- tns health
- Posts
- 20/02/2026
20/02/2026

escolha com cuidado
bom dia. ao falarmos da nossa saúde, nos referimos ao bem mais valioso que temos. o pensamento do dia é: saiba escolher em quem confiá-la.

….
QUICK TAKES
Para se impressionar: Homem desvia mais de R$ 4 milhões para gastar com sexo e antiguidades devido a efeito colateral de remédio
….
Na edição de hoje:
🩺 Mais de 260 mil pesquisas sobre câncer apresentam sinais de fraude.
🔥 O que está em alta no universo da saúde.
👦 Uso de álcool e drogas pelos pais pode influenciar filhos?
💉 McDonald’s testa cardápio para quem usa canetas emagrecedoras.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.
Sexta-feira, 20/02/2026
Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
BIG STORY
Mais de 260 mil pesquisas sobre câncer apresentam sinais de fraude

(Imagem: Axios)
Sejamos sinceros, você, o editor-chefe e muitas pessoas provavelmente já escutaram a seguinte frase: “é verdade sim, eu li um artigo científico sobre isso!”.
A verdade é que, embora há artigos científicos cujo intuito é, de fato, somar à ciência, existem outros cujo propósito é o de exclusivamente “enriquecer currículos”, muitas vezes trazendo informações não fundamentadas.
E não são poucos, não. Um novo estudo publicado no British Medical Journal identificou sinais de fraude em 261 mil pesquisas sobre câncer publicadas entre 1999 e 2024.
Na prática, isso equivale a aproximadamente 10% de todos os trabalhos indexados no PubMed sobre a doença. A teoria mais aceita é de que eles sejam produto das “fábricas de artigo”.
Tá, mas o que são essas "fábricas de artigos"?
Tratam-se de empresas que produzem manuscritos científicos fraudulentos e os submetem a periódicos acadêmicos como se fossem pesquisas legítimas.
Para “desmascarar” os artigos fraudulentos, pesquisadores treinaram um modelo de inteligência artificial baseado em 4.404 artigos.
50% havia sido retratada, ou seja, oficialmente invalidada por erro ou fraude.
50% era composta por publicações legítimas.
O modelo alcançou 91% de acurácia na identificação de características típicas de textos fraudulentos, demonstrando alto poder de detecção.
Depois disso, a ferramenta foi aplicada a 2,6 milhões de estudos sobre câncer listados no PubMed, sinalizando 261.245 com padrões suspeitos.
A China concentrou 36% dos textos com características questionáveis, considerando a afiliação do primeiro autor. Na sequência, aparecem Irã (20%) e Arábia Saudita (16%), enquanto o Brasil surge com 4% do total identificado.

(Imagem: The News Studios)
E o problema pode ser maior. Segundo os autores, fábricas de artigos vêm aprimorando suas técnicas e já conseguem publicar em periódicos acadêmicos conceituados.
🩺 Ou seja, não se trata mais apenas de periódicos predatórios ou de baixa qualidade — o risco agora é contaminar parte da literatura considerada confiável.
Isso é preocupante porque pesquisadores, médicos e até formuladores de políticas públicas podem tomar decisões com base nesses dados.
O que tirar disso?
Uma das principais lições que levamos é de que nem todo artigo científico é sério e que não devemos confiar em algo apenas por estar na “literatura científica”.
Afinal, pudemos observar que boa parte da literatura científica é fraudulenta e intencionada negativamente.
Mais do que nunca, é importante desenvolver pensamento crítico, verificar fontes, observar se o periódico é confiável e entender que a ciência séria exige método, transparência e revisão.
TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
🏥 Espetacular. Estudo inédito com participação da Unesp avança no tratamento da insuficiência cardíaca causada pela doença de Chagas
🔬 Efeito limitado na balança. Revisão ampla indica que jejum intermitente pode causar pouca ou nenhuma diferença na perda de peso
🧠 Mera correlação ou causalidade? Cientistas afirmam que a poluição do ar está diretamente ligada ao risco de Alzheimer
💉 Situação complexa. Anvisa investiga 65 mortes suspeitas relacionadas a canetas emagrecedoras
🩺 História verídica. Homem quase perde a língua por um câncer — e agora alerta outros homens sobre o risco do HPV
🏃♂️Levantamento do Strava. Geração Z foi a que mais investiu dinheiro em esportes no último ano
GAME DO ESTAGIÁRIO
Algumas pessoas podem ter orgasmo ao escovar os dentes. Isso ocorre por estimulação de qual nervo? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
APRESENTADO POR LITTLE BEAN
Uma pausa na sua leitura de hoje:
Tanto se fala em produtividade, estimulantes e hacks de energia. Mas o básico bem-feito também tem poder e prazer.
Quem já leu O Milagre da Manhã sabe: a forma como você começa o dia define o ritmo do resto dele. Não são mudanças que tomam horas, mas pequenos rituais. Um alongamento, algumas páginas de escrita, um café passado devagar…
Gestos que acordam o corpo e organizam a mente antes do mundo acelerar.
O Little Bean faz parte desse ritual. Grãos selecionados, torra pura e por isso naturalmente doce. São 3 sabores e um aroma inconfundível que preenche a cozinha antes mesmo da primeira xícara.
☕ Para começar suas manhãs assim, use o cupom THENEWS aqui e ganhe até 22% OFF + frete grátis.
RESEARCH
Uso de álcool e drogas pelos pais pode influenciar saúde dos filhos?

