- Health Times
- Posts
- 18/10/2024
18/10/2024
bom dia. aqui vai nosso profundo agradecimento a todos os médicos e profissionais da saúde do país. sem vocês o brasil não existe. obrigado por tanto!
dia do médico
bom dia. aqui fica nossa homenagem a todos os médicos e profissionais da saúde do país. sem vocês, o brasil não existe. obrigado por tanto! aproveite e mande isso para seu médico favorito.
40% dos médicos BRs enfrentam problemas de saúde mental
BIG STORY
(Imagem: Axios)
Estatísticas alarmantes. Uma pesquisa recente revelou que 40% desses profissionais enfrentam algum tipo de transtorno mental.
Segundo o Grupo Afya, responsável pela pesquisa, o levantamento avaliou 2.005 médicos e estudantes de medicina entre 2 de julho e 6 de agosto de 2024.
Perfil dos Profissionais Atingidos
O estudo mostra que as mulheres são as mais afetadas, representando dois terços dos médicos com algum transtorno mental.
No entanto, se formos “filtrar o problema” por idade, a faixa etária de 25 a 35 anos é a que mais preocupa.
Segundo o estudo, estes indivíduos correspondem a 50% dos médicos cuja saúde mental está comprometida.
Depressão e ansiedade
Dentre todas as condições relacionadas à saúde mental dos profissionais de saúde, quadros de depressão e ansiedade são os mais prevalentes — de longe.
🩺A depressão é um transtorno mental marcado por tristeza profunda, perda de interesse em atividades, fadiga e baixa autoestima.
Já a ansiedade envolve preocupação excessiva, medo e inquietação, frequentemente acompanhada por sintomas físicos como palpitações e sudorese.
Numbers to watch #️⃣
De acordo com as estatísticas, aproximadamente 1 a cada 5 médicos já foi diagnosticado com depressão. Ainda assim, 80% desses indivíduos nunca chegaram a procurar tratamento.
Quando falamos em ansiedade, o problema é ainda maior: a condição já afeta 1 a cada 3 médicos ao redor do Brasil.
Uma dose de reflexão
Após todos esses números e estatísticas, queríamos trazer a seguinte reflexão: Quem cuida de quem cuida da gente?
Quando fazemos esse tipo de pergunta, não nos referimos apenas a médicos, mas a todos os profissionais de saúde ao redor do Brasil.
O simples fato dessas pessoas cuidarem da saúde do próximo não significa que elas estejam imunes a problemas de saúde mental.
6 pacientes receberam órgãos infectados por HIV no RJ
BELIEVE IT OR NOT
(Imagem: G1)
Um escândalo de saúde pública. O estado do Rio de Janeiro está sob investigação após a confirmação de infecção por HIV em pacientes que receberam transplantes pelo SUS.
O caso, classificado como “inadmissível” pela secretaria de saúde, já resultou na confirmação de que dois doadores e seis receptores de órgãos testaram positivo para o vírus.
Erro laboratorial 🧪
As infecções ocorreram após a realização inadequada de exames por um laboratório privado, o PCS Lab.
🩺De acordo com a documentação disponível, o laboratório não detectou a presença do HIV nas amostras, o que resultou na infecção dos pacientes.
No momento, o estabelecimento onde são feitos os testes se encontra interditado, e os procedimentos foram transferidos para o Hemorio.
Reações médica e jurídica
A Secretaria Estadual de Saúde, em nota oficial, classificou o caso como “gravíssimo e sem precedentes” no estado.
🩺Por esse motivo, foi criada uma comissão multidisciplinar exclusiva, com o intuito de acompanhar os pacientes afetados e reavaliar amostras de sangue.
Até o momento, a Polícia Civil já cumpriu o mandado de prisão de um grupo de criminosos envolvidos no esquema. Entre eles está Walter Vieira, que é médico e sócio do laboratório.
Um disclaimer ☝️
Apesar dos acontecimentos, o Sistema Nacional de Transplantes do Brasil é reconhecido internacionalmente por sua segurança e transparência.
Segundo o Ministério da Saúde, a instituição é responsável por cerca de 88% dos transplantes no país, e é considerada o maior programa de transplantes do mundo.
No momento, o que nos resta é esperar pelos resultados das investigações. Só assim teremos uma verdadeira dimensão do problema.
Como unir tecnologia aos estudos da medicina?
APRESENTADO POR medEdu
A medicina evolui em um ritmo mais acelerado do que somos capazes de acompanhar. Por isso, a tecnologia se tornou indispensável na preparação dos futuros médicos.
Nessa jornada, as instituições de ensino desempenham um papel fundamental, preparando os alunos tanto para a prática médica do futuro quanto para as provas de residência.
Por isso, a medEdu é a parceira ideal para transformar sua IES em um centro de excelência na educação médica, com soluções completas para:
📊 Gestores: Relatórios detalhados para otimizar a gestão acadêmica, assegurando a excelência institucional.
👨🏫 Professores e Preceptores: A plataforma Doctest facilita a criação de avaliações precisas e eficazes.
