- Health Times
- Posts
- 26/08/2024
26/08/2024
bom dia. muitas vezes, dizer “sim” aos outros significa dizer “não”a você mesmo. e vice-versa. fica a dica.
saber dizer não
bom dia. muitas vezes, dizer “sim” aos outros significa dizer “não”a você mesmo. e vice-versa. fica a dica.
“Boom” de Burnout e depressão entre padres e pastores
BIG STORY
(Imagem: Axios)
Saúde mental em pauta. Nos últimos anos, a crescente incidência de depressão, burnout e suicídio entre padres e pastores tem gerado preocupação dentro da comunidade religiosa.
Embora o tema ainda seja um “tabu” entre muitas pessoas, a urgência em abordar essa questão nunca foi tão evidente.
Sobre Burnout e Depressão
🩺 Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no trabalho, caracterizada por exaustão física, emocional, redução do bem-estar e da produtividade.
Apesar de muitos não enxergarem dessa forma, os “trabalhadores religiosos” possuem muitas responsabilidades e compromissos complexos em sua rotina.
🩺 Quanto à depressão: É um transtorno mental caracterizado por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades, fadiga e baixa autoestima.
Solidão e cobrança excessiva
Em um artigo publicado no Vatican News no ano passado, o padre Lício de Araújo Vale destaca que alguns fatores contribuem para esse panorama. Dentre eles estão:
O estresse.
Cobrança excessiva.
Sentimento de solidão.
Padre Lício ainda acrescenta dados para comprovar sua tese: entre agosto de 2016 e junho de 2023, 40 padres morreram por suicídio no Brasil.
A espiritualidade e a saúde mental
Independente da sua religião, fé ou crenças, ter uma espiritualidade desenvolvida e equilibrada é um ponto positivo para a saúde mental do indivíduo.
Ainda assim, muita gente confunde o conceito de “ter uma espiritualidade desenvolvida” com “estar imune à questões de saúde mental”.
Portanto, é essencial pedir ajuda quando necessário. Afinal, depressão, burnout e questões de saúde mental podem atingir qualquer um.
Uso de Cannabis associado a maior risco de câncer de cabeça e pescoço
RESEARCH
(Imagem: NY Times)
Evidências alarmantes. Um estudo recente encontrou uma ligação significativa entre o uso desordenado de cannabis e o aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço.
Como foi feito o estudo?
A pesquisa analisou registros médicos de mais de 116 mil adultos nos Estados Unidos diagnosticados com “Transtorno do uso de Cannabis”.
🩺 O Transtorno de uso de Cannabis é definido como o uso problemático da substância, que leva a comprometimento ou sofrimento significativo do indivíduo.
Em outras palavras: O conceito descreve usuários regulares que apresentam sintomas severos de dependência química.
Então, o que os cientistas fizeram foi o seguinte: compararam os dados destes indivíduos com os de outros não diagnosticados com a condição.
Os resultados
De acordo com o estudo, pacientes “dependentes químicos” eram de 3,5 a 5 vezes mais propensos a desenvolverem câncer de cabeça e pescoço.
Sabe-se que a fumaça da cannabis contém uma vasta quantidade de agentes cancerígenos, semelhantes aos do tabaco.
Este é um dos primeiros estudos realizados para averiguar uma correlação entre o uso da substância e o surgimento de neoplasias. Portanto, ainda não dá pra provar uma eventual causalidade — mas é bom ficar alerta.
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
👶 Atenção no carrinho. Estudo mostra que a maioria dos “alimentos para bebês” nos supermercados não são saudáveis
🚨 Autoridades mundiais em alerta. Congo relata mais de 1.000 novos casos de Mpox em uma semana. Autoridades africanas pedem vacinas
👀 Mistérios da Ciência. Tomografias cerebrais de alguns pacientes hospitalizados que não respondem mostram atividade detectável
🥩 Maior risco de diabetes. Consumo de carne processada aumenta risco de diabetes, indica estudo com milhões de pessoas
🦠 Balas de iogurte = Salmonella? Anvisa notifica e Dori recolhe balas de iogurte, morango e hortelã por risco de salmonella
Vocês perguntaram e nós respondemos
ENTREVISTA COM ESPECIALISTA
(Imagem: Axios)
Essa matéria deu o que falar. Para quem não lembra, há algumas edições, escrevemos um texto sobre protetor solar — e fake news que estavam sendo espalhadas sobre seu uso.