(Imagem: Axios)
Segundo um estudo brasileiro com 4.280 adolescentes e seus responsáveis, a resposta é “sim”, influencia os filhos. Contudo, não define totalmente o comportamento deles.
Publicado na revista científica Addictive Behaviors, o trabalho reforça que as atitudes parentais continuam sendo fator central na prevenção ao uso de substâncias.
Os pesquisadores analisaram quatro estilos parentais:
Autoritativo (acolhimento + monitoramento);
Autoritário (rigidez com pouco diálogo);
Permissivo
Negligente
Os adolescentes, por sua vez, foram classificados como abstêmios, consumidores apenas de álcool ou usuários de duas ou mais substâncias.
Quanto aos resultados…
Os dados revelam que, se os pais bebem, a chance de os filhos consumirem álcool chega a 24%, enquanto o uso de duas ou mais drogas atinge 6%.
🩺 Se os responsáveis utilizam várias substâncias — como cigarro, vape ou maconha — o risco sobe para 17% e 28%, respectivamente.
Os estilos permissivo e negligente não mostraram efeito protetor significativo, o que reforça a importância de regras claras e presença ativa.
Na prática, a mensagem transmitida pelos autores do estudo é: o exemplo importa, mas o vínculo, o diálogo e os limites consistentes podem romper ciclos intergeracionais de consumo.
APRESENTADO POR FACULDADE SÍRIO-LIBANÊS
O que é mais importante na área da saúde: teoria ou prática?
🔬 Estudos pedagógicos em saúde apontam que teoria sem prática dificulta a aplicação de conhecimento na clínica e que experiências vividas em contextos reais ajudam a consolidar habilidades e preparar profissionais para desafios complexos do cuidado.
É por isso que a Faculdade Sírio-Libanês integra teoria e prática há anos, com aulas com o corpo clínico do hospital, aulas práticas e visitas técnicas no hospital.
Na Semana da Saúde, você pode fechar sua pós-graduação com eles, ganhar até 30% off e aprender do jeito mais eficiente, com teoria e prática. Aproveite aqui.
WORLD HEALTH
McDonald’s testa cardápio para quem usa canetas emagrecedoras

(Imagem: Trip Advisor)
O Méqui começou a testar adaptações no cardápio para atender consumidores que utilizam medicamentos análogos do GLP-1, como Ozempic e Mounjaro.
Durante teleconferência de resultados, o CEO Chris Kempczinski afirmou que a adesão às canetas emagrecedoras deve continuar crescendo.
Sobre a mudança
Os medicamentos reduzem o apetite e retardam o esvaziamento do estômago, mecanismo que aumenta a saciedade e diminui o consumo calórico ao longo do dia.
Na prática, usuários tendem a priorizar proteínas e reduzir carboidratos simples, lanches frequentes e bebidas açucaradas — algo que já influencia os testes internos da rede.
Segundo executivos, o cardápio já conta com opções ricas em proteína, como o Snack Wrap, sanduíche de tortilla com linguiça e tiras de frango McCrispy.
No entanto, a empresa observa menor consumo de snacks e refrigerantes, o que impacta diretamente categorias historicamente fortes no fast food.
O que vem por aí?
Embora detalhes não tenham sido divulgados, especialistas do setor começaram a especular possíveis ajustes estruturais nos produtos.
Mike Haracz, ex-chef corporativo do McDonald’s nos EUA, acredita que a estratégia deve destacar menos carboidratos e mais proteínas. Entre as possibilidades especuladas, estão:
Tiras ou nuggets de frango grelhados
Tortilhas de couve-flor no lugar de trigo ou milho
Hambúrgueres menores
RODAPÉ
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
the news health
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by



