de águas para a saúde mundial.
Renas inspiram inovações na Medicina Regenerativa
ANIMAL WORLD
(Imagem: Expedition.com)
Se você achava que a única função das renas era transportar o Papai Noel, sentimos muito, mas você foi enganado. risos.
Mais do que puxar o trenó do bom velhinho, esses animais oferecem uma pista valiosa acerca do processo de regeneração de órgãos.
Sobre o fenômeno
Renas conseguem algo único entre mamíferos: regenerar por completo suas galhadas, um órgão composto de nervos, sangue, cartilagem e osso — e tudo isso sem deixar cicatrizes.
E é aí que entra o interesse científico: anualmente, milhares de pesquisadores ao redor do mundo tentam decifrar como podemos regenerar tecidos de órgãos essenciais.
Por exemplo, se você precisa amputar uma perna, seu membro residual pode até mesmo cicatrizar. No entanto, uma perna nova jamais crescerá no lugar da antiga.
🩺Portanto, cientistas estão analisando os processos celulares envolvidos nesse crescimento, para descobrir como ativar e regular o mesmo mecanismo de reparo em humanos.
Células tronco
Até o momento, sabe-se que células-tronco específicas são essenciais para o processo. Ainda assim, não se sabe exatamente como replicar o mesmo fenômeno em pacientes.
🩺 O “pulo do gato” é que esse tipo de molécula possui a capacidade de se transformar em diversos tipos celulares, permitindo a regeneração de tecidos e órgãos.
Mas, é claro, isso tudo pode acontecer na teoria. Na prática, teremos que esperar alguns anos para que isso venha a se tornar realidade.
De olho no futuro: A ciência por trás da obesidade
APRESENTADO POR NOVO NORDISK
Um estudo indica que, até 2044, 48% dos brasileiros estarão com obesidade e 27% em sobrepeso¹ — isso significa que, nos próximos anos, cerca de 130 milhões de pessoas no país poderão viver nessas condições.
É por isso que a ciência precisa ir além. Com mais de 100 anos de pesquisa, a Novo Nordisk lidera estudos para transformar a nossa compreensão e abordagem em relação à obesidade.
Identificando fatores desencadeantes da doença e novas estratégias para alcançar uma perda de peso bem-sucedida. Por isso, desponta como protagonista na ciência por trás da obesidade.
🩺 Veja aqui como a Novo Nordisk está transformando o modo como enxergamos a obesidade.
*BR24NNM00057
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🚫 “Risco de vida”. Batata clássica da Lay’s é recolhida por relatos de reações alérgicas “com risco de vida”
📵 Celulares proibidos. Senado aprova projeto que proíbe celular nas escolas em todo o país e texto vai à sanção
⚽️🏀 Excelente alternativa. Esportes em equipe marcam grandes pontos para o cérebro do seu filho, afirma estudo
🩵 Sensacional. Piloto da United abraça calorosamente sua doadora de medula óssea após cruzar seu caminho durante o voo
🦠 Malária Grave. Congo diz que doença misteriosa por trás de dezenas de mortes de mulheres e crianças finalmente foi identificada como malária grave
Jejum intermitente pode estar relacionado a compulsão alimentar
STAY HEALTHY
(Imagem: Axios)
Herói ou vilão? Uma pesquisa recente da Faculdade de Medicina da USP acendeu um alerta sobre os riscos do jejum intermitente.
Enquanto a prática vem ganhando popularidade como estratégia de emagrecimento, o estudo revela possíveis efeitos colaterais preocupantes.
Sobre o estudo
Dentre as consequências observadas, duas se destacaram consideravelmente: aumento do desejo por comida e maior propensão à compulsão alimentar.
De acordo com os pesquisadores, o número de horas de jejum feito pelos participantes era diretamente proporcional à incidência dessas questões alimentares.
Em outras palavras: Quanto maior o tempo do jejum, maior foi a chance do indivíduo desenvolver algum transtorno alimentar.
O que explica isso?
Os responsáveis pelo estudo atribuíram os resultados a um fenômeno médico chamado “ciclo restrição-descontrole”.
🩺O “ciclo restrição-descontrole” acontece quando, após um período de restrições alimentares intensas, surge um desejo incontrolável por comida.
Em seguida, a culpa gera nova restrição, perpetuando esse comportamento alimentar crônico, desordenado e prejudicial.
Por fim, você deve estar se perguntando: eu deveria fazer jejum intermitente? A resposta é: não sabemos. Como cada ser humano é único, é essencial consultar um profissional de saúde pra ver o que funciona melhor de acordo com o seu organismo e seus objetivos.
Rim de porco salva a vida de mulher nos EUA
CASE DE SUCESSO
(Imagem: Drugs.com)
Simplesmente espetacular. Até o momento, a norte-americana Towana Looney, de 53 anos é a única pessoa no mundo a viver com um órgão de porco de maneira saudável.
Looney recebeu um rim de porco geneticamente modificado depois de anos lutando contra um quadro grave de insuficiência renal.
Uma bela história
Em 1999, Looney doou um de seus rins para a mãe, que enfrentava graves problemas de saúde. Mas essa decisão altruísta acabou cobrando um preço alto.
Complicações de uma gravidez afetaram o funcionamento de seu único rim remanescente, o que a levou a uma falência renal.
Após um bom tempo dependendo de diálises, a mulher entrou na fila de transplantes. Ainda assim, as perspectivas de receber o órgão a tempo eram extremamente limitadas.
Uma segunda possibilidade
Foi nesse momento que os médicos de Towana refletiram: por que não incluí-la em um estudo de “transplantes experimentais”? A partir daí, o resto é história.
🩺O procedimento envolveu a substituição de um rim humano em falência por um rim suíno com dez edições genéticas, destinado a reduzir a rejeição imunológica.
Autorizado pela FDA — Anvisa dos EUA — por meio do programa “acesso expandido”, o transplante foi conduzido pelo Dr. Robert Montgomery, no hospital da New York University.
Um grupo se auto-infectou com HIV na década de 90
EXTRA
(Imagem: IMDb)
Na década de 90, uma grupo punk cubano chamado “Los Friks” resolveu, propositalmente, se auto-infectar com HIV. Aos que quiserem entender melhor o que estava por trás disso, fizemos um post no Instagram sobre a história.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by