humildade

bom dia. ninguém pensa em você o tanto quanto você acha. na verdade todo mundo está pensando no que os outros pensam deles. mais um motivo para relaxar. bom final de semana!

humildade

bom dia. ninguém presta atenção em você quanto você pensa. na verdade, todo mundo está pensando no que os outros pensam deles. mais um motivo para relaxar. bom final de semana!

As doenças “esquecidas” que afetam milhões de brasileiros
BIG STORY

(Imagem: Medical News | Reprodução)

Quando o assunto é saúde, não existe apenas um Brasil, e sim “vários Brasis”.

Por incrível que pareça, doenças que são vistas para alguns como algo ultrapassado, para outros milhões fazem parte da realidade cotidiana.

🩺 Todos os anos, 28,9 milhões de brasileiros correm o risco de sofrer com alguma das doenças negligenciadas que ainda assolam o país.

Aqui vão alguns exemplos:

  • malária

  • mordeduras de serpentes

  • raiva humana

  • hanseníase

  • esquistossomose e filariose linfática

Infelizmente, a lista é muito maior do que isso.

O real motivo por trás disso tudo?

Bem, coisas simples como falta de saneamento básico e acesso à água potável.

🩺 Isso pode parecer inacreditável, mas quase 100 milhões de brasileiros ainda não usufruem de coleta e tratamento de esgoto, por exemplo.

Por essas doenças atingirem uma população socialmente inviabilizada, não existe um investimento importante na descoberta de novos medicamentos ou testes diagnósticos.

E não acontece só no Brasil não.

A OMS estima que as doenças tropicais negligenciadas afetem 1,7 bilhão de pessoas no planeta e estejam relacionadas a 200 mil mortes todos os anos.

Resumindo: mesmo com descobertas fantásticas na área da saúde, ainda falta fazer o básico bem feito.

O primeiro modelo de embrião humano feito por células-tronco
RESEARCH

(Imagem: Shutterstock | Reprodução)

Imagina se fosse possível realizar o desenvolvimento de um embrião… fora do útero.

A motivação para isso?

Jacob, que é biólogo, tinha algumas dúvidas quanto ao processo da embriogênese.

🩺 Dúvidas essas que só seriam respondidas se fosse possível ver o crescimento de um indivíduo ao vivo, ou seja, fora de um útero humano.

E aí que veio a seguinte ideia: por que não usar células-tronco, que possuem uma capacidade incrível de se diferenciar, para estudar melhor o desenvolvimento da vida?

Como ainda é algo inicial, os pesquisadores tocaram o processo a partir de células de ratos. Os passos foram os seguintes:

  • identificaram os tipos de células e as condições para criar um embrião a partir de células-tronco de ratos.

  • muitos ensaios e testes de hipóteses

  • desenvolveram o primeiro modelo de embrião humano criado a partir de células humanas ingênuas.

Ao final do experimento, capturaram uma imagem oito dias após a cultura, que incluía o epiblasto, saco vitelino, mesoderma extraembrionário e trofoblasto.

Se você não entendeu o nome dessas estruturas que mencionamos aqui… está tudo bem. Nem o estagiário lembra bem dessa matéria, que ele estudou em embriologia no último semestre.

A única coisa que é fundamental entender é: elas são fundamentais para o desenvolvimento de um feto.

Resumindo: o experimento foi um sucesso. Agora é esperar pelos desdobramentos dessa história toda.

O que você deveria ficar por dentro…
Como mosquitos causam um prejuízo anual de R$ 15 bi para o Brasil
MEDBIZNESS

(Imagem: CNN | Reprodução)

Não se fala de outra coisa. A dengue, problema que pensávamos ter ficado para trás, voltou a assombrar o dia a dia do brasileiro.

Na semana passada, o estagiário foi em uma Unidade Básica de Saúde para sua aula de Saúde da Família e adivinha: lotada de casos de dengue.

Mas agora vamos para essa notícia um pouco… surpreendente

Conforme o os dados desse relatório, da Plataforma Brasileira de Biodiversidade, espécies como o mosquito da dengue podem causar um prejuízo anual de até R$ 15 bilhões para o Brasil.

O estudo destaca 476 espécies invasoras, originárias da África, Europa e Sudeste Asiático, ameaçando a biodiversidade e provocando desequilíbrios nos ecossistemas.

Mas como esse prejuízo acontece? Resumindo: é um efeito dominó.

