gostar de gente

bom dia. para trabalhar com saúde é preciso gostar de gente. não dá pra fugir disso. trate todos com carinho e respeito.

gostar de gente

bom dia. para trabalhar com saúde é preciso gostar de gente. não dá pra fugir disso. trate todos com carinho e respeito.

Droga Zumbi: A substância que tem preocupado autoridades BRs
BIG STORY

🚨 Autoridades policiais e de saúde em alerta. Análises da UNICAMP e recentes operações policiais chamaram a atenção para a disseminação da K9, um potente entorpecente que está “na moda”.

A substância é um canabinoide sintético fabricado em laboratório, que busca replicar os efeitos da maconha, mas com uma potência assustadora — sendo 100 vezes mais forte do que a erva natural.

Dentre as principais consequências do uso da substância estão:

  • Danos neurológicos irreversíveis

  • Problemas psicomotores no geral

  • Entorpecimento e alucinações

  • Podem resultar até mesmo na morte do usuário

 🩺 Segundo especialistas, a K9 surgiu como uma tentativa de sintetizar resultados análogos ao canabidiol em laboratório, mas acabou sendo descoberta por traficantes, que a comercializam como maconha sintética.

☠️ E qual o motivo do apelido “Droga Zumbi”?

O termo foi aplicado pelos sintomas de confusão mental e da percepção da realidade alterada — que fazem com que os usuários não percebam estímulos externos.

O que se sabe é que os canabinoides sintéticos atuam nos mesmos receptores das células cerebrais que o THC, o princípio ativo da “maconha”.

No entanto, até agora, existem poucos estudos científicos sobre os efeitos das substânticas sintéticas no cérebro humano.

A substância ganhou popularidade devido à sua facilidade de consumo, apresentando-se em forma líquida para ser utilizada em cigarros eletrônicos, bebidas, alimentos e até mesmo em incensos.

Resumindo: As autoridades estão alertas para combater a propagação dessa substância perigosa, que representa uma ameaça crescente à saúde pública.

Exames de Urina vão poder diagnosticar câncer de Pulmão
RESEARCH

(Imagem: Colorado | Reprodução)

🤖 Nanossensores revolucionários. O câncer de pulmão, líder em mortalidade por câncer globalmente, muitas vezes é diagnosticado em estágios avançados, contribuindo para suas taxas alarmantes de letalidade.

Para se ter uma ideia: Nos Estados Unidos, apenas cerca de 6% das pessoas elegíveis a fazerem o exame diagnóstico realizam o rastreamento devido.

Agora, vem o pulo do gato: E se a detecção do câncer pudesse ser feita apenas com… Exames de urina e um nebulizador?

🩺 Uma possível solução revolucionária pode vir do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde pesquisadores desenvolveram nanossensores inovadores destinados às proteínas específicas do câncer de pulmão.

Se esses sensores detectarem proteínas tumorais no nebulizador, eles geram um sinal na urina, posteriormente identificado por uma simples tira reagente de papel.

Os pesquisadores do MIT chegaram a comparar o exame a uma “versão mais complexa de um teste de gravidez, mas muito simples de usar”.

A abordagem dos nanossensores oferece uma alternativa de detecção precoce, especialmente benéfica em regiões com infraestrutura limitada.

Isso geraria um benefício imensurável para pessoas ou instituições que lidem com uma escassez de recursos.

  • Quanto aos resultados: O método alcançou uma sensibilidade de 84,6% nos camundongos com câncer em estágio I ou II.

Bom… Para que se torne algo viável do ponto de vista prático, ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Ainda assim, a pesquisa do MIT representa um avanço significativo, abrindo caminho para métodos mais acessíveis e eficazes de diagnóstico e tratamento da condição.

Outros bons assuntos
TRENDING TOPICS
Sim, estão imprimindo um cérebro 🧠
MEDBIZNESS

É isso mesmo que você leu. Uma equipe de cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison alcançou um marco significativo no campo da neurociência, desenvolvendo o primeiro tecido cerebral impresso em 3D.

O melhor de tudo: É capaz de crescer e funcionar de maneira semelhante ao tecido cerebral típico.

Ao contrário das tentativas anteriores, que enfrentaram limitações devido aos métodos tradicionais de empilhamento vertical do tecido, os pesquisadores adotaram uma abordagem inovadora.

🩺 Utilizando um gel de "bio-tinta" mais suave, eles conseguiram imprimir células cerebrais em uma disposição semelhante a um “lápis sobre uma mesa”, permitindo que os neurônios crescessem e se comunicassem eficientemente.

