15/11/2024

bom dia. saúde é muito mais do que a ausência de doença. saúde é a harmonia perfeita entre o que pensamos, sentimos e fazemos. cultive esse equilíbrio.

pode acreditar

bom dia. saúde é muito mais do que a ausência de doença. saúde é a harmonia perfeita entre o que pensamos, sentimos e fazemos. cultive esse equilíbrio.

2024 está prestes a ser o ano mais quente da história
BIG STORY

(GIF: Gifer)

O ano mais quente da história. Talvez seja assim que o ano de 2024 venha a ser conhecido nos futuros livros de geografia.

No entanto, isso não é uma coincidência. Trata-se de um processo complexo que se agrava cada vez mais ao longo dos últimos anos.

Recordes de calor

Segundo os pesquisadores, o mês de outubro de 2024 foi o segundo mês mais quente já registrado.

Além disso, o planeta vem batendo recordes constantes de temperatura desde junho de 2023, o que leva a crer que estamos vivendo uma emergência climática sem precedentes — e precisamos revertê-la.

Clima e saúde

Ok, mas por que uma newsletter sobre saúde falaria sobre esse tipo de assunto? Já falamos isso por aqui, mas ambos os temas têm muito em comum.

🩺 Com o calor mais intenso, aumentam os casos de doenças respiratórias e cardiovasculares, que são agravadas pela poluição atmosférica.

Ondas de calor excessivas geram estresse térmico, desidratação e maior risco de morte para grupos vulneráveis, como idosos e crianças.

Além disso, a elevação das temperaturas expande áreas propícias para mosquitos transmissores de doenças infecciosas, como por exemplo:

  • Dengue;

  • Malária;

  • Zika.

O aquecimento global é muito mais grave do que a maioria das pessoas imagina. Para se ter uma noção do tamanho do problema, aqui uma lista de cidades que podem desaparecer até 2050, devido ao fenômeno.

O que 1.000 dias sem açúcar podem fazer pela saúde de um (futuro) adulto
STAY HEALTH

(Imagem: University of Southern California)

Apesar do estudo citado no título da matéria ser atual, é impossível falar sobre ele sem voltar a 1953, mais especificamente no Reino Unido.

Nesse ano, o país ainda se recuperava economicamente da Segunda Guerra Mundial, então precisava adotar políticas de racionamento de alimentos — dentre eles, o açúcar.

Um “experimento natural”

Em setembro de 1953, esse racionamento chegou ao fim, e as pessoas voltaram a consumir o produto livremente.

Sabe quando acaba a promessa de doce e você come um pote de sorvete inteiro? Então, da mesma forma, depois que o açúcar foi “liberado”, o seu consumo médio dobrou quase que imediatamente.

Assim, veio a ideia de alguns pesquisadores: e se comparássemos a saúde de adultos concebidos antes e depois do fim do racionamento?

Os resultados

🩺 Os resultados mostram que a restrição ao açúcar nos primeiros mil dias de vida reduziu os riscos de diabetes em 35% e de hipertensão em 20%.

Além disso, o grupo “pré-racionamento” apresentou uma demora muito maior para desenvolver determinadas doenças, que surgiram precocemente no outro grupo. Aos que quiserem se aprofundar no tema, aqui vai uma matéria completa.

Quando o assunto é plano de carreira…
APRESENTADO POR FACULDADE SÍRIO LIBANÊS

Nem sempre esse é o melhor tópico pra puxar no almoço de família. risos. Mas se não olhamos pra planejamento, o assunto carreira pode ser tornar um verdadeiro mar de dúvidas e tormento.

Quem consegue enxergar além e se preparar, já no início da carreira médica, consegue dar voos mais altos no futuro.

  • Cada passo conta: cursos com prática intensiva e professores atuantes, contato direto com a excelência em saúde, e uma formação que agrega desde o primeiro atendimento.

🥼🩺 E por falar em se preparar… tudo isso, a Faculdade Sírio-Libanês oferece com grande excelência, e agora, com desconto!

A BlueWeek traz cursos de Pós-Graduação com 30% OFF, pra você se especializar em uma das instituições mais renomadas do Brasil e abrir portas em áreas estratégicas.