🎓 Alunos: Com simulados inteligentes e mentoria virtual, cada aluno tem acesso a um suporte personalizado para alcançar o sucesso.
Garanta que sua IES esteja na liderança do ensino médico. 👉 Explore mais aqui.
Outras notícias para você ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
👃 Como é feita uma rinoplastia? Entenda com um vídeo como o procedimento é feito, do ponto de vista cirúrgico
😞Uma tragédia. 8 pacientes perdem o olho após mutirão de cirurgias de catarata no Rio Grande do Norte
🚗 Carro salvou filha. Mãe usa energia do carro para salvar filha no apagão
💰 R$ 30 mil. Plano de saúde de Arlindo Cruz vai a R$ 30 mil após AVC. Entenda como o reajuste é calculado
🌪️ Furacão Milton. Bebê nasce em meio ao “Furacão Milton”, na Florida
✈️ Viajar = rejuvenescer? Viajar pode ajudar a combater sinais de envelhecimento, aponta estudo
🩸 Tipo sanguíneo e AVC. Segundo estudo, seu tipo sanguíneo afeta o risco de se ter um AVC precoce
🧠 TDAH para adultos. Vale a pena ir atrás de diagnóstico de TDAH depois de adulto? Entenda o dilema
👀 Influencer & Superdotada. Família descobre que Lulu, a menina fofa que encanta nas redes, é superdotada
TikTok é processado por impacto na saúde infantil
LAWSUITS
(Imagem: CBC)
Tik Tok vai ao tribunal… Mais de dez procuradores-gerais dos Estados Unidos estão processando o Tik Tok, acusando o aplicativo de “enganar o público sobre sua segurança”.
Segundo as alegações, a empresa estaria prejudicando a saúde mental de crianças, que não deveriam ser expostas a determinados tipos de conteúdo.
Redes sociais e saúde mental 📱
O vício em redes sociais como o TikTok pode prejudicar a saúde mental de jovens ao fomentar ansiedade, comparação excessiva e baixa autoestima.
🩺A exposição contínua a conteúdos curtos e estímulos rápidos afeta a concentração e promove comportamento compulsivo.
Além disso, interfere no sono dos usuários e em sua “socialização offline”, já que momentos de convívio fora dos aplicativos ficam cada vez mais raros.
Acusações e Reação do TikTok
Os processos alegam que a plataforma utiliza "recursos viciantes" para manter os usuários conectados.
Entre estes recursos estão notificações que afetam o padrão de sono dos jovens e o “autoplay” de muitos vídeos.
Em resposta, a companhia negou todas as acusações. Aqui vai um CTRL C + CTRL V do que foi dito:
“Discordamos fortemente dessas alegações, muitas das quais consideramos imprecisas e enganosas.
Estamos orgulhosos e profundamente comprometidos com o trabalho que realizamos para proteger os adolescentes, e continuaremos a atualizar e melhorar nosso produto.”
Conteúdo Inapropriado
Embora a empresa limite alguns conteúdos para menores de 18, os procuradores alegam que essas barreiras são facilmente contornadas.
Ou seja, isso permite que crianças tenham acesso a vídeos inadequados, contendo cenas explícitas e impactantes.
Adicionar flúor à água realmente traz benefícios?
DENTAL HEALTH
(Imagem: Axios)
Benefícios cada vez menores. Estudos recentes sugerem que o uso de pastas de dente e enxaguantes bucais com flúor pode ter reduzido os benefícios da fluoretação da água.
Segundo especialistas, determinadas regiões já possuem um acesso tão comum aos produtos contendo a substância, que não precisariam mais adicioná-la à água corrente.
Mas não é tão simples assim
Adicionar flúor à água corrente é essencial em áreas onde a população tem maior risco de desenvolver cáries.
🩺O flúor fortalece o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias que habitam a região bucal.
Portanto, a decisão de incluir o composto na água usada no dia a dia já preveniu mais doenças do que poderíamos imaginar.
Numbers to watch #️⃣
O estudo em questão analisou dados de mais de 157 pesquisas a respeito da adição (ou não) da substância na água corrente. Aqui vão os resultados:
As estatísticas indicam que, antes do uso amplo de pastas com flúor, a adição do mineral à água reduzia em média 2,1 cáries por criança;
No entanto, essa redução caiu para 0,24 cáries por criança após o ano de 1975 — quando o acesso a pastas de dente e enxaguastes bucais se popularizou.
Usar ou não usar? Eis a questão
Apesar das evidências demonstrarem benefícios cada vez menores, a comunidade científica ainda enxerga a adição do flúor à água como uma política pública eficiente.
Mesmo que algumas regiões apresentem altos índices de uso de pastas e enxaguantes bucais — isso não condiz com a saúde dentária da maior parte da população.
Mulher se casa com irmão de sua doadora de órgãos
EXTRA LOVE
(Imagem: Good Morning America)
O amor é lindo! Bem, você já viu o título. Portanto, aqui vai apenas um spoiler: é uma das histórias de amor mais linda que já vimos.
Se quiser entender melhor como isso aconteceu, aqui vai o post com a história do início ao fim. É impossível não se emocionar.
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.
até segunda!
powered by