20/12/2024

reta final

bom dia. nessa reta final do ano, estabeleça metas concretas para a sua saúde e elabore um plano para atingi-las. daqui um ano nos falamos. vai com tudo!

Senado aprova “OAB da Medicina”
BIG STORY

(Imagem: Senado)

Está dando o que falar. A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou um projeto de lei que torna obrigatória a aprovação de médicos em um “exame de proficiência”.

Na prática, a avaliação funcionaria de maneira semelhante à do exame da OAB. Ou seja, não basta concluir a faculdade — também é preciso passar na prova.

Critérios para o novo exame

Inicialmente, a proposta foi idealizada por Marcos Pontes, que é senador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Seu argumento é de que, atualmente, existe uma proliferação indiscriminada de cursos, que não cumprem com os “requisitos mínimos” para a formação adequada de um médico.

Quem precisa se preocupar?

De acordo com o projeto, apenas médicos aprovados no Exame Nacional de Proficiência em Medicina poderão obter o registro profissional.

No entanto, para quem já é médico ou para os que ingressarem na faculdade de Medicina antes da lei entrar em vigor, não será necessário realizar a prova.

Mas vamos com calma… O projeto ainda precisa passar pela análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Somente após essa etapa, e caso seja aprovado pela câmara dos deputados, poderá seguir em frente e se tornar uma lei.

Você é a favor da OAB da Medicina?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Câncer colorretal tem crescimento alarmante entre jovens
RESEARCH

(Imagem: New York Post)

Digamos que, nos últimos anos, um questionamento tem “assombrado” a comunidade científica: por que tantos jovens estão desenvolvendo câncer colorretal?

Em muitos países, embora as taxas estejam caindo entre os mais velhos, os números crescem desenfreadamente entre indivíduos de menor idade.

Sobre a condição

🩺 O câncer colorretal é um tumor que se desenvolve no cólon ou no reto, que são partes finais do sistema digestivo.

Geralmente, inicia-se como pólipos benignos, mas que podem evoluir para malignidade ao longo do tempo.

Dentre os fatores de risco estão: idade, histórico familiar, obesidade, dieta pobre em fibras, consumo de ultraprocessados, tabagismo e sedentarismo.

Dados alarmantes

De acordo com um estudo publicado no Lancet Oncology, as taxas de câncer colorretal em pessoas entre 25 e 49 anos aumentaram em 27 dos 50 países analisados nos últimos dez anos.

No Brasil, entre 2013 e 2022, houve um aumento de 116% no número de diagnósticos da condição nessa faixa etária.

Mas o que causou esse aumento repentino? A teoria mais aceita culpa “o estilo de vida” da nova geração — incluindo o consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, a obesidade e o sedentarismo.

Portanto, é importante ficar atento a possíveis sintomas e levar um estilo de vida equilibrado, aliando uma boa alimentação à prática de exercícios regulares. Aos que quiserem se aprofundar no assunto, vale a pena ler isto aqui.

Um novo norte para tratar a obesidade
APRESENTADO POR NOVO NORDISK

Desafio global. Desde 1990, a obesidade mais que dobrou¹, afetando quase 1 bilhão de pessoas no mundo² — e são estimados mais de US$ 4 trilhões em gastos com a doença até 2035.³

É nesse cenário que a Novo Nordisk, com seus mais de 100 anos de história e pesquisas, transforma como entendemos, prevenimos e tratamos a obesidade.

🔎 A farmacêutica dinamarquesa é reconhecida por seus estudos que investigam diversos gatilhos associados à doença, impulsionando mudanças e adotando abordagens inovadoras para combatê-la.

Com tecnologia de ponta e centros de pesquisa em países como China, EUA, Índia e Dinamarca⁴, a empresa impactou mais de 41 milhões de pessoas com obesidade em 2023⁵.

Quando ciência e inovação trabalham juntas, o impacto na saúde vai além da perda de peso. Veja aqui as mudanças que a Novo Nordisk vem fazendo pra transformar a ciência da obesidade. 🩺

*BR24NNM00055

O que você deveria ficar por dentro

🏥 Investigações e funcionários demitidos. Veja o que se sabe sobre a morte de paciente na UPA da Cidade de Deus

Cientistas desenvolvem remédio que pode regenerar dentes
DENTAL HEALTH

(Imagem: Axios)

Simplesmente espetacular. Pesquisadores japoneses estão testando um medicamento pioneiro capaz de regenerar dentes em pacientes.

A inovação promete transformar o tratamento de dentes perdidos, oferecendo uma alternativa natural às famosas próteses e implantes.

O “terceiro conjunto”

Ao contrário de répteis e peixes, os humanos desenvolvem apenas dois conjuntos de dentes ao longo da vida. Na prática, os dois conjuntos são o que chamamos de “dentes de leite” e “dentes definitivos”

No entanto, um dos pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do medicamento afirma que existe uma terceira geração de dentes “adormecida” sob nossas gengivas.

Portanto, a pergunta que fica é: como poderíamos “acordar” essa terceira geração de dentes? Aparentemente, a ciência tem a resposta.

Como funciona

🩺 O estudo bloqueia uma proteína chamada USAG-1, responsável por inibir o crescimento dos dentes após a formação da arcada dentária definitiva.

É como o velho ditado diz: “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. Mas, apesar dos resultados iniciais do estudo serem animadores, ainda é importante testar a segurança da droga através de mais ensaios clínicos.

Luigi Mangione divide opiniões nos EUA
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: BBC)

A prisão de Luigi Mangione, suspeito de assassinar o CEO da UnitedHealthcare em Nova York, gerou uma verdadeira batalha nas redes sociais.

Enquanto uns acusam o criminoso de ser um assassino frio, outros afirmam enxergar nele “um símbolo contra o sistema de saúde americano injusto”.

Sobre o crime

Aos que estão por fora: após supostamente assassinar o CEO da United HealthCare, Luigi Mangione foi preso em um McDonald's na Pensilvânia, a quase 400 km do local do crime.

Com o homem foram apreendidos um documento falso, uma arma de fogo e uma espécie de “manifesto” contra o sistema de saúde americano.

Mas o que você deve estar se perguntando é: por que milhões de pessoas defenderiam um assassino nas redes sociais?

Vamos aos fatos

Após a prisão do jovem de 26 anos, campanhas online já arrecadaram valores equivalentes a R$ 200 mil para sua defesa.

De acordo com determinados doadores, Mangione representaria a “indignação” de boa parte da população americana com o modelo de saúde do país.

Segundo milhares de comentários, tratamentos negados pelas seguradoras, altos custos e falências por problemas de saúde alimentaram esse tipo de sentimento. Por outro lado, há quem diga que nada justifica um crime como esse.

Isso não é uma matéria
JUST TO INSPIRE

(GIF: Gifer)

Após receber a notícia de que uma prima havia sido diagnosticada com câncer de mama, uma família inteira tomou uma atitude inspiradora. Aos que quiserem entender melhor, aqui vai a história completa. ❤️

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by