- Health Times
- Posts
- sorria
sorria
bom dia. ao longo da semana, sembre-se de sorrir para as pessoas. um simples sorriso pode abrir portas que você nem imagina.
sorria
bom dia. ao longo da semana, lembre-se de sorrir para as pessoas. um simples sorriso pode abrir portas que você nem imagina.
Vocês pedem e a gente traz: TDAH
BIG STORY
(Imagem: CNET | Reprodução)
Em uma das últimas edições, fizemos uma enquete perguntando qual assunto vocês queriam que aparecesse por aqui. Os assuntos que concorreram eram todos sugestões dos leitores.
E aqui vai o tema mais votado: TDAH.
First things first: O que é TDAH?
🩺 É um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza pela desatenção, impulsividade e agitação motora.
Manifesta-se principalmente na infância e pode persistir na vida adulta, impactando o funcionamento social, acadêmico e profissional.
A verdade é que crianças com TDAH crescem sendo associadas a muitos estigmas… injustos.
“não quer nada com a vida”
“burro(a)”
“só quer saber de bagunça”
Essas expressões já foram ouvidas por jovens que convivem com a condição, quando não identificada e controlada da maneira certa.
Para reverter esse quadro, é essencial que a população entenda que o transtorno não se trata de uma barreira que limita eternamente a pessoa na vida, como muitos pensam.
Muito pelo contrário, indivíduos com o “déficit de atenção” quando bem tratados, podem levar uma vida absolutamente normal.
Ou até (por que não?) uma vida extraordinária. Aqui vai uma lista de famosos que já assumiram publicamente o diagnóstico:
Ryan Gosling
Emma Watson
Michael Phelps
Will Smith
Inclusive, há um estudo que coloca o TDAH como uma vantagem evolutiva da espécie humana. Clique se quiser aprofundar.
O ponto comum entre café, obesidade e problemas articulares
RESEARCH
(Imagem: Freepick | Reprodução)
Quem nunca foi salvo pelo cafézinho naquele dia exaustivo no trabalho ou na faculdade? O the news já fala há bastaaante tempo que ele é fundamental para começar o dia. risos.
Bom… A matéria de hoje veio para te dizer que ele pode fazer muito mais do que isso pelo seu organismo…
Um estudo do Imperial College London revelou novas perspectivas sobre a cafeína, destacando seu possível papel na prevenção da obesidade e na prevenção de problemas articulares.
A pesquisa focou na cafeína circulante no corpo e em variantes genéticas relacionadas ao metabolismo da substância.
Resultados mostraram que aumentos a longo prazo na cafeína circulante podem estar ligados a uma redução no peso corporal e a um menor risco de osteoartrite.
O que é redução do peso corporal todo mundo sabe, mas quanto à osteoartrose até o estagiário precisou dar um Google. risos.
🩺 Osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações, caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste os ossos, resultando em dor, rigidez e limitação de movimentos.
E olha que interessante…
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que boa parte da melhora no caso da osteoartrite é uma consequência da redução de massa do indivíduo.
Calma que a gente explica: Basicamente, um quadro de obesidade pode desencadear um maior desgaste das articulações, já que a pressão exercida sobre elas fica maior.
Segundo os especialistas, 3mg de cafeína por kg corporal já seria o suficiente para se colher os benefícios da cafeína citados no estudo.
Fazendo a matemática: Se você tem 60kg, 180mg de cafeína é considerado um bom nível diário de consumo da substância.
(Sempre bom ressaltar): O organismo de cada um reage à cafeína de maneira diferente, então ingeri-la em excesso pode ser nocivo para algumas pessoas. Dito isso… Aproveite esse conhecimento com moderação :)
O que você deveria ficar por dentro…
TRENDING TOPICS
💊 Sobre Ozempic todo mundo dá aula… risos. Influenciadores do TikTok agora estão tratando os efeitos colaterais do Ozempic.
💤 Dormir bem te faz emagrecer! Veja quantas horas são necessárias para se ter resultado.
🚨 Desvio de medicamentos dos Yanomami. Polícia Federal prende suspeitos de ameaçar testemunha.
😢 Dois anos de guerra. Ucranianos são obrigados a escolher entre os remédios e a comida.
📝 Fim de uma era… Médicos precisarão ter letra boa! Lei obriga médicos do RJ a fazer prescrição com letra legível e clara.
💵O que Bolsa-Família tem a ver com HIV? Fiocruz relaciona em estudo Bolsa Família a menor vulnerabilidade à aids.
Combate à Dengue: Haja inovação!