🤍 Confira aqui todos os cursos com desconto e não perde essa oportunidade.

O que você deveria ficar por dentro
Consumo de álcool custa R$ 19 bilhões aos cofres públicos anualmente
MEDBIZNESS

(Imagem: Axios)

Mesmo que o governo não pague diretamente pelas cervejas do domingo à tarde, ou pelos drinks de sábado à noite, pode acreditar, a conta chega.

Álcool e saúde

Qualquer um que se preocupa com a própria saúde sabe que não devemos exagerar no álcool. Mas nem todos são como nossos queridos health timers. risos.

🩺 O consumo exagerado de álcool prejudica a saúde, elevando o risco de doenças hepáticas, problemas cardiovasculares e diversos tipos de câncer.

Ele também afeta a saúde mental, podendo causar dependência química, ansiedade e até mesmo depressão.

“A conta”

Do total estimado, R$ 1,1 bilhão corresponde a gastos com hospitalizações e procedimentos ambulatoriais pagos pelo SUS. Mas, por incrível que pareça, a maior parcela dos custos está associada a perdas indiretas, que incluem:

  • Perda de produtividade por ausências no trabalho;

  • Mortes prematuras;

  • Gastos com licenças médicas e morte precoce.

Ainda assim, os pesquisadores consideraram as estimativas “conservadoras”, visto que os dados contabilizados foram apenas do SUS, sem contar com a rede privada de saúde.

Austrália planeja banir redes sociais para jovens com menos de 16 anos
WORLD HEALTH

(GIF: Gifer)

Segundo o primeiro-ministro Anthony Albanese, a proposta será apresentada nessa semana, e visa proteger os jovens dos "danos" causados pelas redes sociais.

Está dando o que falar…

➡️ Por um lado, muita gente acredita na legitimidade da medida, afirmando que os jovens ainda não possuem maturidade o suficiente para interagir nas redes sociais.

⬅️ Por outro lado, especialistas afirmam que adiar o contato dos jovens com as plataformas só vai deixá-los menos preparados para os futuros desafios do mundo online.

Redes Sociais x Saúde Mental

🩺 O vício das gerações mais jovens nas redes sociais está associado ao aumento de sintomas de ansiedade e depressão, devido a um senso constante de exposição e comparação.

A busca por validação virtual, por meio de curtidas e comentários, pode provocar baixa autoestima e insegurança. Além disso, a exposição prolongada às telas pode afetar o sono dos adolescentes, que frequentemente “trocam o dia pela noite”.

Você pensa que o uso das redes sociais deve ser proibido entre os adolescente?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Cientistas deixam corpo de cobaias “transparentes”
BELIEVE IT OR NOT

(Imagem: Axios)

Excelente notícia aos amantes da radiologia. A partir do uso de moléculas altamente absorvíveis, cientistas conseguiram tornar tecidos vivos temporariamente transparentes.

🔎 Baseado em fatos reais: Ao ler o artigo científico que originou essa matéria, o estagiário logo falou para o Editor-Chefe: “isso daqui tá muito complicado. Eu escolhi fazer faculdade de medicina, não de física.”

Poucos segundos após veio uma bronca, que o fez temer pelo próprio emprego. risos.

Voltando ao assunto principal…

A ideia dos cientistas é simples: permitir uma visualização altamente detalhista das estruturas anatômicas sem que seja necessário abrir o organismo do indivíduo.

  • É como se a parte interna do corpo deixasse de ter a resolução da TV da década de 90 e passasse a ter uma resolução em HD.

Isso tudo seria feito a partir de moléculas que absorvem comprimentos específicos de ondas luminosas, o que reduziria o fenômeno de dispersão da luz. Àqueles que quiserem entender melhor, aqui vai uma matéria completa sobre o assunto.

Médico faz parto fantasiado de Coringa nos EUA
EXTRA

(Imagem: Revista Crescer)

É isso mesmo que você leu. Aos que quiserem entender melhor como isso aconteceu, fizemos um post no Instagram sobre o assunto.

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

🎟️ Quer anunciar conosco? É só clicar aqui.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!

powered by