- Health Times
- Posts
- 19/01/2026
19/01/2026
reflita
bom dia. saúde não é tudo, mas sem ela todo o resto perde valor. pense nisso antes de sacrificar o corpo em nome de uma rotina sem sentido.

….
QUICK TAKES
Para se emocionar: Família viaja seis horas para ver parente com leucemia… pela janela de hospital, devido à baixa imunidade da paciente
Para entender: O que fazer — e o que não fazer — quando uma pessoa convulsiona, como aconteceu com o ator Henri Castelli no BBB26
Para assistir: “Clínica” vira bar, e vídeo viraliza no Maranhão
….
Na edição de hoje:
🤖 OpenAI lança o ChatGPT Health.
🔥 O que mais está em alta no universo da saúde.
💊 Anvisa libera novo medicamento contra o Alzheimer.
🤰 Mulher recebe útero da mãe e engravida pelo mesmo órgão que nasceu.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.
Segunda-feira, 19/01/26
Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.
BIG STORY
OpenAI lança o ChatGPT Health

(Imagem: The Verge)
Após muitos anos de espera, a OpenAI finalmente lançou o ChatGPT Health, uma nova versão do seu chatbot dedicada exclusivamente à saúde.
O anúncio veio acompanhado de uma promessa essencial: nenhuma conversa realizada neste ambiente será usada para treinar os modelos da empresa.
É uma mudança de rota importante, pois o uso de dados sensíveis por AIs tem gerado polêmica e desconfiança em todo o mundo.
O ChatGPT Health funciona com base em modelos de linguagem treinados para compreender e responder perguntas sobre saúde de forma clara e segura.
A aplicação opera em um ambiente isolado, no qual dados e memórias são criptografados e mantidos separados do restante do sistema.
Além disso, pode analisar exames, interpretar sintomas descritos em texto e cruzar essas informações com dados de apps como o Apple Health.
Suas respostas foram calibradas com a ajuda de centenas de profissionais da saúde, aumentando a confiabilidade sem substituir o atendimento médico.
🩺 O software também foi aprimorado com cerca de 600 mil feedbacks de especialistas antes de ser disponibilizado ao público, abrangendo 30 áreas distintas de atuação.
O sistema entende contextos, mas não realiza diagnósticos, funcionando como apoio para decisões informadas e preparo para consultas.
Por que isso importa?
Segundo a própria OpenAI, 40 milhões de pessoas usam o ChatGPT diariamente para questões de saúde — e 200 milhões por semana —, mostrando que milhões já buscam na AI uma primeira orientação antes mesmo de procurar um profissional.

(Imagem: Waffle Studios)
No entanto, sem garantias de privacidade e sem filtros adequados, esse comportamento pode acarretar riscos, como autodiagnósticos equivocados ou exposição de dados sensíveis.
Com o ChatGPT Health, essa lacuna pode ser preenchida, oferecendo um espaço seguro e transparente para dúvidas do dia a dia.
A expectativa é que a ferramenta, ao informar melhor o paciente, a ferramenta ajude a otimizar o tempo das consultas e a melhorar a comunicação médico-paciente.
PS: Para quem quiser testar o novo produto, aqui está o link para entrar na lista de espera do ChatGPT Health.
TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
🤔 “Polêmica” no BBB26. O que acontece com o corpo de alguém que só come cream cracker?
👀 Está dando o que falar. Estudo afirma que paracetamol é seguro durante a gravidez — e refuta alegações de Trump sobre autismo
🇺🇸 Por falar nos EUA... País registra mais de 18 milhões de casos de gripe nesta temporada
🦟 O que uma coisa tem a ver com a outra? Mosquitos demonstram clara preferência por sangue humano após o desmatamento
🇧🇷 Preço ameaça acesso pelo SUS. Brasil é vetado de fabricar genérico de injeção contra HIV
🏥 Quase 1.000 casos confirmados. Estado de São Paulo registra 1ª morte por dengue em 2026
APRESENTADO POR ENSINO EINSTEIN
Essas aulas gratuitas te atualizam sobre a área da saúde
Burnout, IA, oncologia, envelhecimento, gestão… A área da saúde muda a todo momento e quem trabalha nela sente isso todo dia, mesmo sem perceber. Mas como acompanhar essas transformações?
Por isso existe o Conexão Ensino Einstein: uma série de aulas online e gratuitas, ao vivo, com especialistas que vivem esses desafios dentro do sistema de saúde.
Alguns encontros que podem te interessar:
🧠 21/01 às 19h:Avanços na Psiquiatria: da Psicopatologia à Neurociência.
👵 22/01 às 20h: Hidratação e alimentação na finitude: por que ainda é tão desafiador?
🎗️ 23/01 às 18h: Avanços científicos na dor: como transformar a prática clínica
🤖 23/01 às 19h: Inteligência Artificial e tecnologia na prática da enfermagem.
Veja a agenda completa e garanta sua vaga gratuita nos encontros que mais fazem sentido para sua carreira.
GAME DO ESTAGIÁRIO
Em qual situação uma pessoa pode ficar temporariamente “bêbada” sem beber álcool? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
RESEARCH
Anvisa libera novo medicamento contra o Alzheimer