Os resultados impressionantes foram detalhados no jornal Cell Stem Cell, destacando a capacidade das células impressas em formar redes semelhantes às encontradas nos cérebros humanos.

🦾 A ideia não é criar um Robocop

A conquista abre portas para avanços essenciais no estudo do sistema nervoso e no desenvolvimento de tratamentos para uma ampla gama de distúrbios neurológicos, como:

  • Alzheimer

  • Parkinson

  • Doenças neurodegenerativas no geral.

O intuito não é gerar um clone ou algum tipo de cérebro pensante, e sim compreender melhor o funcionamento integrado do cérebro humano.

Assim, os pesquisadores poderão impactar positivamente na descoberta de novos tratamento de distúrbios neurológicos.

Nota de rodapé: O estagiário está estudando neuroanatomia e neurofisiologia na faculdade. Valorizem quem trabalha com isso. É beeem complexo. risos.

“Sleepy Joe”? Neurologistas analisam deslizes de memória de Biden
MENTAL HEALTH

(Imagem: ABC | Reprodução)

Está dando o que falar. O promotor especial americano Robert Hur afirmou categoricamente que o atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, possui sérios problemas de memória.

A fala é vista pelo meio científico como uma acusação muito séria. Afinal, a descrição de “homem idoso com uma memória fraca” veio sem qualquer diagnóstico de um médico especialista.

O relatório do promotor destaca lapsos de memória em relação ao período em que Biden serviu como vice-presidente de Barack Obama. Além disso, o chefe de estado já cometeu algumas gafes públicas.

Agora, o que médicos neurologistas falam sobre:

 🩺 Os especialistas defendem que confundir nomes e ter dificuldades em lembrar eventos passados são aspectos normais do envelhecimento.

Problemas de memória tornam-se preocupantes quando afetam experiências recentes, como eventos do dia anterior, pois a demência geralmente atinge primeiro a memória de curto prazo.

Esses acontecimentos estão longe de configurar o necessário para se diagnosticar um quadro de Alzheimer ou qualquer outra doença neurológica mais grave.

Alguns aspectos que podem causar esse quadro:

  • Estresse

  • Falta de Sono

  • Hábitos cotidianos ruins no geral

Portanto, esse tipo de esquecimento não é indicativo de distúrbio de memória, como foi afirmado por Hur.

Embora a capacidade bruta de memória possa declinar com a idade, habilidades cognitivas, como tomada de decisão e julgamento, podem melhorar.

Takeaway: A discussão sobre as mudanças cognitivas deve ser embasada em uma compreensão mais ampla do envelhecimento, desviando-se de interpretações simplistas e potencialmente equivocadas.

Nem sonho e nem pesadelo: Afasia
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: The Scientist | Reprodução)

Quem nunca teve aquele sonho que não queria que acabasse? Ou o contrário… Um pesadelo que você só queria que terminasse.

Coisas boas ou ruins, é fato que o nosso subconsciente se comunica conosco durante o sono, a partir de experiências vivenciadas no dia anterior e na nossa vida.

Mas e se nós te disséssemos que, aproximadamente, 4% da população mundial sofre de um distúrbio que torna os sonhos (ou pesadelos) impossíveis?

🩺 Se trata da “afantasia”, condição na qual a pessoa não possui a capacidade de formar imagens em sua mente.

Imagine que alguém te fale: Pense um “campo de futebol” ou a “mesa da sua sala de estar”. Alguém com afantasia não consegue sequer formar essa imagem em sua cabeça.

Tentando simplificar um pouco a situação: é como se o cérebro dessa pessoa fosse um computador que só consegue armazenar arquivos de texto, e não suporta os arquivos .jpg ou .png, de imagem.

Essa condição é mais comum do que imaginamos, e (ao contrário do que muitos pensariam) não é uma barreira para o sucesso em atividades criativas.

Aqui vai uma lista de nomes notáveis com afantasia:

  • Ed Catmull, co-fundador da Pixar e ex-presidente da Walt Disney Animation Studios;

  • Craig Venter, o biólogo que sequenciou pela primeira vez o genoma humano;

  • Glen Keane, animador da Disney e criador de “A Pequena Sereia”

Mas do que se trata a condição? É uma doença? Um distúrbio mental Bom, é preferível chamá-la de variação intrigante da experiência humana.

A maioria dos indivíduos que possuem a condição nasceram com ela, mas existem relatos de casos desenvolvidos após lesões cerebrais e ataques cardíacos.

Fato é: Ainda existe muito para aprendermos sobre o assunto. Se, por um lado, a mente humana é cheia de mistérios, por outro, desvendá-los é algo fantástico.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!