- Health Times
- Posts
- 23/12/2024
23/12/2024
bom dia. não dê ouvido aos chatos que falam pra você “não comer rabanada” na ceia. aproveite, o segredo da saúde está no equilíbrio. boas festas!
especial de natal
bom dia. não dê ouvidos aos chatos que falam pra você “não comer rabanada” na ceia. aproveite, os segredo da saúde está no equilíbrio. boas festas!
TDAH: O que é (e o que não é)
BIG STORY
(Imagem: Axios)
Todo mundo já ouviu o famoso: “esse daí vive distraído, deve ter TDAH”. Bem, como newsletter de saúde, é nosso dever informar:
Distrações eventuais e TDAH são dois conceitos diferentes. Enquanto um acontece com qualquer um, o outro se trata de uma condição (bem) mais complexa.
O que é TDAH
🩺 O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurodesenvolvimental caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Essas manifestações podem variar em intensidade e ocasionar prejuízos significativos nas esferas acadêmicas, profissionais e sociais.
Segundo a OMS, a doença tem origem multifatorial, envolvendo bases genéticas e alterações neurológicas. O tratamento pode variar, mas geralmente combina uma intervenção psicoterapêutica e determinados medicamentos.
In numbers…
Em um período de 20 anos, estima-se que a prevalência da doença tenha saltado de 6,1% para 10,2%. Em termos absolutos pode parecer pouco, mas isso representa um aumento de quase 70% no número de casos.
Mas o que está por trás desse aumento? Não se sabe ao certo, mas uma das hipóteses mais aceitas diz que, com uma conscientização maior, mais indivíduos passaram a buscar ajuda especializada. Assim, mais diagnósticos foram feitos.
O que TDAH (não) é
O TDAH não é preguiça, desinteresse ou falta de disciplina. Também não é apenas uma fase, característica de personalidade ou "modismo".
Além disso, não deve ser confundido com ansiedade, depressão ou agitação ocasional. Afinal, esse tipo de comportamento é comum a todos em determinados momentos.
Portanto, se você (ou alguém do seu convívio) se identificou com alguns dos sintomas descritos no texto, é fundamental procurar um profissional de saúde especializado.
Estudo associa o consumo de carne a melhorias na saúde mental
STAY HEALTHY
(GIF: Health Matters)
Uma pesquisa publicada na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition aponta que o hábito de consumir carne pode estar ligado a melhorias na saúde mental.
Uma das maiores defensoras dessa teoria é a Dra. Georgia Ede, médica americana que passou anos em Harvard estudando a relação entre alimentação e bem-estar emocional.
Alimentação e saúde mental
Segundo Ede, alimentos de origem animal fornecem nutrientes essenciais que são difíceis de obter apenas por fontes vegetais.
🩺 Mais especificamente, a carne vermelha é rica em compostos como a vitamina B12, zinco, colina, ômega-3, ferro e iodo.
Todos esses nutrientes são essenciais para a produção de neurotransmissores como a serotonina, conhecida por seu papel na regulação do humor do indivíduo.
O que dizem os números?
O levantamento feito pelos pesquisadores analisou 18 estudos, com mais de 160 mil participantes de 11 a 96 anos em diversas regiões do mundo.
De acordo com os resultados, pessoas que não consumiam carne apresentavam maior risco de desenvolver condições como depressão e ansiedade.
Ainda assim, vale lembrar que problemas de saúde mental são multifatoriais, ou seja, dificilmente um único hábito será responsável pelo desenvolvimento destas questões. Aos que quiserem se aprofundar no assunto, aqui vai o link do artigo original.
Combater a obesidade vai além de medicamentos
APRESENTADO POR NOVO NORDISK
Estimativas mostram que a obesidade afeta quase 1 bilhão de pessoas no mundo¹ e caminha para gerar custos de US$ 4 trilhões até 2035². Enquanto muitos olham para o problema, a Novo Nordisk pensa nas soluções.
Com mais de 100 anos de pesquisa em saúde, a empresa impulsiona mudanças para tratar a obesidade: Lidera inovações científicas que mudam como o mundo entende, previne e trata a doença e suas consequências.
🩺 Tudo isso usando tecnologia de ponta, com centro de pesquisas na China, EUA, Índia, Reino Unido e Dinamarca³. A farmacêutica dinamarquesa impactou mais de 41 milhões de pessoas com obesidade em 2023⁴.
Ciência que transforma: Não é sobre "comer menos e se exercitar mais”, a doença crônica é uma condição influenciada por genética, saúde mental e fatores ambientais⁵.
