diversidade

hoje, a edição está diversa. tem para todos os gostos. desde coração biônico até saúde mental voltando à tona com o bbb. esperamos que gostem.

diversidade

bom dia. hoje, a edição está diversa. tem para todos os gostos. desde coração biônico até saúde mental voltando à tona com o bbb. vamos que vamos!

É possível mesmo um bebê nascer com 4 rins?
BIG STORY

(Imagem: Globo | Reprodução)

2 é o suficiente, 3 é muito e 4 é demais. Apesar do ditado ser usado para falar sobre número de filhos, ele também funciona para o número de rins  a pequena Isis veio para provar isso.

Segundo o urologista pediátrico que cuida do caso da menina, existem apenas 100 casos desse registrados na literatura mundial.

Segundo a embriologia, o rim é um órgão que se desenvolve a partir de um broto, que surge do lado da bexiga. Esse broto estimula um tecido adjacente e se transforma em rim. Pode ser duplicado e originar um rim com dois tubos, que vão drenar esse rim ou dois rins.

A história não para por aí… Após alguns exames, a equipe médica chegou à conclusão de que um dos 4 rins tinha muita urina acumulada.

Já não funcionava mais, ou seja, não filtrava mais o sangue. Então a pequena guerreira teve que resistir a uma cirurgia de retirada do órgão.

O que especialistas afirmam é que ter os “rins supranumerários” não apresenta anormalidades para o organismo… Bom, pelo menos até a pagina 2.

Afinal, é necessário um acompanhamento clínico por um longo espaço de tempo, para se certificar de que a criança não terá complicações.

Para quem quiser se aprofundar, aqui está um artigo sobre o assunto. É uma leitura densa, mas que vale a pena para quem curte.

Por que nossa urina é amarela? 🙄
RESEARCH

(Imagem: Everyday Health | Reprodução)

Por que o céu é azul? Por que as folhas são verdes? Por que a roupa do papai noel é vermelha? Por que… a nossa urina é amarela?

Por incrível que pareça, por muito tempo, a questão continuava sendo um grande mistério para a comunidade científica.

Agora, sabemos que a cor da urina é amarela devido a uma enzima chamada bilirrubina redutase.

Foi isso que um estudo, feito no departamento de biologia celular e genética molecular da Maryland Univesity, trouxe.

Mais do que isso, ao que tudo indica, a descoberta pode ajudar na melhoria de tratamentos para:

  • Icterícia; e

  • Doença inflamatória intestinal.

Se quiser entender melhor a respeito de como a bilirrubina redutase oferece um novo horizonte no tratamento dessas doenças, recomendamos esse artigo aqui.

Vanessa Lopes desiste do BBB e levanta debate sobre saúde mental
TRENDING TOPICS

(Imagem: BBB | Reprodução)

Priorizou a saúde mental. Na tarde de sexta-feira, a influenciadora Vanessa Lopes desistiu do BBB 24. A tiktoker apertou o botão de desistência durante a tarde de forma inesperada e surpreendeu os brothers e os fãs.

Segundo especialistas de BBB (risos), a sister estaria falando sozinha e configurando certas conspirações acerca de sua participação no reality.

Show de Truman? Após assumir que os colegas de confinamento seriam atores e que músicas tocadas na casa teriam sido 'indiretas' para ela, a famosa apertou o botão por achar que tudo estaria “estranho”.

Aqui vão algumas das falas da personagem que permitiram ao público perceber que algo não estava certo:

  • “Por isso que o meu olho é o único apagado ali. Gente, vocês todos são atores, não é? Pode falar agora, entrega o jogo!”

  • “Vocês vão tentar me pagar de doida, eu já to entendendo isso aqui!”

Antes que você espere por algo, saiba que não vamos fazer uma análise do quadro dela apenas pelas imagens que temos. O estagiário até brinca, mas não é inconsequente.

