21/04/2025

rotina

bom dia. a rotina pode ser sua maior inimiga ou sua maior aliada. depende do quanto ela está alinhada com o que você quer para a sua vida. ajuste o que for preciso. aos poucos, tudo se encaixa.

BIG STORY
Hospitalizações por uso de Cannabis em idosos aumentam 2700%

Um problema não tão óbvio. Um estudo mostrou que o número de internações e atendimentos de emergência relacionados ao uso de cannabis entre pessoas com 65 anos ou mais cresceu quase 27x desde os anos 2000.

A alta foi tão expressiva que o uso da substância se tornou um fator de risco relevante para a saúde de indivíduos nessa faixa etária.

(Imagem: Waffle Studios)

Contextualizando…

A cannabis é uma planta que possui compostos ativos, como o THC e o CBD, que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo humano.

Seus efeitos variam entre euforia, relaxamento e alterações cognitivas, podendo causar prejuízos à memória, atenção e coordenação.

🩺 O uso frequente está associado a riscos como dependência, ansiedade, psicose e, em idosos, maior chance de demência.

No entanto, compostos da cannabis também têm aplicações terapêuticas, como alívio de dores crônicas, náuseas induzidas por quimioterapia e espasticidade em doenças neurológicas.

Por isso, o uso medicinal deve ser orientado por profissionais — com doses e indicações bem definidas.

Voltando para a pesquisa…

Realizada no Canadá, ela analisou os prontuários de 6 milhões de adultos com mais de 45 anos de idade. Entre eles, 16 mil foram internados ou buscaram atendimento por motivos ligados ao uso da substância.

O resultado? Quem passou por atendimento emergencial relacionado à cannabis teve uma chance 72% maior de desenvolver demência nos cinco anos seguintes.

Por que os mais velhos estão usando? Segundo os pesquisadores, muitos idosos já fazem uso da Cannabis visando seus efeitos relacionados à analgesia, indução do sono e até mesmo saúde mental.

No entanto, é preciso enfatizar que, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com a Cannabis, é essencial buscar ajuda médica qualificada.

🩺 Afinal, a boa prática médica prega o seguinte lema: Um tratamento só deve ser oferecido a um paciente quando seus benefícios forem maiores do que os seus riscos”.

Mesmo assim, o que frequentemente vemos no dia a dia são pessoas realizando tratamentos desnecessários e sem uma orientação adequada.

Vocês acreditam que o uso terapêutico da Cannabis deveria ser feito apenas sob prescrição médica?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

STAY HEALTHY
Estudo aponta que tomografias podem causar 5% dos casos de câncer

(Imagem: Axios)

Essencial, mas tem seus riscos. Sem dúvida alguma, a tomografia computadorizada (TC) é um dos principais exames da prática médica. No entanto, a radiação emitida pela máquina pode causar mais casos de câncer do que se imaginava.

  • Acontece que a TC utiliza radiação ionizante para gerar imagens detalhadas do corpo.

Essa radiação pode danificar o DNA das células, e, se os mecanismos naturais de reparo falharem, essas alterações podem levar ao desenvolvimento de câncer ao longo do tempo.

🩺 Quanto maior a dose de radiação, maior o risco, sobretudo em exames repetidos ou desnecessários. Embora o risco individual seja pequeno, ele se torna significativo em populações que o realizam em quantidades excessivas por ano.

Projeções preocupantes

Segundo estudo publicado no JAMA Internal Medicine, cerca de 103 mil casos de câncer em 2023 estão associados a tomografias feitas nos EUA — o que representa 5% de todos os diagnósticos de câncer no país.

  • Além disso, a dose de radiação pode variar até 50x entre diferentes centros, dependendo da conduta do operador.

De modo geral, o intuito do artigo não é criticar o uso da tomografia. Muito pelo contrário, em determinados casos, o uso do exame é essencial para a definição de certas condutas.

Ainda assim, ele nem sempre é necessário. Inclusive, na semana passada, o estagiário ouviu as seguintes palavras do seu preceptor de Clínica Médica da faculdade:

Pessoal, vocês precisam aprender a colher uma boa anamnese e a fazer um bom exame físico. Atualmente, muitos dos médicos não sabem fazer isso, e acabam pedindo exames em excesso”.