E é nesse cenário que são entregues soluções integradas para mais saúde e qualidade de vida. Clique aqui pra saber como a Novo Nordisk está trazendo um novo norte para a ciência da obesidade. 🧭
*BR24NNM00053
O que você deveria ficar por dentro
TRENDING TOPICS
🩸Sangue contaminado. Grã-Bretanha desembolsa US$ 16,5 milhões na primeira rodada de pagamentos para vítimas de sangue contaminado
💉Fim da vacinação. Conselheiro de futuro secretário de saúde dos EUA quer fim da vacinação contra a poliomielite e hepatite B
🇺🇸Mais doença e menos vida. Estudo mostra que os americanos passam mais tempo vivendo com doenças do que o resto do mundo
👸Princesas em perigo? risos. Princesas da Disney enfrentam riscos ocultos à saúde, alertam especialistas.
Cientistas desenvolvem AI que interpreta linguagem de sinais
HEALTHTECH
(GIF: Gifer)
Cientistas americanos desenvolveram um sistema capaz de interpretar a língua de sinais americana em tempo real.
E, é claro, esse tipo de inovação pode certamente melhorar a qualidade de vida de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Como funciona
Por meio de técnicas avançadas de machine learning, o estudo desenvolvido criou um conjunto de dados robusto, com quase 30 mil imagens de gestos na linguagem.
A partir da análise e interpretação desses dados, foi criado um algoritmo, capaz de acertar 98% das expressões “ditas pelos sinais”.
Na prática, a ideia é que indivíduos que tenham perdido a audição tenham acesso ao dispositivo, que pretende traduzir conversas em tempo real.
Foco no Futuro
Agora, o objetivo dos cientistas é justamente ampliar o conjunto de dados, e incluir uma variedade cada vez maior de variações linguísticas no programa.
De acordo com dados da OMS, cerca de 430 milhões de pessoas apresentam perda auditiva considerada “incapacitante” ao redor do mundo. Portanto, a demanda por soluções inteligentes é imensa.
O custo oculto do “boom” nigeriano de Lítio
WORLD HEALTH
(Imagem: AP News)
Nos últimos anos, a economia nigeriana vivenciou um verdadeiro “boom” devido a exploração do lítio, elemento químico conhecido pelo seu papel fundamental na produção de baterias.
No entanto, a exploração do mineral tem apresentado um alto custo à saúde de muitos jovens ao redor do país, e já levanta questionamentos acerca de direitos humanos.
Uma nova fronteira da mineração
Apesar da crescente demanda mundial por baterias, a mineração do recurso resultou em operações ilegais e sem controle.
Pequenas minas proliferam sem qualquer licença, adentrando terras agrícolas e transformando o campo em um labirinto de poços profundos e túneis inseguros.
Além disso, os métodos utilizados ainda são rudimentares, e empresas denunciadas frequentemente ignoram o uso dos equipamentos de segurança necessários.
Lítio e saúde
Danos à saúde de jovens trabalhadores na extração inadequada de lítio podem incluir problemas respiratórios crônicos, causados pela inalação constante de poeira tóxica.
🩺 Além disso, a exposição inadequada a metais pesados pode afetar o sistema neurológico, cardiovascular e imunológico.
A partir do acometimento destes “sistemas chave”, uma série de complicações de saúde graves podem surgir. No momento, diversas companhias já foram processadas, acusadas de violar os direitos humanos de boa parte da população.
“Biohacker” pretende viver até os 150 anos
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: Instagram)
Kayla Barnes-Lentz, uma norte-americana de 33 anos vem chamando atenção nas redes e na mídia por sua rotina extrema na busca da longevidade.
Rotina extrema
Como era de se esperar, Kayla possui uma rotina inusitada, e afirma já ter revertido sua idade biológica em 10 anos. Aqui vão algumas de suas práticas “excêntricas”:
O consumo de + de 2 suplementos diferentes;
Realizar sessões de oxigenoterapia;
Terapia eletromagnética para reduzir inflamações;
Dormir em uma gaiola com isolamento eletromagnético.
Além disso, a jovem inclui exercícios, meditação, sauna e uma alimentação cuidadosamente selecionada, baseada exclusivamente em ingredientes orgânicos.
Mas não para por aí…
O marido de Kayla, Warren Lentz, compartilha do mesmo estilo de vida. E, bem, o casal leva seus objetivos a sério. Muito a sério.
Quando começaram a namorar, Kayla exigiu dele exames de saúde detalhados para garantir a compatibilidade no que ela chama de "jornada de bioaprimoramento".
Se essas práticas funcionarão ou não, só o tempo dirá — mas o estagiário não daria de conta de viver nessas condições. risos. Pra quem se interessou pelo assunto, Kayla fala sobre isso em seu podcast, “Longevity Optimization”.
É possível salvar milhões de pessoas?
EXTRA
(Imagem: ABC News)
Se você é profissional da saúde, certamente, já salvou a vida de muitas pessoas ao longo de sua carreira. Mas já imaginou salvar a vida de milhões de bebês? Foi exatamente isso que James Harrison fez. Clique pra conhecer sua história.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by