🩺 O importante aqui é você saber que o episódio trouxe de volta o tema saúde mental, com gente falando até em possível surto psicótico por aí. O assunto ainda deve render…

Primeiro coração biorrobótico ajuda cientistas a estudarem a função cardíaca
HEALTHTECH

(Imagem: Scientific American | Reprodução)

Um coração batendo em uma prateleira de um laboratório. É exatamente isso que engenheiros do MIT têm tornado possível.

  • Mas calma… Ele ainda não foi feito para ser colocado em outros humanos. Pelo menos não por enquanto.

O simulador bombeia um fluido claro em vez de sangue e está conectado a instrumentos que medem o fluxo sanguíneo, a pressão arterial e outros parâmetros.

É personalizável para alterar a frequência cardíaca, a pressão arterial e observar em tempo real como essas mudanças afetam a função cardíaca por meio de uma câmera interna.

O órgão artificial é composto por tecido do coração de porcos e músculos robóticos. Por incrível que pareça, o miocárdio do porco é o que mais se assemelha ao do ser humano do ponto de vista anatômico.

🐖 Se interessou pelo assunto? Então olha esse transplante feito de um porco para um humano. É o segundo da história. Revolucionário. O estagiário também é um amante de cardio. risos.

Resumindo: O dispositivo poderá simular diferentes situações, desde um infarto até doenças valvares. Isso vai permitir que os cirurgiões testem diferentes e novos tipos de intervenção no órgão.

Segundo os engenheiros, o sonho seria modelar um coração artificial individual, para cada paciente. Apesar de ainda não ser viável, o que já temos já representa grandes notícias para cardiologistas e cirurgiões cardíacos.

Casos de cólera disparam no mundo diante da falta de vacinas
WORLD HEALTH

(Imagem: Stoodi | Reprodução)

Dados alarmantes. Os casos de cólera dispararam no ano passado, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, que registrou 4.000 mortes por cólera e 667.000 casos ao redor do mundo.

Os números ultrapassaram os de 2022, e a OMS classificou o ressurgimento global da cólera como uma emergência de nível 3, seu mais alto nível de emergência interna em saúde.

E do que se trata exatamente a doença?

  • A cólera é uma doença bacteriana que se espalha através da água e alimentos contaminados, e causa diarreia e vômitos;

  • Ela é causada pela ação das toxinas liberadas pela bactéria Vibrio cholerae;

  • Essas toxinas se ligam às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.

E deu confusão. Pelo menos 3 pessoas morreram em um protesto violento no norte de Moçambique. Os ativistas acusavam o governo de ter espalhado a doença propositalmente.

A maioria dos países afetados pela epidemia estão na África: Malawi, Zambia e Moçambique. No entanto, a situação também está preocupante no outro lado do mundo: no Haiti. 🇭🇹

Segundo a OMS, uma escassez global de vacinas para cólera pode estar fragilizando essas populações mais vulneráveis — o que mantém o nível de risco da doença como “muito alto”. A expectativa é que a produção de vacina continue baixa até 2025. Complicado…

A pergunta polêmica da última semana
ENQUETE

Em nossa primeira edição, perguntamos a vocês se eram a favor da obrigatoriedade da vacina da COVID-19 para crianças (-5 anos). Clique para ler a matéria se você ainda não estava por aqui.

Aqui vão os resultados da nossa enquete:

  • 64% votou SIM (551 votos)

  • 36% votou NÃO (311 votos)

Além disso, alguns de vocês deixaram ótimos comentários para justificar seus pontos. Separamos os dois melhores — um “Sim” e um “Não”. Veja:

A favor: “Por que só os adultos são obrigados? Não faz sentindo, as crianças também devem ser imunizadas. Deve ser feito um estudo transparente para a população mostrando os resultados para tranquilizar principalmente os pais em massa e, sendo confiável, a vacina, sim, deve ser obrigatória.”

Contra: “Para uma vacina ser obrigatória deveríamos observar o comportamento dela durante muitos anos. Sou a favor de deixar disponível para os pais que entendem ser o melhor para seus filhos, mas não de sua obrigatoriedade.”

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo te trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, às 06:30.

até sexta!