🩺 A partir da disseminação dessas “espécies invasoras”, as pessoas param de trabalhar. Em muitos dos casos, esse indivíduo terá que ser internado, o que gera um custo para o sistema de saúde.

Com altos números de infecções, turistas evitam ir ao país, se hospedar em hotéis e consumir nos estabelecimentos como restaurantes, bares, shoppings, dentre outros.

As áreas urbanas são particularmente vulneráveis, devido ao intenso tráfego e circulação de pessoas.

Impressionante como um problema de saúde pode ter consequências na Economia que jamais imaginaríamos.

Risco invisível para a saúde: 99% da população mundial respira ar “tóxico”
WORLD HEALTH

(Imagem: USA Today | Reprodução)

Tem como fugir do fast food, doces e refrigerantes, mas é impossível fugir de uma coisa: o ar que você respira.

Segundo a ONU, mais de 13 milhões de vidas são perdidas anualmente devido à exposição a fatores de risco ambientais. Dentre os fatores está a poluição atmosférica.

🩺 A contaminação do ar e da água por gases poluentes e substâncias químicas tóxicas podem acarretar em um aumento da incidência de câncer de pulmão, asma e doenças cardiovasculares na população.

Durante a 6ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unea-6) em Nairóbi, Quênia, líderes ressaltaram a urgência de abordar a má qualidade do ar, que afeta mais de 99% da população global.

Apoio brasileiro

Durante a Assembleia, a resolução que pretende “Promover a cooperação regional para melhorar a qualidade do ar globalmente”, levou o apoio diplomático brasileiro.

  • os ministros da saúde de outros 192 países também se comprometeram com a proposta

Acrescentando, o Secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Brasil, Adalberto Maluf, aproveitou a oportunidade para propor uma “rede regional de cooperação e fomento a projetos conjuntos”.

Esperamos que o Brasil cumpra sua promessa. Afinal, na hora de se comprometer com a causa, todos os 193 países estão de acordo, mas para por isso em prática…

Brasileiro de 8 anos faz palestras sobre Autismo e TDAH na Inglaterra
CASE DE SUCESSO

(Imagem: BBC | Reprodução)

O estagiário está assustado. Aos 8 anos de idade, talvez a única atenção que ele recebesse na escola fosse da coordenação, que percebia uma ausência na aula e uma presença na quadra de futebol.

Enfim: hoje a matéria é sobre Noah Faria, um menino com dupla nacionalidade (brasileiro e inglês), que dá palestras sobre Autismo e TDAH em escolas em Londres.

Mas para início de conversa: o que são essas duas condições

🩺 O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por desafios na comunicação social, padrões repetitivos de comportamento e interesses restritos, manifestando-se de maneira variada em cada pessoa.

🩺 O TDAH é uma condição neurocomportamental, evidenciada por desatenção, impulsividade e hiperatividade, impactando o cotidiano e o desempenho acadêmico/profissional.

Tudo começou quando Noah foi diagnosticado com ambas as condições.

No entanto, ao invés de se abalar, o garoto decidiu escrever um livro com o título de “Fizzy Brain”.

Fizzy Brain significa “cérebro acelerado” ou com um “pensamento borbulhante”.

O objetivo do livro era falar para outras pessoas que têm autismo e TDAH que você não é estranho, mas apenas uma das milhões de pessoas normais que possuem as condições.

Com o sucesso do livro, vieram os convites para palestrar nas escolas de Londres sobre o assunto.

Toda esse processo de conscientização é essencial, afinal esses diagnósticos geram fortes reações nas famílias, que muitas vezes não aceitam bem a situação.

Bom… Todos nós temos muito o que aprender com Noah, que, quando ganhou limões, fez uma bela de uma limonada.

Reconheceram os próprios erros
EXTRA

O que você achou da edição de hoje? Você pode explicar o motivo depois de votar?

Login or Subscribe to participate in polls.

📲 Estamos também no Instagram. Clique aqui para nos seguir.

Health Times 🩺

Somos uma newsletter semanal, que tem por objetivo trazer o que há de mais relevante no universo da saúde, de forma simples, rápida e leve.

  • Atualizações médicas, insights práticos, entrevistas e cases de sucesso do mercado health. Compartilhe conhecimento, compartilhe saúde.

A melhor hora do seu plantão. Segundas e sextas no seu e-mail preferido, sempre às 06:30.

até segunda!