HEALTHTECH
(Imagem: VEJA | Reprodução)
Nas últimas semanas, não se fala de outra coisa. A epidemia de dengue que o Brasil sofre no momento está afetando muita gente.
Olha que legal. Cientistas da UFRGS usaram Inteligência Artificial para identificar a espécie e o gênero de um mosquito apenas pela frequência sonora emitida ao bater as asas.
Calma aí, deixa que a gente explica…
A ideia é dispor pequenos “microfones” pelas cidades, analisar o áudio desses microfones e então levar esses dados para um aplicativo, que vai alertar a presença de espécies perigosas de insetos.
Isso aqui é genial
Para captar a frequência sonora com a melhor precisão possível, esses microfones serão verdadeiras “armadilhas” para os animais voadores.
A ideia é colocar água parada dentro desse dispositivo, que vai atrair o Aedes aegypti fêmea, em busca de água e sombra para colocar seus ovos e se multiplicar.
Literalmente uma psicologia reversa. Afinal, qual o primeiro mandamento no combate à dengue? Não deixar a água parada. Vai vendo…
E as startups também não ficaram de fora…
Aqui vai uma lista de startups criadas para ajudar no combate:
Parceria da OFF! com a Google: Uma plataforma em tempo real que mostra a previsão de mosquitos da dengue na sua localização em qualquer ponto do Brasil.
A, a Fumajet e a Ecovec-Rentokil não saíram atrás: uma produz “motos smart” que eliminam focos de transmissão viral e a outra produz um repelente (como você nunca viu antes).
Por último temos a Metattack: um biopesticida à base de fungos que controla a proliferação de larvas das espécies. Reza a lenda que ela é a queridinha do agro…
Resumindo: É muita inovação, ideia e gente inteligente pensando para solucionar o problema. Com certeza vamos sair dessa!
Medicamento psiquiátrico causa preocupação no Reino Unido
MENTAL HEALTH
(Imagem: Euro News | Reprodução)
Quem é da área da psiquiatria ou psicologia sabe: a pregabalina é um dos ansiolíticos mais prescritos no meio.
Aparentemente, a droga está gerando inquietação entre aqueles que o utilizam devido a seus efeitos secundários.
Os dados apontam que mais de oito milhões de pessoas no Reino Unido receberam uma prescrição de Pregabalina recentemente.
E não para por aí
Nos últimos cinco anos, aproximadamente 3.400 mortes relacionadas ao medicamento foram registradas.
Os efeitos colaterais do medicamento incluem:
Aumento de peso
Alterações no humor
Alterações em mecanismos associados à memória
As mudanças em todos esses fatores têm um impacto significativo na qualidade de vida de determinados pacientes.
Enquanto alguns encontram benefícios no tratamento, outros tornam-se dependentes do estado de "euforia" induzido pela pregabalina.
Todas essas questões levaram a um sério debate sobre alternativas mais sustentáveis no tratamento da ansiedade.
Uma mistura de Grey’s Anatomy com Interestelar
CASE DE SUCESSO
(Imagem: Vogue | Reprodução)
Após uma campanha com um total de 0 gols no Intermed, o estagiário continua firme no seu propósito: ser camisa 10 do Barcelona.
Se vocês pararem de receber a Newsletter, já sabem o que aconteceu…
No entanto, hoje vamos falar sobre algo um pouco mais tranquilo de se conseguir: como ser médico e astronauta ao mesmo tempo.
E a história a ser contada é de Nicolas Nelson, um estudante de medicina americano que pretende seguir a especialidade de medicina aeroespacial.
Apesar de ser um campo pequeno, a Medicina Aeroespacial se encarrega de tratar os astronautas antes, ao longo e depois de missões para fora do planeta Terra.
Nicolas sempre quis fazer oncologia como especialidade, mas depois de ler o livro “Fisiologia do Espaço”, de Arnauld Nicogossian, talvez tenha mudado e ideia…
Então, o que o aluno fez? Entrou em contato com o autor do livro para entender melhor sobre a especialidade.
Após a conversa, o estudante de medicina relata que um mundo de possibilidades se abriram.
🩺 Aparentemente, a Medicina Aeroespacial existe desde 1950, e a NASA conta com aproximadamente 30 médicos especializados para suas missões.
Para cada missão são designados 2 médicos, que serão responsáveis por atender qualquer tipo de intercorrência com os tripulantes.
Se Nicolas vai ou não seguir a carreira, ainda não sabemos. É uma baita responsabilidade, não é mesmo?
E você, teria coragem de embarcar em uma missão espacial?
A cirurgia que reconstruiu rosto de homem atacado por cão
EXTRA
O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.
Health Times 🩺
Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.
Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.
A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.