(Imagem: Trends BR)
Pela primeira vez, o Brasil autoriza o uso de um medicamento que age diretamente na causa do Alzheimer — e não apenas nos sintomas.
Chamado de Leqembi, o medicamento é feito com o anticorpo lecanemabe e foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Uma dose de contexto
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, caracterizada pelo acúmulo anormal de proteínas no cérebro, especialmente a beta-amiloide, que forma placas tóxicas entre os neurônios.
Essas placas interferem na comunicação entre as células cerebrais, levando à morte neuronal e ao declínio da memória, linguagem e funções cognitivas.
O Leqembi atua exatamente nesse ponto. Ele utiliza um anticorpo (lecanemabe) que reconhece e se liga à beta-amiloide, ajudando o sistema imunológico a remover essas placas. O tratamento não reverte os danos já causados, mas desacelera a progressão da doença nas fases iniciais.
O tratamento é realizado por meio de infusões intravenosas regulares e representa uma nova abordagem terapêutica ao intervir diretamente na causa biológica do Alzheimer.
Alguns resultados já foram promissores…
O medicamento foi testado em um estudo robusto, com 1.795 voluntários, publicado no New England Journal of Medicine em 2022.
Após 18 meses de tratamento, o grupo que recebeu o Leqembi apresentou uma progressão consideravelmente mais lenta da doença em comparação ao grupo placebo.
Mas, embora o Leqembi já esteja disponível nos Estados Unidos desde 2023, ainda estamos longe de conseguir ofertar o tratamento à população como um todo.
Afinal, a chegada efetiva do remédio ao sistema de saúde dependerá de negociações, estudos complementares e da capacidade de diagnosticar precocemente os casos elegíveis.
Para quem quiser se aprofundar, aqui está o estudo científico original.
APRESENTADO POR BIP
E lá se foi mais um jaleco…
O plantão mal começou e o seu jaleco já tem manchas de sangue, café e sabe-se lá mais o quê. risos. Mas não precisa ser assim: com a tecnologia dos jalecos e scrubs da bip, feitos com tecidos impermeáveis e respiráveis, sua roupa fica intacta mesmo quando o plantão resolve ser imprevisível. Conheça a bip. 🥼
BELIEVE IT OR NOT
Mulher recebe útero da mãe e engravida do mesmo órgão que nasceu

(Imagem: ABC Net)
😍 A medicina é linda! Em Sydney, a australiana Kristy Bryant tornou-se a primeira pessoa no país a receber um transplante de útero — vindo da própria mãe, de 54 anos.
Tudo começou em 2021, durante o parto de sua primeira filha. Após uma hemorragia grave, Kristy precisou passar por uma histerectomia de emergência, procedimento que remove o útero.
Ambas sobreviveram, mas a mulher deixou a maternidade com uma certeza dolorosa: não poderia mais engravidar.
No entanto, a esperança chegaria alguns anos depois.
Ao saber de um ensaio clínico pioneiro no Royal Hospital for Women, Kristy viu uma nova chance de sonhar com mais filhos. A solução estava mais próxima do que ela imaginava: sua própria mãe se ofereceu como doadora.
Eis que, em janeiro de 2023, após uma cirurgia de 16 horas, Kristy recebeu o útero no qual ela fora gerada décadas antes.
Três meses depois, o que parecia improvável concretizou-se: ela estava grávida novamente.
Em dezembro do mesmo ano, a medicina completou seu ciclo: Kristy deu à luz um menino saudável.
O bebê nasceu no mesmo hospital onde o transplante foi realizado, marcando o primeiro nascimento na Austrália a partir de um útero transplantado.
Um útero, três gerações, uma história impossível que virou realidade. Quando ciência encontra amor, a vida insiste, renasce e prova que esperança também pode ser herdada.
RODAPÉ
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até sexta!
powered by


