muita coisa boa

bom dia. um brasileiro foi responsável por um dos maiores feitos recentes da ciência. mas o que repercute por aqui é quem vai ou não sair do reality da tv… bora mudar isso?

bora mudar isso?

bom dia. um brasileiro foi responsável por um dos maiores feitos recentes da ciência. mas o que repercute por aqui é quem vai ou não sair do reality da tv… bora mudar isso?

Brasileiro transplanta primeiro rim de porco para humano
BIG STORY

É do Brasil! Não é só no futebol que o nosso país está mandando bem, não. Nossos médicos também estão marcando alguns golaços mundo afora!

🇧🇷 Leonardo Riella, brasileiro que trabalha no Massachussets General Hospital, foi o responsável por liderar a equipe que fez o primeiro transplante de um rim suíno para um humano.

O sucesso dessa cirurgia representa um marco para a medicina, abrindo novos horizontes para milhares de pessoas que estão na lista de espera por um transplante de renal.

Acontece que viver dependendo das máquinas de diálise afeta demais a qualidade de vida do paciente. Em outras palavras, um rim novo pode significar uma vida nova.

🐖 O rim do porco, do ponto de vista anatômico, é muito semelhante ao humano. No entanto, o obstáculo encontrado pelos cientistas era o risco de rejeição do órgão.

Calma que o estagiário acabou de ver isso em imunologia…

(Imagem: Popular Mechanics | Reprodução)

Basicamente, quando um organismo estranho é transplantado para o nosso corpo, ele inicia uma série de mecanismos de resposta imune.

  • Muitas vezes, essa resposta imune é tão intensa, que aquele órgão é rejeitado pelo organismo do indivíduo.

A maneira dos cientistas de driblarem esse obstáculo foi criar porcos geneticamente modificados. Foram retirados genes suínos “nocivos” e acrescentados genes humanos.

Quanto ao resultado: O paciente submetido à cirurgia já se encontra bem e estável. O processo todo foi considerado um sucesso total.

Afinal… Quanto a genética influencia na obesidade?
STAY HEALTHY

(Imagem: The New York Times | Reprodução)

Quando o estagiário chegou na primeira festa da faculdade, um dos veteranos disse a seguinte frase:

“Duvido que você vai terminar a faculdade magrinho desse jeito. Amigão, daqui pra frente é só pra trás.”

Apesar disso ser verdade para algumas pessoas, o editor-chefe já tranquilizou o estagiário. Afinal, dá pra levar uma vida equilibrada ao longo do curso.

Mas, voltando ao tópico inicial…

Segundo um novo estudo da Universidade da Noruega, pessoas preocupadas em ganhar algum peso na meia-idade devem observar como eram seus pais nessa idade.

  • O Estudo Tromso é um dos maiores já feitos, e contou com a participação de mais de 45.000 pessoas desde 1974.

Uma de suas principais descobertas foi a seguinte:

Indivíduos têm 6x mais chances de se tornarem obesos na meia-idade caso ambos os pais tenham apresentado o quadro nesse período da vida.

Além disso, ter apenas um dos pais obeso mais do que triplica as chances de obesidade na meia-idade, afirmam os pesquisadores.

Para os que gostam de números…

Para cada 4 unidades de IMC aumentadas na mãe, havia um aumento de 0,8 unidades para o filho. A cada 3 unidades adicionais de IMC para o pai, havia um aumento de 0,7 no IMC do filho.

Traduzindo esses números: Sim, herdamos muitas características genéticas e comportamentais de nossos pais, principalmente quando o assunto é obesidade.

O que está rolando por aí…

🇧🇷 Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor! Brasil registra maior número de transplante de órgãos em 10 anos

O que vacas têm a ver com tratamento de diabetes?
HEALTHTECH

(Imagem: Vet Times | Reprodução)

Avanços na luta contra o diabetes! Cientistas da USP, em colaboração com a Universidade de Illinois, alcançaram um marco histórico.

Resumindo: Pesquisadores conseguiram obter insulina humana a partir do leite de uma vaca transgênica, ou seja, um animal geneticamente modificado.

Essa conquista, detalhada em um artigo publicado na renomada revista Biotechnology Journal, traz esperança para milhões de pessoas que vivem com diabetes ao redor do mundo.

