- Health Times
- Posts
- 25/11/2024
25/11/2024
bom dia. você é a média das 5 pessoas com quem mais convive. o segredo para uma vida mais feliz e saudável? conviva com pessoas que te façam bem.
ambiente
bom dia. você é a média das 5 pessoas com quem mais convive. o segredo para uma vida mais feliz e saudável? conviva com pessoas que te façam bem.
Satélites da NASA revelam queda abrupta nos níveis globais de água doce
BIG STORY
(Imagem: Axios)
A Terra está ficando seca? Cientistas descobriram que a quantidade total de água potável da Terra caiu abruptamente desde maio de 2014 — e, desde então, permanece baixa.
Segundo a revista Surveys in Geophysics, isso pode indicar que os continentes entraram em uma fase persistentemente mais seca.
De 2015 a 2023, a média de água doce em terra foi 1.200 km³ menor do que entre os anos de 2002 a 2014. Só pra ter ideia, é como se tivéssemos perdido 6 milhões de estádios do Maracanã em volume de água doce no período.
E o que eu tenho a ver com isso?
🩺 A redução da água doce ameaça o abastecimento básico, causando desidratação, doenças relacionadas à má qualidade da água, e prejudicando a higiene da população.
Além disso, um problema indireto que surge é o da insegurança alimentar, visto que as plantações deixam de ser irrigadas adequadamente.
E, é claro, quem sofre mais com esse tipo de coisa são as comunidades mais vulneráveis, nas quais os sistemas de saúde frequentemente colapsam pela falta de recursos.
Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o artigo científico original na íntegra. Boa leitura! 👀
Startup alemã vende possibilidade de “vida após a morte”
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: Metro)
Vida após a morte? Se isso é possível ou não, ainda não sabemos. No entanto, tem muita gente empenhada em driblar o fim da linha.
É o caso da Tomorrow Biostasis, uma startup que oferece a criopreservação de corpos após o falecimento.
A ideia da companhia
Aos que estiverem dispostos a arcar com a quantia de 200 mil euros + uma mensalidade de 50 euros após a morte, eis o que vai acontecer:
Em caso de falecimento, a empresa envia uma ambulância especialmente equipada com uma equipe médica, que inicia o resfriamento do corpo com gelo e água imediatamente.
🩺 Então, especialistas preenchem seu corpo com uma solução química, cujo objetivo é preservar ao máximo suas células.
Em seguida, seus restos mortais serão transportados para uma instalação na Suíça, onde ficarão armazenados em nitrogênio líquido a cerca de menos 200 graus Celsius.
💡 A esperança é de que, eventualmente, a tecnologia médica avance o suficiente para trazê-lo de volta à vida.
Numbers to watch
Até hoje, nenhum ser humano foi trazido de volta à vida a partir da técnica. Ainda assim, a quantidade de pessoas que pagam para ser congeladas só cresce.
Apenas a startup alemã já conta com 700 membros pagantes, que serão congelados após a própria morte.
Você pagaria R$1,2 milhão para ser congelado? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🧠 Transtorno do jogo. Como funciona o cérebro de uma pessoa viciada em apostas?
😔 Assédio nas Universidades. Brasileiros relatam assédio em curso de medicina na Bolívia
🎄Você mais feliz! Por que decorar cedo para o Natal pode deixar você mais feliz?
🚬 Combate ao tabagismo. Pílula única para parar de fumar é lançada pelo NHS, no Reino Unido
💨 Parques eólicos fazem mal? Pesquisa aponta síndromes em comunidades próximas a parques eólicos
Hospital em SP é fechado após interdição e 32 mortes
LAWSUITS
(Imagem: UOL)
“Erros grotescos”. Foi assim que uma investigação descreveu a gestão do Hospital Bela Vista, que era referência no atendimento à população em situação de rua de São Paulo.
Interditado pela Vigilância Sanitária estadual desde o final de outubro, o hospital está sendo investigado pelo Ministério Público devido às irregularidades e mortes suspeitas.
Mortes suspeitas
De acordo com a promotoria que acompanha o caso, foram identificados problemas estruturais e uma série de irregularidades, que podem ter levado à desfechos trágicos de pacientes.
