15/12/2025

limite

bom dia. todo corpo tem um ponto de exaustão. reconhecer o seu não é sinal de fraqueza; é sabedoria. pausar também faz parte de seguir em frente.

….
QUICK TAKES
….

Na edição de hoje:

🧡 A maior campanha nacional de prevenção ao câncer de pele.
🔥 As notícias que estão em alta no universo da saúde.
🩺 Fibromas uterinos podem elevar risco de doenças cardiovasculares?
❤️ Síndrome rara, cirurgia inédita e uma história de amor.
📹️ Os melhores conteúdos que vimos pela internet.

Segunda-feira, 15/12/2025

Se não quiser mais receber nossas edições, é só clicar aqui.

BIG STORY
Dezembro laranja: como posso me proteger?

(Imagem: Hospital Presidente)

Céu aberto, calor intenso e um convite irresistível para ir à praia. De certa forma, essa é a descrição do mês de dezembro para boa parte dos brasileiros.

Mas é também nesse cenário que surge o alerta: o Dezembro Laranja, maior campanha nacional de prevenção ao câncer de pele.

O contexto brasileiro 🇧🇷

O Brasil está entre os países com maior índice de radiação ultravioleta do mundo — e o câncer de pele permanece como o tipo mais comum na população. Os números não mentem.

(Imagem: Waffle Studios)

Sobre a doença 🩺

O câncer de pele ocorre quando há crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, frequentemente provocado pela exposição excessiva ao sol. Existem três tipos principais:

  • Carcinoma basocelular;

  • Carcinoma espinocelular;

  • Melanoma — o mais raro e mais agressivo.

Mesmo sem queimaduras visíveis, a radiação UV pode danificar o DNA das células cutâneas ao longo do tempo. Quando não diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode se espalhar e comprometer outras partes do corpo.

E como identificar sinais suspeitos? A regra do ABCDE ajuda a distinguir pintas que merecem atenção:

  • A — assimetria;

  • B — bordas irregulares;

  • C — cores variadas;

  • D — diâmetro maior que 6 mm;

  • E — evolução rápida ou mudança recente.

Além disso, fique atento a feridas que não cicatrizam, lesões que sangram, manchas persistentes ou nódulos escuros. Esses podem ser os primeiros sinais de um câncer de pele — e quanto antes o diagnóstico, maiores as chances de cura com tratamentos simples.

Como me proteger?

Para se prevenir, aqui vão algumas medidas que fazem diferença:

  • Use protetor solar todos os dias;

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h;

  • Utilize roupas com proteção UV, bonés, óculos escuros e mantenha-se hidratado.

Por fim, crianças devem ter proteção redobrada. Estima-se que 80% da radiação solar acumulada ao longo da vida ocorre até os 18 anos — e os efeitos só aparecem décadas depois.

TRENDING TOPICS
O que você deveria ficar por dentro…
GAME DO ESTAGIÁRIO

Qual a principal causa de morte ao redor do mundo?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

APRESENTADO POR EINSTEIN PREPARA
Estudar pra Residência é desafiador, né?

(Imagem: Giphy)

Por isso, ter o suporte certo faz a diferença. No Einstein Prepara, a partir do Pacote Essencial, você tem acesso à Mentoria com profissionais experientes, que vão auxiliá-lo durante a sua preparação para as provas, com dicas de cuidado com a saúde mental e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da sua carreira.

Como funciona na prática?

11 encontros de mentoria ao longo do ano, de abril a outubro. Eles são online, em grupos pequenos, a cada 15 dias. As reuniões são em dias fixos, no período noturno, para facilitar sua rotina.

Aproveite o período de lançamento e garanta sua vaga com 20% OFF, por tempo limitado. Einstein Prepara: o preparatório para as melhores Residências Médicas do Brasil.

WOMEN’S HEALTH
Fibromas uterinos podem elevar risco de doenças cardiovasculares?

(Imagem: Axios)

Silenciosos, comuns e frequentemente ignorados. Os fibromas uterinos ganharam um novo status de risco: o de possível indicador precoce de doenças cardiovasculares na população feminina.

🩺 Contextualizando

Fibromas uterinos são tumores não cancerosos que crescem no músculo do útero, habitualmente durante a idade fértil. Eles surgem sob influência de hormônios, como o estrogênio, além de fatores genéticos.

Embora muitos não causem sintomas, alguns provocam dores, sangramentos intensos e dificuldade para engravidar, tornando o acompanhamento médico fundamental.

O que há de novo? 🔍

Pesquisadores analisaram dados de 2,7 milhões de mulheres e descobriram que aquelas com diagnóstico de fibromas uterinos apresentaram um risco 83% maior de desenvolver doenças cardiovasculares ao longo de 10 anos.

  • O risco foi maior entre mulheres com menos de 40 anos, chegando a um aumento de 251% em relação às que não tinham o diagnóstico.

  • Além disso, há indícios de que fibromas e doenças cardíacas compartilham mecanismos biológicos semelhantes, como processos inflamatórios e desequilíbrios hormonais.

Na prática, o estudo sugere que os fibromas podem funcionar como um sinal de alerta precoce para problemas cardíacos.

O que isso significa? Apesar das associações estatísticas robustas, vale lembrar que este é um estudo observacional, ou seja, aponta correlações, mas não comprova causalidade.

O tema tende a ganhar novos estudos e investigações. Afinal, quando o corpo emite sinais de alerta, ignorá-los pode sair caro.

WORLD HEALTH
Síndrome rara, cirurgia inédita e uma história de amor

(Imagem: @alinebertolozzi via Instagram)

❤️ Há tempos não ouvíamos uma história tão boa. A primeira vez que Aline ouviu a palavra CHAOS aconteceu não em um momento de metáfora, mas de desespero.

🩺 Era o nome da síndrome rara que seu filho carregava antes mesmo de nascer — uma obstrução congênita das vias aéreas que, segundo os médicos, tornava a vida inviável.

Mas, por vezes, o coração de uma mãe consegue vencer todas as probabilidades.

Veio, então, a decisão que mudaria tudo…

Realizar, ainda na gravidez, a segunda traqueostomia intraútero do mundo, uma cirurgia para permitir que aquele bebê prematuro pudesse respirar ao nascer.

  • Assim, Léo veio ao mundo pesando 630 gramas;

  • Ao todo, foram 11 meses na UTI, enfrentando inúmeros desafios para sobreviver.

Maaas… enquanto o pequeno lutava pela própria vida, seu pai foi baleado em um assalto e passou 10 dias em coma. Quando acordasse, talvez nunca mais voltasse a andar. Mas ele voltou — não apenas com a vida, mas com um propósito.

E essa é a melhor parte da história

Anos depois, já em casa, Léo crescia como qualquer criança. O problema é que seu corpo ainda dependia de aparelhos, o que tornava qualquer passeio em algo quase impossível.

Foi desse limite que nasceu a OutCare, uma estação eletroindependente criada pelos pais para que Léo — e tantas outras crianças — pudessem finalmente sair de casa e viver o mundo.

Atualmente, a invenção já ganhou mais de 12 prêmios internacionais e impactou inúmeras vidas ao redor do Brasil.

Por fim, fica o nosso sincero elogio: Aline e Rodrigo, vocês são verdadeiros heróis. Aos que quiserem conhecer melhor essa história, aqui está o perfil da mãe no Instagram.

RODAPÉ

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🆘 Precisa de ajuda com algum problema? Clique para falar com o nosso suporte.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

👀 Tem alguma história engraçada de plantão? Manda pra gente no direct do Instagram.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by