17/02/2025

mais empatia

bom dia. hoje em dia, todo mundo quer falar e poucos querem ouvir. quer se diferenciar? escute mais, busque entender o outro. aí está o segredo.

Running clubs são os novos nightcclubs
BIG STORY

(Imagem: Men’s Health)

🏃 Seria o Strava o novo Tinder? Se você é do time que está à procura do amor da sua vida, temos uma notícia ruim… E outra excelente.

  • A ruim: Existe uma grande chance de você estar procurando essa pessoa no lugar errado;

  • A excelente: Procurar o seu par nunca foi algo tão saudável.

Com uma base de mais de 19 milhões de usuários apenas no Brasil, o Strava passou a perceber que os atletas amadores usam a plataforma… Com segundas intenções. risos.

À primeira vista, o intuito do aplicativo é analisar, metrificar e motivar pessoas que desejam melhorar seu desempenho em esportes como corrida, ciclismo e natação.

No entanto, a plataforma também funciona como uma rede social, na qual você pode acompanhar o desempenho dos seus amigos e interagir em uma comunidade de atletas. Os números não mentem.

  • Segundo a pesquisa “Year in Sport”, realizada pela plataforma, cerca 66% dos respondentes desejam conhecer pessoas novas em grupos fitness;

  • 1 em cada 5 pessoas afirmaram já ter saído com alguém que conheceu em um grupo de atividade física;

  • Apenas 18% das pessoas desejam conhecer novas pessoas em bares.

E não para por aí. Além de preferirem realizar atividades esportivas, as novas gerações também demonstraram um interesse muito menor pelo consumo de álcool.

Uma trend saudável

A participação em grupos de corrida vai muito além do desempenho esportivo – ela gera impactos profundos na saúde física e mental.

🩺 Estudos mostram que o exercício em grupo aumenta a liberação de endorfinas e ocitocina, hormônios associados ao bem-estar e à conexão social.

Por incrível que pareça, treinar com outras pessoas melhora a aderência à prática esportiva, já que sentimos aquela “pressão” de ter um bom desempenho na frente dos outros.

Além disso, estes hábitos, aliados a um menor consumo de álcool, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, hepáticas e neurológicas.

Ao longo do tempo, o “efeito cumulativo” dessa rotina contribui para um menor risco cardiovascular, melhor qualidade de vida e uma maior longevidade.

E agora?

Por fim, a mensagem que queremos deixar é: Não existe nada de errado em beber ocasionalmente — ou até mesmo em não gostar de correr. risos.

Pelo contrário, o que sempre tentamos passar para os nossos leitores é a importância de um estilo de vida equilibrado e que faça sentido dentro da realidade de cada um.

Maaaaass… Se você quiser conhecer novas pessoas e ainda por cima melhorar a própria saúde, aí está a oportunidade.

Creatina: O que é verdade e o que é mito a respeito do suplemento
STAY HEALTHY

(Imagem: Gym Streak)

Atualmente, a creatina é um dos suplementos mais estudados do meio científico, e como acontece com toda substância que ganha “fama”, muitos mitos são difundidos.

Portanto, resolvemos trazer uma matéria publicada pela Universidade de São Paulo, que analisou o que efetivamente existe de evidência científica a respeito da creatina.

O que é verdade?

A creatina melhora o desempenho físico em atividades intensas ao aumentar a disponibilidade de energia nos músculos.

🩺 Além do ganho esportivo, estudos sugerem benefícios em idosos e possíveis efeitos positivos em áreas como a saúde óssea e a cognição.

De modo geral, sua suplementação é considerada segura quando utilizada dentro das doses recomendadas.

O que é mito?

Muitos acreditam que a creatina prejudica os rins, causa hipertensão ou leva à calvície, mas as evidências disponíveis não encontraram relação causal entre o suplemento e estes problemas.

  • Outro mito muito difundido é de que o suplemento aumenta o risco de câncer.

Por fim, também há quem acredite que o consumo cause retenção hídrica extrema ou inchaço, quando, na verdade, a creatina promove retenção apenas dentro das células musculares.

O que devo fazer? Se você já faz ou pensa em fazer uso da substância, é fundamental entender como pode aproveitá-la da maneira mais eficaz e inteligente o possível.

Portanto, não deixe de procurar um profissional da saúde especializado no assunto. Além de usar o suplemento de forma segura, os resultados certamente serão melhores.

O que você deveria ficar por dentro…
Empresas devem adotar planos de saúde mental para os colaboradores
HEALTHCARE

(Imagem: Axios)

🗣 Está dando o que falar. A partir de 26 de maio de 2025, as empresas brasileiras precisarão implementar planos de saúde mental e avaliar riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

A medida, estabelecida pela atualização da Norma Regulamentadora (NR-1), reflete uma crescente preocupação com aspectos emocionais dos trabalhadores.

Segundo uma pesquisa realizada pela It’s Seg Company, o número de afastamentos do trabalho por questões de saúde mental não para de crescer.

  • Só em 2023, houve um aumento de 20% na quantidade de pessoas que deixaram a própria profissão.

O motivo? É multifatorial. No entanto, fatores como o excesso de cobranças, jornadas prolongadas e a falta de suporte emocional estão entre os principais.

E agora?

Segundo o próprio Ministério do Trabalho e Emprego, a nova norma deve ser encarada como um investimento estratégico, cujo objetivo é manter um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

De certa forma, a teoria é que “profissionais que se sentem apoiados apresentem maior engajamento e produtividade” nas próprias funções.

No entanto, há quem discorde da medida, alegando que obrigar empresas a adotar os serviços interferiria na liberdade da companhia e até mesmo de seus funcionários.

E você, acredita que empresas devem ser obrigadas a implementar planos de saúde mental?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Estados Unidos aprovam tratamento inovador para Parkinson
MENTAL HEALTH

(Imagem: Axios)

Simplesmente espetacular. A partir de 2025, pacientes com Parkinson nos Estados Unidos terão acesso ao Onapgo, um dispositivo subcutâneo que promete revolucionar o controle da doença.

A aprovação pela FDA marca um avanço significativo, oferecendo um alívio contínuo e eficaz aos pacientes, que não precisarão passar por determinadas cirurgias.

Sobre a condição

A doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo progressivo que afeta os movimentos, causado pela perda de células nervosas que produzem dopamina no cérebro.

🩺 Essa deficiência provoca sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e problemas de equilíbrio — também pode haver alterações no sono, humor e na função cognitiva do paciente.

Embora não exista cura, tratamentos como medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia ajudam a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

O que há de novo?

O Onapgo atua liberando uma substância chamada apomorfina de forma contínua sob a pele, garantindo uma estimulação estável dos receptores de dopamina no cérebro.

🩺 Diferente dos comprimidos, que dependem da digestão e podem ter absorção irregular, essa infusão direta evita oscilações nos sintomas motores.

Com isso, pacientes experimentam menos períodos "off", nos quais os medicamentos tradicionais perdem o efeito.

Dessa maneira, o indivíduo reduz seus tremores, melhora a própria capacidade motora e passa a ter um controle mais previsível da doença.

Jovem com paralisia cerebral é aprovado em Universidade Federal
EXTRA

Como diz o próprio nome do quadro: Isso não é uma matéria. It’s just to inspire.

Aos que quiserem ver como o jovem reagiu à notícia, clique aqui ou na imagem acima. Você vai se surpreender.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

🧇 Quer ser creator da waffle? Clique aqui e faça parte da comunidade mais legal do Brasil.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até sexta!

powered by