A investigação estima que, entre agosto e setembro, seis mortes na Unidade de Terapia Intensiva estavam associadas a “erros grotescos”. Mas a lista de problemas continua:
Quartos inadequados para pacientes em isolamento;
Escalas de plantão incompletas;
Irregularidades na esterilização de materiais cirúrgicos.
E agora?
A soma de todos estes fatores culminou no fechamento definitivo do hospital, que deixa de atender uma população extremamente vulnerável.
No momento, a Secretaria Municipal de Saúde já está entregando o prédio, seguindo determinações do MP de São Paulo e da Vigilância Sanitária. Ainda assim, medidas judiciais com o intuito de reabrir o hospital podem estar a caminho.
Insetos que comem plástico????
ANIMAL WORLD
(GIF: Gifer)
Combate à poluição. No Quênia, cientistas descobriram larvas capazes de comer poliestireno, um dos principais tipos de plástico sintético.
E sim, trata-se daquele isopor que usamos em embalagens, e que demora séculos para se decompor naturalmente.
Sobre o poliestireno
O material é amplamente usado em embalagens de alimentos, eletrônicos e produtos industriais. Por ser difícil de degradar, acaba acumulando no meio ambiente.
🩺 O acúmulo de poliestireno libera microplásticos ingeridos por animais, contaminando alimentos consumidos por humanos, com potenciais efeitos tóxicos.
E, para os animais, causa sufocamento e desnutrição, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade.
Os novos “heróis ambientais”
Apesar de existirem métodos tradicionais de reciclagem, as técnicas são caras e podem gerar poluentes.
Por esse motivo, explorar soluções biológicas é uma ideia promissora — pense que esse microorganismos podem ser usados em lixões, fábricas ou aterros sanitários.
Enquanto tentamos criar soluções artificiais para lutar contra a poluição, a resposta pode estar na própria natureza.
Uma condição rara deixou o estagiário em maus lençóis
HISTÓRIAS BIZARRAS DE PLANTÃO
(Imagem: Britannica)
Quem estava com saudade das “histórias bizarras de plantão”? Esse é o quadro preferido do editor-chefe, e hoje ainda veio com uma vítima especial: ele mesmo, o estagiário. risos.
Tudo começou quando nosso querido estagiário virou a noite estudando para uma prova prática da disciplina de Semiologia, uma das mais temidas do ciclo clínico.
Na hora H, ele entrou no leito do paciente e leu os seguintes comandos: “ausculta cardíaca e palpação o fígado”. Imediatamente veio uma sensação de alívio.
Mas a história não para por aí
Para quem havia passado a madrugada inteira na frente do famoso “Porto” de Semiologia, os comandos eram relativamente simples. Mas estava bom demais para ser verdade.
Como era de se esperar, o aluno auscultou todos os focos cardíacos, palpou o fígado e descreveu tudo o que fez perfeitamente.
Ao final da prova, as palavras do professor foram: Eu te daria a nota máxima… se esse paciente fosse igual a 99,9% da população. Não reparou que ele tem Situs Inversus Totalis?
🩺 Situs Inversus Totalis se trata de uma condição rara, na qual os órgãos do paciente têm sua localização simetricamente invertida.
Na prática, todos os órgãos que localizavam-se à direita do organismo passarão a se localizar à esquerda, e vice-versa.
Ou seja, os focos cardíacos e o fígado que o estagiário “afirmou ter palpado” na avaliação, estavam do lado oposto no corpo do paciente.
Moral da história? Um belo “5/10” no boletim. Mas, pensando pelo lado bom, rendeu assunto pra newsletter. risos.
E você, tem alguma história de plantão engraçada? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Por que não existem mosquitos na Disney? ir à
EXTRA
(Imagem: Disney World)
Sim, esse é provavelmente o assunto mais aleatório da edição. risos. Se você já foi ou pensa emDisney, saiba que mosquitos são a última coisa com a qual você deve se preocupar.
Como assim???? A resposta é bem mais interessante do que você imagina. Aqui vai um post que fizemos sobre o assunto.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by