O que você deveria ficar por dentro…
HEALTHCARE
SUS vai substituir Papanicolau por exame mais eficaz

(Imagem: Natural Womanhood)

A mudança permitirá que, em casos negativos, o intervalo entre os exames passe de 3 para 5 anos, sem comprometer a segurança do paciente.

A faixa etária para o rastreio segue a mesma: de 25 a 49 anos, quando não houver sintomas ou suspeita de infecção.

O novo protocolo foi apresentado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) e aprovado por órgãos técnicos. Até o momento, as instituições aguardam a aprovação do Ministério da Saúde.

A decisão segue recomendações da OMS, que desde 2021 indica o teste de DNA-HPV como exame primário mais eficaz no combate ao câncer de colo do útero.

🩺 O câncer de colo do útero é causado, na maioria dos casos, pela infecção persistente pelo vírus HPV, especialmente pelos tipos 16 e 18.

No Brasil, é o terceiro tumor mais frequente entre mulheres, com cerca de 17 mil novos casos por ano. Por esse motivo, a detecção precoce e a vacinação contra HPV são fundamentais para prevenir o surgimento de mais casos da doença.

Vantagens clínicas do novo teste

Segundo o Inca, o teste tem alta sensibilidade e um valor preditivo negativo muito mais confiável.

🩺 Isso permite maior segurança para alongar o intervalo entre coletas — e reduz exames desnecessários.

Por fim, o exame também identifica os subtipos do HPV, como os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% das lesões que podem evoluir para câncer.

APRESENTADO POR FACULDADE SÍRIO-LIBANÊS
Quem leu aqui, viu primeiro

Na próxima quarta-feira, acontecerá a Semana da Educação, promovida pela Faculdade Sírio-Libanês. Serão liberados 20% de desconto nos cursos de Curta Duração — mas o cupom chegou primeiro aqui. 😎

Cursos de ACLS, Emergências em Enfermagem Pediátrica, Capacitação em Cirurgia Robótica, PALS e muito mais. Use o código HT20 até dia 30/04 e garanta o aprendizado que vai ser a ponte para progredir na carreira.

WORLD HEALTH
CFM veta terapias hormonais para menores e aumenta idade para procedimentos de transição de gênero

(Imagem: Endocrine Society)

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou novas regras que restringem terapias hormonais e cirurgias de transição de gênero para menores de 18 anos.

A medida veta o bloqueio da puberdade e aumenta a idade mínima para cirurgias com efeitos esterilizantes de 18 para 21 anos.

O CFM afirma ter se baseado em restrições semelhantes às adotadas por países como Reino Unido, Suécia e Noruega. A resolução proíbe:

  • Uso de bloqueadores hormonais por adolescentes trans;

  • Terapia hormonal cruzada antes dos 18 anos;

  • Cirurgias de transição com efeito definitivo antes dos 21 anos.

No entanto, o órgão afirmou que estas mudanças não visam interferir com a conduta de indivíduos que já realizam o tratamento. Ainda assim, as novas regras dividiram opiniões.

🫲 Por um lado, a resolução gerou forte reação de determinadas associações médicas e do movimento LGBTQIA+.

Segundo as instituições, a decisão pode agravar o sofrimento psíquico de jovens trans e vai contra diretrizes da OMS e do STF.

Inclusive, o Ministério Público Federal já abriu procedimento para apurar a legalidade da norma.

🫱 Por outro lado, o CFM argumenta que hormônios sexuais são essenciais para o crescimento, a formação óssea e o desenvolvimento reprodutivo.

Afinal, a interrupção precoce desses hormônios pode causar alterações na estatura, ossos frágeis e infertilidade.

Além disso, o conselho cita estudos internacionais que mostram aumento de arrependimento e “destransição” entre pessoas que iniciaram tratamento de gênero na adolescência.

E você, é a favor da decisão do CFM?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

AROUND THE WEB

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by