- Health Times
- Posts
- diu para homens?
diu para homens?
um estudo pode trazer um gel anticoncepcional masculino
surpresa
bom dia. a vida é feita de surpresas. desde a emergência no hospital às 4 da manhã, até o chocolate surpresa do paciente.
Anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia
BIG STORY
(Imagem: RFI | Reprodução)
Grandes avanços foram feitos em um gel anticoncepcional masculino. Quem está realizando os estudo é uma empresa de biotecnologia dos EUA, chamada Contraline.
Mais de 1.500 voluntários, de diferentes idades, injetaram o contraceptivo no canal deferente dos homens — o tubo que transporta os espermatozóides dos testículos para fora do corpo — em uma consulta médica, após receberem anestesia local.
Pontos importantes e que podem confundir muita gente:
Todos os participantes continuaram a ter ejaculações. A diferença é que a contagem de espermatozoides nelas caiu de 99% a 100% um mês após o procedimento;
Os indivíduos continuariam tendo ereções normalmente.
O intuito é justamente desenvolver um método de contracepção masculino parecido com a vasectomia.
No entanto, a vantagem é que vai ser mais facilmente reversível. O método vem sendo comparado a um “DIU para homens”. Mas lógico que são mecanismos diferentes.
No caso da vasectomia, é mais complicado revertê-la, então chances de sucesso seriam menores do que no caso do possível remédio.
Simplificando: Trata-se de um gel que é injetado, com uma agulha bem fina, no ducto deferente. O composto funcionaria como uma “rolha” ou “tampão” do ducto, impedindo que os espermatozoides saiam.
A empresa espera que o gel, chamado “Adam”, receba aprovação da Food and Drug Administration (FDA) e chegue ao público em até 3 anos. Isso significa que você talvez saiba de alguém daqui a alguns carnavais…
Chocolate amargo diminui fissura por cigarro?
RESEARCH
(Imagem: Everyday Health | Reprodução)
Sim. Boa notícia para os chocólatras tentando largar o vício de fumar. Uma pesquisa realizada por nutricionistas da UFF mostram que consumir o equivalente a 40g de chocolate 70% cacau contribuiu significativamente para a diminuição do vício em fumantes em tratamento.
O mais importante: Sem afetar as medidas corporais dos pacientes, o que costuma ser uma das maiores preocupações dos pacientes fumantes.
É fundamental reconhecer que os benefícios de parar de fumar são muito maiores do que um pequeno ganho de peso.
Se você não pegou a relação… Os fumantes desenvolvem uma seletividade alimentar devido à ação da nicotina, que acelera o metabolismo e interfere nas papilas gustativas, reduzindo a sensação de sabor dos alimentos para o tabagista.
Assim, o índice de massa corporal de fumantes tende a ser mais baixo do que o normal. Afinal, a pessoa tende a pular refeições, não tomar café da manhã e sempre comer de maneira monótona por sentir menos o prazer do sabor.
No caso do chocolate, é uma bela alternativa para se enfrentar o período de abstinência do cigarro. Dois coelhos de uma vez só.
Fratura no metatarso: A lesão no pé de uma BBB (e do Neymar)
TRENDING TOPICS
Não está fácil para a sister. Giovana, uma das participantes do reality show desta edição, teve uma fratura no quinto metatarso.
Em bom português: O metatarso é osso que vem logo antes do dedinho do pé, como se pode ver na imagem abaixo:
(Imagem: BBB | Reprodução)
A BBB precisará ficar 5 semanas com o pé imobilizado, e se mostrou preocupada com as provas do programa, muitas das quais exigem aptidões físicas dos candidatos.
"Como eu vou fazer com o pé quebrado? Tenho que ficar 5 semanas com isso. Como vou participar de prova, gente? Tem prova duas vezes por semana.”
Coincidentemente, essa fratura ficou conhecida — até mesmo no meio médico — como “fratura do Neymar”. O jogador fissurou o quinto metatarso em fevereiro de 2018, perto da Copa do Mundo daquele ano.
Bilionários tentam tirar cientistas das Universidades
HEALTH BIZNESS
(Imagem: The New York Times | Reprodução)
Efeito Brain Drain. Em um laboratório entre os campi de Harvard e do MIT, um grupo de cientistas está em busca do próximo medicamento bilionário.
A estratégia é bastaaaante ousada. Os ultra ricos querem captar os melhores cérebros de grandes universidades e instituições para desenvolver remédios focados nas áreas de câncer e doenças cerebrais.