Utilizando uma técnica inovadora, os pesquisadores inseriram um segmento de DNA humano no núcleo celular de dez embriões bovinos.

O segmento de DNA, cuidadosamente projetado por engenharia genética, foi programado para se expressar exclusivamente nos tecidos mamários do animal.

  • Então, embriões foram implantados no útero de vacas normais, resultando no nascimento de filhotes transgênicos.

🐄 Resultado: As vacas nasceram produzindo uma proporção surpreendente de insulina. O processo de produção foi tão eficiente, que 1 litro de leite continha alguns gramas do hormônio.

Embora ainda precise passar por mais testes antes de se tornar amplamente disponível, esse avanço promissor pode revolucionar a produção de insulina.

Isso ofereceria uma solução viável para os desafios enfrentados por pacientes diabéticos, como a escassez e os altos custos do hormônio.

Diagnósticos de Câncer de Próstata podem ter sido “perdidos” durante o COVID
WORLD HEALTH

(Imagem: Med Page Today | Reprodução)

A pandemia do COVID impactou em muita coisa no mundo, principalmente na área da Saúde. Agora, descobrimos mais um impacto.

De acordo com um novo estudo, publicado na Revista Científica BJUI International, acredita-se que 20.000 diagnósticos de câncer de próstata foram “perdidos” no período.

Os cientistas examinaram a incidência de câncer de próstata de janeiro de 2015 a julho de 2023.

O resultado

Aparentemente, houve uma queda e 31% nos diagnósticos de câncer de próstata em 2020. Aproximadamente 4.200 diagnósticos a menos do que o esperado.

  • Nos anos seguintes, o fenômeno se repetiu, com 4.722 diagnósticos a menos em 2021 e 3.148 em 2022.

É simples: Como as pessoas iam menos ao médico, e consequentemente faziam menos exames de rotina, a detecção dos casos ficou mais difícil.

Quanto às consequências disso…

Em abril de 2020, a mortalidade relacionada ao câncer de próstata aumentou de 5,5 para 8,5 por 100.000 habitantes.

Um segundo pico foi observado em janeiro de 2021, com uma taxa de 7,5 por 100.000.

Como sempre falamos por aqui, exames de rotina são fundamentais para todos nós. Afinal, quando detectamos doenças em um estágio inicial, lidar com elas fica muito mais simples.

Lembre-se: Saúde é prevenção.

Um pouquinho de estresse é… Saudável?
BELIEVE IT OR NOT

De: Estagiário

Para: Editor-chefe

Caro Editor, entendo que, por vezes, deixamos para fazer algumas matérias em cima da hora. No entanto, hoje vamos provar que, sem um pouquinho de estresse, a vida ficaria sem graça…

Te explico… O estresse, há tempos, tem sido rotulado como o grande vilão da saúde. Mas será que essa visão é mesmo completa?

Daniela Kaufer, renomada professora de biologia integrativa da Universidade da Califórnia, não encara o stress como algo necessariamente negativo.

Ela afirma que o estresse é uma resposta vital e necessária. Embora o estresse prolongado esteja associado a problemas de saúde mental e física, uma resposta aguda ao estresse é vital.

Pode nos ajudar a atravessar momentos difíceis ou até mesmo a escapar de perigos imediatos. Quando gerenciado adequadamente, nos proporciona um “bem-estar” futuro.

Pesquisadores do estudo chegaram a afirmar que algumas substâncias que nosso corpo libera em situações estressantes podem ser benéficas — quando em uma dose controlada.

  • Assim, um “estresse moderado” pode beneficiar corpo e mente, melhorando a função cognitiva e aumentando a resiliência.

Moral da história: O segredo está em compreender e manejar essa resposta vital, transformando-a em uma ferramenta para aprimorar nossa saúde e bem-estar.

Revelada a identidade do médico que inspirou o Dr. House
EXTRA

Se você é como o estagiário, e adorava maratonar Dr. House, essa é para você. Aqui está a identidade do verdadeiro Dr. House.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

📲 Se você chegou até aqui, comente ☝️ no nosso último post e marque um amigo que vai gostar de nos conhecer. É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!