Ao final do texto, liberamos um espaço para que vocês pudessem perguntar à uma especialista sobre o assunto.
E para respondê-las, ninguém melhor do que nossa dermatologista de confiança, Dra Karoline Pacheco. Aos que quiserem ficar por dentro desse tipo de conteúdo, aqui vai o perfil profissional da Doutora Karol.
É verdade que o protetor ajuda na uniformização da pele?
Sim. Um dos principais fatores para o surgimento de manchas é a exposição ao sol. Por isso, o uso de protetor solar faz parte do tratamento para a uniformidade da pele.
Trabalho o dia inteiro dentro de uma empresa, sem exposição ao sol. Devo usar protetor?
Caso você tenha alguma preocupação com surgimento de manchas, uniformidade da pele e rugas, a resposta é sim.
Mesmo a exposição solar por curtos períodos de tempo, pode influenciar esses fatores à longo prazo.
Para a preocupação em relação à prevenção contra o câncer de pele, caso não haja exposição solar direta diariamente, não há a necessidade de aplicação do protetor solar.
Todos os protetores que ja testei até o momento me dão acne. Isso é consequência geral?
Difícil dizer sem conhecer o seu caso por completo. Diversos fatores que podem ocasionar acne. Determinados medicamentos, suplementos alimentares e substâncias podem influenciar.
Além disso, alguns tipos de diagnósticos dermatológicos são frequentemente confundidos com acne. Sugiro que procure um dermatologista para avaliação de todos os detalhes necessários para solucionar o seu caso.
Todo protetor que uso deixa minha pele oleosa. Como posso solucionar isso?
Você já percebe a sua pele oleosa habitualmente? Se sim, vale a pena considerar algum tratamento para controle de oleosidade e reduzir este seu incômodo.
Caso não perceba oleosidade sem o uso do protetor solar, talvez a sua percepção da textura do protetor solar na sua pele seja a questão.
Sugestão: teste diferentes veículos de protetor solar (gel-creme, fluidos, em bastão, em mousse…). A aplicação da quantidade correta tende a deixar essa sensação de que estamos com algum produto na pele mesmo.
Empresa roubava cadáveres para produzir enxertos dentários
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: Axios)
Simplesmente assustador. Uma rede criminosa foi acusada de roubar milhares de cadáveres de crematórios e laboratórios médicos na China.
O objetivo da prática? Utilizar os ossos dos corpos para produzir e comercializar enxertos dentários.
Segundo as autoridades, os órgãos foram usados na produção de enxertos alogênicos, um tipo específico de material.
🩺 Legalmente, esse tipo de material pode ser retirado durante cirurgias em indivíduos vivos, apenas com o consentimento do paciente.
Roubo e lucro
Aparentemente, o grupo criminoso já lucrou cerca de 380 milhões de yuans com a prática, o que equivale a aproximadamente R$ 260 milhões.
Além disso, documentos policiais revelaram a apreensão de 18 toneladas de ossos e 34.000 enxertos semiacabados.
E não para por aí: O principal suspeito da operação já admitiu publicamente ter roubado mais de 4.000 corpos humanos de crematórios chineses.
Os relatos indicam que funcionários dos estabelecimentos eram subornados para desmembrar os corpos e facilitar seu transporte. Até o momento, 75 suspeitos já foram detidos.
Cientista soviético criou cão de 2 cabeças
EXTRA
(Imagem: BBC News)
Pode parecer filme do Nolan, mas não é. Esse cientista soviético simplesmente chocou o mundo ao realizar um dos experimentos mais controversos da história.
Não vamos falar muito a respeito do assunto para não dar spoilers. No entanto, se quiser entender como isso acontece, fica aqui uma matéria sobre o assunto.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by