- Health Times
- Posts
- 25/04/2025
25/04/2025
menos é mais
bom dia. quando o assunto é saúde, exagero quase nunca ajuda. dormir demais, comer demais, treinar demais… equilíbrio ainda é o melhor caminho.

BIG STORY
A sequência de eventos que levaram ao falecimento do Papa Francisco

(Imagem: Axios)
🕊️ A última jornada de Francisco. Na última segunda-feira, o Vaticano confirmou que o Papa Francisco morreu de um AVC seguido por insuficiência cardíaca, aos 88 anos, em sua residência.
Segundo a instituição, o pontífice havia pedido um enterro simples e sem ornamentos, rompendo com a tradição de sepultamento sob a Basílica de São Pedro.
O AVC e doenças crônicas associadas
O Papa Francisco morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca. O AVC ocorre quando há obstrução ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro — levando à morte de células cerebrais.
Isso pode comprometer funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos… E foi o que aconteceu. Após o AVC, o coração do papa não conseguiu manter o bombeamento adequado de sangue, levando à falência dos órgãos.
Além disso, o pontífice já enfrentava uma série de doenças crônicas — que naturalmente aumentam o risco de complicações de saúde.
Bronquiectasias: uma dilatação anormal e permanente dos brônquios, que causa acúmulo de muco, infecções respiratórias recorrentes e inflamação crônica pulmonar;
Hipertensão Arterial: elevação persistente da pressão sanguínea nas artérias, aumentando o risco de infarto, AVC, insuficiência renal e cardíaca;
Diabetes Tipo II: doença metabólica caracterizada pela resistência à insulina e/ou produção insuficiente, resultando em níveis altos de glicemia e complicações sistêmicas progressivas.
Fevereiro de 2025
Apesar de conviver com essa série de condições, o Papa Francisco ainda levava uma vida relativamente ativa, cumprindo com intensos deveres de seu cargo. Mas, foi em fevereiro de 2025 que as coisas mudaram.
Nesse mês, o Papa teve uma pneumonia dupla, o que sobrecarregou ainda mais seus pulmões e seu sistema cardiovascular.
🩺 Pneumonia dupla se trata de uma infecção nos dois pulmões, causando inflamação, febre, tosse, falta de ar e acúmulo de secreções respiratórias.
Segundo os médicos responsáveis pelo caso, esse conjunto de fatores foi determinante para o desfecho ocorrido.
🔮 E agora? O pontífice escolheu ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, local ao qual era devoto e visitava antes e depois de suas viagens.
Ainda assim, seu corpo foi colocado em caixão na segunda-feira, e será levado à Basílica de São Pedro para homenagens públicas.
O funeral ocorrerá entre 4 e 6 dias após a morte, com mais 9 dias de luto oficial. Em seguida, o conclave acontecerá em 20 dias, e pretende escolher o sucessor ao cargo.
RESEARCH
Idosos usuários de smartphones podem ter menor declínio cognitivo

(Imagem: Axios)
Uma nova análise desafia a ideia de que celulares e tablets causam “demência digital” em idosos.
Muito pelo contrário, o uso frequente de dispositivos eletrônicos pode estar ligado a um menor declínio cognitivo por estimular funções como memória, atenção e resolução de problemas.
Além disso, facilita conexões sociais e promove atividades que demandam da cognição, como a organização da própria rotina ou o contato com familiares.
🩺 Combinados, esses fatores contribuem para manter o cérebro ativo e funcional durante o envelhecimento.
O que o estudo encontrou?
A revisão de 57 estudos, com mais de 400 mil pessoas acima dos 50 anos, mostrou que quem usa celulares ou internet com frequência apresenta um menor risco de comprometimento cognitivo.
A média de idade dos participantes era de 69 anos, e todos haviam feito testes mentais ou recebido algum diagnóstico neurológico.
De modo geral, a metodologia do estudo feito possui uma limitação: Não nos permite inferir uma relação direta entre causa e consequência.
Em outras palavras, ainda não se sabe se a tecnologia ajuda a preservar o cérebro, ou se pessoas com cognição melhor tendem a usá-la mais. Afinal, ambas as hipóteses são plausíveis.
Ainda assim, os autores do estudo insistem que trata-se de uma “via de mão dupla”, na qual tanto o uso estimula o cérebro quanto o bom funcionamento mental favorece o uso. Para se aprofundar no assunto, aqui vai o link do artigo original.
APRESENTADO POR FACULDADE SÍRIO-LIBANÊS
Encontre o erro…
Não é difícil perceber. Um hospital apenas com médicos, sem um sistema estruturado de enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, dentistas… é o palco pra um cenário caótico.
🤯🚨 Enquanto as filas do SUS batem recorde de espera, o profissional da saúde acorda pra matar vários leões por dia. Uma realidade difícil, mas que pode ser melhorada com preparo.
Além de se destacar como um profissional de excelência, quando você se mantém atualizado e com a prática afiada, pacientes são atendidos com mais eficiência e isso faz uma enorme diferença no todo.
Por isso, a Faculdade Sírio-Libanês oferece cursos de curta duração em diversas práticas, que trazem mais experiência para atuar, ampliam o cuidado e fortalecem o propósito da área da saúde.
Um futuro melhor — inclusive da sua conta bancária. risos — passa pelo desejo de evoluir. Até o dia 30/04, você aproveita os cursos com 20% de desconto, corre pra não perder!
TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
💪🏼 Transformou a vida de alguém. Esse é o primeiro paciente do mundo a receber um transplante de braço e ombro
😨 Inacreditável. Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas
😔 Aproximadamente 70%. Esse é o percentual dos sobreviventes judeus do Holocausto que podem desaparecer nos próximos 10 anos
💰 Possível política de saúde. Lula avalia apoiar criação de plano de saúde popular de até 100 reais
🏥 Coincidência? Sobe para 6 o número de funcionários do mesmo andar de hospital que desenvolveram tumores cerebrais
💊 Testado em humanos. Anticoncepcional masculino sem hormônios é avaliado em nova fase de pesquisa
🩺 Questão de saúde pública. Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país
WORLD HEALTH
Casos de sarampo dobraram na Europa no último ano