Financiado com US$ 500 milhões de algumas das famílias mais ricas dos Estados Unidos, o grupo chamado Arena BioWorks oferece salários milionários para atrair professores universitários altamente qualificados para uma caça ao tesouro com fins lucrativos.
Time is money and time is life. Uma das vantagens competitivas do grupo é evitar as burocracias que retardam as rotas de pesquisa científica em universidades e empresas farmacêuticas, buscando descobrir novos medicamentos rapidamente.
A Arena BioWorks se destaca pelo seu grande financiamento e abordagem inovadora. Operam em modo sigiloso.
Pra se ter uma ideia, um dos nomes que está por trás da empreitada é o investidor Michael Dell, herdeiro da fortuna do Subway e proprietário dos Boston Celtics.
Segundo alguns dos cientistas, a prática de sair da universidade e seguir uma carreira na indústria era mal vista no meio acadêmico. Hoje é o contrário. Vai que a moda pega…
Europa alerta sobre o risco do Valproato para futuros pais
WORLD HEALTH
(Imagem: Netdoctor | Reprodução)
A European Medicines Agency (EMA) tem recomendado medidas de precaução em relação ao uso do Valproato para homens que planejam ter filho. Ok… Mas do que se trata esse medicamento?
O valproato é um fármaco muito usado no tratamento de epilepsia, transtorno bipolar e por vezes até mesmo enxaqueca.
No entanto, a agência tem se preocupado em relação ao surgimento de transtornos neurodesenvolvimentais em filhos de homens que usaram o medicamento 3 meses antes da concepção. O estudo que associa as duas coisas está aqui.
A pesquisa mostrou que cerca de 5 em 100 crianças nascidas de pais tratados com valproato nos três meses anteriores à concepção tinham um transtorno neurodesenvolvimental, em comparação com cerca de 3 em 100 nascidas de pais tratados com outros medicamentos alternativos.
E também foram apontados riscos para as futuras mães:
Estimativas sugerem que 30-40 em cada 100 crianças em idade pré-escolar, cujas mães tomaram valproato durante a gravidez, podem apresentar problemas no desenvolvimento;
Problemas típicos incluem atraso no caminhar e falar, menor habilidade intelectual em comparação com outras crianças e dificuldades com linguagem e memória.
O que os médicos que prescrevem o medicamento estão sendo orientados a fazer é explicar os riscos potenciais aos pacientes e discutir a necessidade de contracepção eficaz para o paciente e sua parceira. Em determinados casos, também estão sendo usados remédios alternativos.
O Grito
HISTÓRIAS BIZARRAS DE PLANTÃO
(Imagem: BBC | Reprodução)
“O grito”, de Edvard Munch, é uma pintura expressionista cujo objetivo seria expressar o medo e angústia do personagem retratado.
Temos certeza que vocês entenderão o porquê dessa escolha artística para a matéria. Leia até o fim.
Quem nos escreve no momento é uma médica com mais de 35 anos, formada no Rio Grande do Sul. Ela, assim como a grande maioria dos profissionais de Saúde, teve que passar pela disciplina de anatomia no início do seu curso.
Fascinante para alguns e chata para outros, é indiscutível que o conhecimento anatômico é essencial.
Digamos que a aluna fosse do time que é fã da matéria. O que poucos sabem é que antigamente era comum que estudantes levassem ossos para estudar suas estruturas em casa, a fim de entender o lindo mecanismo que faz nosso esqueleto se mover.
Assim como a maioria de sua turma, estava tendo um pouco de dificuldade para decorar todos os acidentes ósseos nos membros inferiores. Portanto, decidiu levar para casa:
1 Fêmur
1 Tíbia
1 Fíbula
Alguns ossos do tarso e metatarso.
No entanto, em uma tranquila manhã de quarta-feira, algo inesperado aconteceu. Vivi, a moça que fazia a limpeza da casa, decidiu tirar um saco preto de baixo da cama da jovem. Ao abri-lo, estava tudo ali dentro.
A reação foi, digamos… arrepiante. Reza a lenda que “o grito” acordou o bairro inteiro, e que as teclas “1”, “9” e “0” nunca foram apertadas com tanta força. risos.
Ao final, tudo foi esclarecido e perceberam que não se passava de um mal-entendido. Mesmo assim, fica aqui nosso apoio à Vivi… Não é todo dia que alguém se depara com esse tipo de cena. Conseguimos imaginar o susto.
🫵 E você? Tem alguma história bizarra de plantão? Responda esse e-mail e nos conte. Quem sabe não aparece na próxima edição?
📲 Chegamos no Instagram. Clique aqui para nos seguir.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.