- Health Times
- Posts
- 21/11/2025
21/11/2025

jornada
bom dia. ter metas é importante, mas saúde não é uma linha de chegada — é a jornada que você escolhe percorrer todos os dias.

….
QUICK TAKES
Para se impressionar: Veja como estão os primeiros sétuplos do mundo a sobreviver — que estão prestes a comemorar 28 anos
Para se emocionar: Homenagem a uma médica oncologista em voo emociona passageiros
….
Na edição de hoje:
🍺 6 em cada 10 brasileiros não consumiram álcool em 2025.
🔥 As notícias mais relevantes do universo da saúde.
👶 Anvisa autoriza dentistas a prescreverem Mounjaro.
🇺🇸 Casos de botulismo infantil geram processo contra fabricante de fórmula nos EUA.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.
Sexta-feira, 21/11/2025
Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
BIG STORY
Mais de 60% dos brasileiros não consumiram álcool em 2025

(Imagem: Axios)
📊 Uma estatística inédita. Segundo um novo estudo produzido pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), pela primeira vez, a maioria dos brasileiros diz ter passado o ano inteiro sem consumir álcool.
A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas presenciais com 1.981 adultos, de todas as regiões do Brasil. A amostra considerou idade, sexo, escolaridade, região e classe social, sendo representativa da população brasileira.
O estudo apresenta margem de erro de dois pontos percentuais, com 95% de confiança estatística.
Além disso, vale ressaltar que a coleta dos dados ocorreu entre 4 e 8 de setembro de 2025, antes de os casos de intoxicação por metanol ganharem destaque.
Entre os principais resultados, o levantamento revelou que 64% dos brasileiros adultos relataram não ter consumido bebidas alcoólicas em 2025 — um aumento de nove pontos percentuais em relação a 2023.
A maior elevação ocorreu entre jovens de 18 a 24 anos, cuja taxa de abstinência saltou de 46% para 64% em dois anos.

(Imagem: Waffle Studios)
Também se observou que os maiores aumentos em relação à abstinência ocorreram entre pessoas com ensino superior, nas classes A/B e em regiões metropolitanas.
A frequência de consumo caiu especialmente entre indivíduos que costumavam beber semanalmente.
Maaas… apesar dessa série de boas notícias, o consumo abusivo persiste entre parte da população, especialmente entre homens e adultos de 25 a 44 anos.
Entre os bebedores pesados — que consomem sete ou mais doses por ocasião —, 82% acreditam estar dentro de um padrão moderado.
Em outras palavras, ainda existe um longo caminho para a conscientização da população em relação ao consumo excessivo da substância.
Perspectivas para o futuro 🔮
O desafio é transformar informação em mudança real de comportamento, combatendo a falsa percepção de controle entre os que mais consomem.
Campanhas educativas, diagnóstico precoce e acesso a tratamento devem caminhar juntos. Só assim será possível consolidar os avanços já observados e reduzir os danos causados pelo álcool no país.
TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
👀 Está dando o que falar. Justiça condena médico que afirmou que mamografia causa câncer de mama
🫁 Simplesmente espetacular. Vacina para prevenir câncer de pulmão inicia estudos em humanos
👦 Utilidade pública. Esta é a maneira correta de realizar o desengasgo em crianças maiores de 1 ano
🏥 Uma tragédia. Médico esquece de colocar uma vírgula na receita e menino de 2 anos morre de overdose
🧬 Avanço na medicina. Novo medicamento pode representar um avanço no tratamento da tuberculose
STAY HEALTH
Dentistas estão autorizados a prescrever Mounjaro

(Imagem: Correio 24 Horas)
💉 É oficial. A Anvisa autorizou dentistas a prescreverem tirzepatida — conhecida comercialmente como Mounjaro — para pacientes com apneia obstrutiva do sono.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada a partir da análise de evidências científicas que indicam o uso do medicamento para o tratamento da condição.
Sobre a condição 🩺
Na apneia obstrutiva do sono, os músculos da garganta relaxam excessivamente durante o sono, causando obstruções recorrentes das vias aéreas e interrupções na respiração.
🩺 Isso resulta em sono fragmentado, quedas de oxigênio no sangue e aumento do risco de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas.
A tirzepatida, medicamento originalmente indicado para diabetes tipo 2, demonstrou reduzir significativamente o peso corporal — fator central na melhora da apneia em pacientes obesos.
Ao promover a perda de peso, o fármaco ajuda a diminuir o colapso das vias aéreas durante o sono.
Por que dentistas? 🦷
A odontologia do sono tem ganhado espaço como especialidade focada no tratamento de distúrbios respiratórios relacionados ao sono.
Com a aprovação da Anvisa, dentistas especializados nessa área poderão incluir a tirzepatida como parte da estratégia terapêutica.
Vale ressaltar que a prescrição deve seguir as normas éticas e legais da odontologia, sendo restrita a casos de apneia — e não à perda de peso por si só.
Atualmente, a decisão divide opiniões entre profissionais de saúde. E você, acredita que dentistas deveriam ter permissão para prescrever o Mounjaro? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
JUDICIAL
Casos de botulismo infantil geram processo contra fabricante de fórmula nos EUA

(Imagem: US News)
Um produto feito para nutrir — e que acabou hospitalizando. Famílias nos Estados Unidos estão processando a ByHeart, empresa de fórmula infantil orgânica, após seus bebês desenvolverem botulismo.
Os casos motivaram um recall nacional do produto, que teria sido a origem de um surto iniciado em agosto de 2025.
Contextualizando… 🩺
O botulismo é uma condição neurológica rara, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que interfere na comunicação entre os nervos e os músculos.
Em bebês, a infecção pode ocorrer quando os esporos da bactéria chegam ao intestino e passam a produzir toxinas ativas.
Isso pode levar à fraqueza muscular progressiva, dificuldade para se alimentar, constipação e, em casos graves, falência respiratória (que pode levar à morte).
No caso da ByHeart, autoridades confirmaram que uma amostra retirada de uma lata da fórmula consumida por um dos bebês doentes continha a Clostridium botulinum.
O que está sendo feito?
Duas ações judiciais foram abertas por pais de bebês hospitalizados com sintomas graves após o consumo da fórmula.
Segundo autoridades de saúde federais e estaduais, pelo menos 15 casos já foram confirmados em 12 estados, mas as investigações sobre novos casos continuam.
A empresa, sediada em Nova York, vende cerca de 200 mil latas por mês e afirmou estar “focada em garantir que as famílias estejam cientes do recall do produto”.
RODAPÉ
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by