(Imagem: Axios)
🚨 O sarampo voltou com força. Casos da doença dobraram na Europa em 2023, atingindo o maior número em quase 30 anos.
O motivo? Segundo a OMS, atrasos na vacinação durante a pandemia e a onda de desinformação sobre vacinas.
O motivo? Segundo a OMS, atrasos na vacinação durante a pandemia e a onda de desinformação sobre vacinas.
Contextualizando…
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae. Ele se transmite pelo ar, por gotículas respiratórias, e pode permanecer ativo no ambiente por até duas horas.
🩺 Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas na pele.
Embora muitos se recuperem, o sarampo pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças pequenas e pessoas não vacinadas.
A realidade em números
Foram registrados 127 mil casos e ao menos 38 mortes em 53 países da Europa e da Ásia Central. Mais da metade das infecções envolveu crianças com menos de cinco anos, e 60% dos pacientes precisaram ser hospitalizados.
Segundo as autoridades, entre os anos de 2019 e 2023, a aplicação da primeira dose da vacina contra o sarampo caiu 10%.
A partir disso, meio milhão de crianças deixaram de ser vacinadas — seja por desinformação ou falta de estrutura dos sistemas de saúde.
Ainda assim, a boa notícia é que o sarampo pode ser prevenido com uma vacina segura e eficaz, disponível gratuitamente em muitos países. Ou seja, é um problema reversível.
A imunização em massa é essencial para interromper a circulação do vírus e proteger as comunidades. Para ajudar, rebata as fake news disseminadas sobre as vacinas. Elas salvam vidas.
BELIEVE IT OR NOT
Por que muitos fisiculturistas começaram a tomar leite materno?

(Imagem: Axios)
🍼 Uma tendência no mínimo… estranha. risos. Acredite se quiser, mas determinados grupos de fisiculturistas voltaram a tomar leite materno, afirmando que ele pode beneficiar seus ganhos de massa muscular.
Verdade ou mito? O leite materno é formulado para atender às necessidades nutricionais de recém-nascidos — e não de adultos.
🩺 Embora contenha proteínas, anticorpos e fatores de crescimento, suas concentrações são insuficientes para promover ganhos significativos de massa muscular em fisiculturistas.
A digestão e absorção desses nutrientes também diferem no organismo adulto, reduzindo sua eficácia.
Além disso, não há evidências científicas que comprovem qualquer benefício superior em relação a fontes proteicas tradicionais, como alimentos ricos em proteínas ou o próprio Whey Protein.
Riscos reais
Como newsletter de saúde, é nosso papel alertar: Boa parte do leite materno vendido online pode estar contaminada.
Inclusive, um estudo realizado pelo Nationwide Children's Hospital nos EUA mostrou que 75% das amostras compradas pela internet continham patógenos nocivos.
Ou seja, o leite só é seguro quando extraído, armazenado e transportado com rigor — o que raramente ocorre fora de bancos oficiais.
🔮 E agora? Mesmo que determinadas pesquisas possam demonstrar benefícios isolados, vale lembrar que o uso de determinado suplemento só deve ser feito quando seus benefícios superarem seus riscos… E, de modo geral, não é isso que acontece.
Portanto, a mensagem que fica é: Não entre na “moda”. As consequências podem ser piores do que você imagina.
AROUND THE WEB
⚡️ Só marketing? Será que os pré-treinos realmente funcionam?
🦴 Um esportista radical por dentro. Esse é o raio-X de Travis Pastrana, um dos maiores atletas de esportes radicais de todos os tempos
❤️ Como Chris Martin lida com a depressão? Em um vídeo sincero, o vocalista do Coldplay falou sobre sua luta contra a depressão e compartilhou o que tem ajudado a lidar com os dias difíceis
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by